terça-feira, 15 de julho de 2014

VENCENDO COM HONRA, de Belmir Lopes


18/7, sexta-feira, 19h – Saraiva Midway Mall

– Sinopse –
O livro narra a história da força de um nordestino em busca de um ideal o qual é atingindo vencendo com honra. Retirante das secas e das catastróficas destruições causadas pelas enchentes no sertão nordestino, Gustavo, um jovem destemido, acossado por uma situação difícil em sua terra e iludido por falsas promessas, vai para São Paulo, em busca de melhores condições da vida. Na grande metrópole, a sua vida tomou um rumo completamente diferente daquilo que esperava, acontecendo coisas nunca antes imagináveis. Sem emprego e sem dinheiro, assim como tantos outros infelizes que se lançam nessa aventura; finda tornando-se um morador de rua e passa por grandes dificuldades. Junto com um seu amigo, de infortúnio, o Nego Antônio, tenta ainda um emprego no interior do Paraná, sendo enganado e enfrenta trabalho escravo nas matas de Araucária.

De lá, para não morrer eles se lançam em uma arriscada fuga desesperada, sendo perseguidos por capangas armados e seus cães. Para escaparem, lançam-se de uma grande altura na cachoeira de Iguaçu. Já no interior de Minas Gerais, procura recomeçar a sua vida e lá vive um grande e atribulado amor que não se concretiza, sendo rejeitado por motivos preconceituosos familiares da jovem amada e devido a intrigas, praticamente é escorraçado desse lugar. No entanto, antes de ir embora, arrisca a sua vida nas águas turbulentas de um rio tornando-se um herói ao lutar com uma sucuri gigante, para salvar a vida de um amigo.
Finalmente, com algum dinheiro vai para Belo Horizonte, onde a sua vida começa a tomar um rumo positivo. Arranja um emprego e com grande sacrifício volta a estudar, presta vestibular e ingressa na faculdade de medicina, fazendo pós-graduação em Cirurgia Geral. Inscreve-se no Batalhão de Suez, como voluntário para compor a Força de Paz no Oriente Médio, onde participa da Guerra dos Seis Dias, e passa por experiências nunca antes vividas. Após sua estadia no Oriente Médio, ao regressar para o seu antigo hospital em São Paulo, uma agradável surpresa o aguarda.

– O autor –
Belmir Lopes da Silva é médico especialista em Cirurgia Geral (aposentado) e artista plástico. É autor do livro CAPITÃO DE OURO (livro biográfico) e O CONTADOR DE HISTÓRIAS (contos). Filho do Capitão Filomeno Lopes da Silva e de Sebastiana Maria de Morais, nasceu em Teresina, Piauí, em 02/02/1938. Considera-se também norte riograndense de coração, pois veio para Natal em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando seu pai, que era militar, foi transferido do Rio de Janeiro para cá. Teve parte da sua infância, vivida em alguns interiores do Rio Grande do Norte: Macau, Mossoró e Areia Branca, onde seu pai foi instrutor de Tiros de Guerra. Formou-se em Medicina em 1977, exercendo a profissão em Assu, Mossoró, Areia Branca e Santana do Matos, onde se casou com Carmem Silvia de Araújo Lopes (Assistente social), com a qual teve três filhos. Trabalhou ainda no Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina), como cirurgião, por 20 anos. Também por lá, exerceu nos últimos oitos anos antes de se aposentar a especialidade de ultrassonografista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário