terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Energia e emoção marcam a segunda-feira de Carnaval em Natal




Faltou chão e sobrou energia no quinto dia de folia do Carnaval Multicultural de Natal no polo de Ponta Negra. De acordo com estimativas da Polícia Militar do Rio Grande do Norte mais de 25 mil pessoas estiveram presentes na festa para acompanhar os blocos, troças e shows que animaram a festa nesta segunda-feira (16) em Ponta Negra. A programação do dia começou com o bloco “Ói eu aki de novo”. Na sequência, foi à vez da Orquestra Spok de Frevo explodir de alegria o público presente em um show eletrizante. Por último, mas não menos empolgante, a cantora Elba Ramalho subiu ao palco e com um repertório de sucessos do frevo, axé, samba, maracatu e xaxado levantou a galera. A noite foi encerrada com um show do canto Sueldo Soares.

O prefeito Carlos Eduardo acompanhou as atrações de Ponta Negra acompanhado do secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão. O chefe do executivo municipal não escondeu a satisfação em acompanhar novamente o natalense nas ruas para curtir o carnaval. Ele disse que os ganhos para a capital potiguar com o resgate da festa são incalculáveis: “O carnaval movimenta toda a cidade. A rede hoteleira está 100% ocupada, geramos empregos formais e informais, enfim, acertamos em apostar nesse resgate e só temos a agradecer, principalmente, ao povo natalense que comprou essa ideia e está aqui na nossa cidade fazendo um grande carnaval”.

Uma das principais características do polo de Ponta Negra é a presença de famílias inteiras participando do evento. O mineiro Cláudio Luiz foi ao bairro acompanhado da esposa e das duas filhas que estavam devidamente fantasiadas. Ele está morando em Natal há dois anos e está gostando bastante do carnaval: “A programação está bacana, tudo organizado, seguro e não está devendo em nada a folia de outros grandes centros”. O músico Jomar Júnior mora em Ponta Negra e acompanhou todo o crescimento da festa ao longo dos anos. Para ele, a edição de 2015 é a melhor que já viu: “Este ano está muito especial. A Prefeitura está de parabéns. Só lamento que tudo isso vai terminar nesta quarta-feira”.

Dácio Galvão é o arquiteto de todo esse projeto do resgate do carnaval de Natal. O secretário fez um balanço da edição de 2015 e disse que o carnaval já superou as expectativas da organização em todos os aspectos: “Ficamos muito felizes com o sucesso desse trabalho. Tudo isso é fruto do empenho e da determinação dessa gestão capitaneada pelo prefeito Carlos Eduardo que acreditou no carnaval e está deixando todo mundo satisfeito empresários, músicos, vendedores ambulante e os foliões”

O maestro Spok, diretor musical da orquestra que leva o seu nome, saiu do palco encantado com a energia recebida do público natalense que mostrou ser um apaixonado pelo carnaval: “Foi incrível a nossa apresentação. O público foi de uma receptividade enorme, acompanhou todas as músicas com muita alegria e animação”. Elba Ramalho balançou as estruturas de Ponta Negra. A cantora paraibana levou ao delírio a multidão com sucessos de sua carreira e ainda músicas de outros grandes expoentes do carnaval brasileiro. Foi uma verdadeira salada musical que caiu no gosto da galera que ficou extasiada com a apresentação de quase duas horas.

Blocos de rua marcam a segunda de carnaval na Redinha

Os blocos de rua fizeram a festa dos foliões da Praia da Redinha nesta segunda-feira de carnaval. O prefeito Carlos Eduardo participou de dois blocos, o Sonífera Ilha, da senadora Fátima Bezerra e o do Siri um dos mais tradionais da cidade.

Há 27 anos saindo pelas ruas da praia, a “Banda do Siri” é um dos pontos alto do carnaval da praia da Redinha levando o autentico carnaval do frevo a veranistas e moradores durante as tardes e noites dos quatro dias do reinado de momo.

O prefeito Carlos Eduardo se juntou aos centenas de foliões do Bloco do Siri e saiu pelas ruas da Redinha. "Esse é o carnaval da Redinha, o carnaval do povo. Estamos resgatando essas manifestações porque o natalense queria um carnaval e hoje tem", disse o chefe do Executivo.

Um dos momentos marcantes foi o encontro do prefeito com Hélio Rocha, uma dos fundadores da Banda do Siri e que até hoje continua dirigindo a banda com toda força e alegria.

Além do desfile dos blocos, A Redinha foi palco de vários shows como o de Kiko Chagas, Sérgio Groove, Nara Costa, Júnior Bahya. O principal show da noite ficou a cargo da Spock Frevo Orquestra que fez todo mundo dançar ao som do autêntico frevo.

Escolas de Samba

O público ficou  com aquela sensação de que o show devia continuar, quando Balanço do Morro terminou a sua apresentação, às 3h30 da madrugada desta terça-feira (17), colocando um ponto final no desfile das escolas de samba 2015, na passarela da avenida Duque de Caxias, Ribeira.

A agremiação verde-e-rosa, do saudoso Mestre Lucarino, reviveu as inesquecíveis performances dos tempos dos desfiles das avenidas Prudente Morais e Presidente Bandeira, onde a explosão da bateria impulsionava os componentes com a coreografia do seu samba-enredo.

Fundada em 1966, fruto de uma dissidência ocorrida na escola Malandros do Samba, campeoníssisma do carnaval natalense, a Balanço do Morro defendeu na avenida o samba-enredo “Vou sambar de pé no chão, no centenário de Djalma Maranhão”, de autoria de Debinha e Gerson.

Ao longo da passarela o que se viu foi uma amostra do que foi a administração  do ex-prefeito Djalma, com retalhos da campanha “De pé no chão também se aprende a ler”, onde se sobressaía Dona Nair, que se apresentou como a “terceira professorinha da campanha”, rodeada de livros daquela época e de ex-alunos que foram abraçá-la momentos antes de pisar a passarela, como o flautista Carlos Zens.

Mas o desfile não se resumiu à apresentação da escola de Dona Dorinha, viúva de Lucarino, que juntamente com outros baluartes, como Ronaldo, que mesmo com andajar, foi à concentração aplaudir suas escola querida. Na pegada do samba desfilaram Malandros do Samba, Imperatriz Alecrinense, Ferro e Aço, Império do Vale e Asa de Ouro. Todas se apresentaram com muita garra e empolgação,  desejosas de arrancar das mãos da verde-rosa o título de campeã conquistado o ano passado.

A Imperatriz Alecrinense foi uma delas, que buscou o título com o enredo “100 anos de Alecrim”, traçando um perfil de um dos bairros mais populares de Natal, onde se destaca a tradicional feira, o comércio que ainda não se rendeu  à era dos Shoppings e o time Alecrim, que já fez história no campeonato da cidade, inclusive tendo o privilégio de ter Mané Garricha vestindo sua camisa num amistoso, mesmo em fim de carreira, a emoção foi grande.

O prefeito Carlos Eduardo, que faz questão de testemunhar a animação diária nos cinco polos multiculturais que a Prefeitura do Natal armou nos quatro cantos da cidade, chegou a tempo de ver a Imperatriz e a Balanço.

Malandros do Samba também passou ansiosa para arrebatar o título da Balanço. A bateria foi um show à parte, sempre voluntariosa desde o tempo do Mestre Fumachu e Chico Trunfa, muito considerado na  agremiação da rua Soldado Luiz Gonzaga.

"Alice no País Das Maravilhas do Carnaval", de autoria de Evilásio e Erí, e defendido pelo próprio  Erí, Evilásio, Bruno, Jean e Lenísio, fez a animação principalmente da criançada, pelas personagens exibidas no país encantado. Inegavelmente, os 12 jurados vão ter muito trabalho para escolher a vencedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário