quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Spok Frevo Orquestra e Dugiba animam o Baile de Máscaras nesta quinta-feira



O Baile de Máscaras no Largo do Atheneu que abre nesta quinta-feira (12) em Natal, a maior festa popular do planeta, o carnaval, terá a animação da Spok Frevo Orquestra e Dugiba. O evento marca o início do reinado de Momo na cidade e arrasta uma multidão ao som do melhor do frevo. Alegria, irreverência e criatividade são as principais marcas da festa. O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, fará a entrega da chave da cidade ao rei Momo e a rainha do carnaval 2015.

O Carnaval Multicultural de Natal este ano terá uma mistura de ritmos que vão do reggae ao pop, passando pela MPB e frevo, nos cinco polos carnavalescos: Ribeira, Redinha, Ponta Negra, Centro Histórico e Rocas, durante sete dias de folia. O investimento da Prefeitura do Natal no carnaval vai chegar à casa dos R$ 3 milhões de reais. Além da participação de vários artistas e músicos locais as atrações nacionais serão o destaque na edição do carnaval 2015.

Na sexta-feira a animação em Ponta Negra vai ser comandada por um dos precursores do carnaval moderno com sua guitarra elétrica, Armandinho. Ainda na sexta-feira, a Redinha vai receber a banda Cavaleiros do Forró. No sábado, Margareth Menezes vai fazer a festa em Ponta Negra. Na Redinha, o povo vai dançar e pular ao som de Morais Moreira no palco montado próximo a igreja e no palco do Largo do Buiú será a vez da banda da galera fazer a sua estreia no carnaval da capital potiguar. A Banda Grafith vai agitar tudo para a alegria dos seus fiéis seguidores. No Centro Histórico o show será de Silvério Pessoa.

Esse vai ser só o começo da folia em Natal. O domingo promete ser de muita irreverência com o desfile das Kengas no Centro Histórico e logo na sequência a sensação Gaby Amarantos fará um show que promete ser um dos destaques da festa esse ano. O bairro de Ponta Negra terá o show de Monobloco. Para não deixar o ritmo cair o carnaval volta com tudo na segunda-feira sob a batuta de Elba Ramalho e Spok Frevo em Ponta Negra. Já na terça-feira quem entra em cena é o sambista Jorge Aragão que vai fazer a sua apresentação no berço do samba natalense, o bairro das Rocas.

Além desses grandes nomes da música nacional o carnaval de Natal vai contar com as brilhantes participações de cantores da terra como Rodolfo Amaral, Krystal, Antônio de Pádua, Leão Neto, Rastafeeeling e Lane Cardoso. Os blocos, troças, tribos de índios e escolas de samba também darão o ar da graça abrilhantando ainda mais esse carnaval.

Esse resgate do carnaval da cidade promovido pela atual gestão municipal tem refletido bastante na economia local com a geração de empregos diretos e indiretos, movimentando todas as cadeias produtivas locais formais e informais. Já foi divulgado que a rede hoteleira de Natal estará 100% ocupada durante a festa. Esse fator incrementa a arrecadação do tesouro municipal, justificando os investimentos do poder público.

Trânsito

A operação de trânsito para Carnaval Multicultural 2015 vai contar com um efetivo de 08 viaturas, 12 batedores e 40 agentes de mobilidade em todos os polos carnavalescos de Natal. A operação montada pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), objetiva garantir que o folião brinque com a segurança durante o reinado de momo.

A secretária da STTU, Elequicina Maria dos Santos explica que o objetivo da operação de trânsito é garantir a segurança do folião, orientando pedestres e motoristas sobre os desvios no sistema viário. A orientação é redobrar a atenção, não misturar álcool e direção, respeitar os limites de velocidade e as leis de trânsito. Quem for beber deve optar pelo transporte público, ônibus, opcional, serviço de táxis ou a carona amiga.

O serviço de transporte coletivo vai operar para atender a população que quiser sair de um lado a outro da cidade. A STTU está divulgando seis mapas em que indicam o Plano de Mobilidade Urbana para o período carnavalesco nos polos multiculturais.
A folia começa na quinta-feira (12) com o tradicional Baile de Máscaras no Largo do Atheneu, no bairro de Petrópolis, a partir das 20h. Nos polos culturais, a operação de trânsito será desenvolvida simultaneamente a partir da sexta-feira (13) na Praia de Ponta Negra, Redinha, Centro Histórico e Rocas, de acordo com a programação oficial divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura.


No polo Ponta Negra a partir de sexta-feira (13) haverá, por exemplo, bloqueio do trânsito na altura da Praça Ecológica (por trás do restaurante Camarões), onde será montado um palco para apresentações musicais.

No polo Redinha, a área bloqueada para o trânsito compreende todo o entorno da praça do Cruzeiro e a Igreja de Pedra, onde ficará um palco para apresentações musicais.

O Polo Rocas contará com um palco armado na altura do mercado, na Rua São Pedro. Já no polo Centro Histórico o bloqueio do trânsito será na rua Ulysses Caldas e no entorno da Praça André de Albuquerque.

Em relação à Ribeira, o trânsito ficará bloqueado na avenida Duque de Caxias entre a Tavares de Lyra e a Esplanada Silva Jardim. Ontem, a Prefeitura já começou a montagem da estrutura que vai ser usada para o Desfile das Escolas de Samba e tribos de índios.

Mais detalhes sobre toda a operação, incluindo os pontos de embarque de desembarque de passageiros de ônibus, transporte opcional e táxis, além das áreas de estocagens para veículos particulares e intervenções você confere nos mapas preparados pela STTU.

Limpeza

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana),  desenvolverá suas atividades normalmente durante o período de Carnaval. A empresa estará presente nas quatro regiões da cidade, abrangendo os polos multiculturais, que concentram os eventos carnavalescos.

Serão realizados os serviços de coleta domiciliar e limpeza nas praias. A URBANA contará com um reforço de 150 homens diariamente durante o carnaval.

Ambulantes
Os ambulantes terão espaço especifico para comercializar seus produtos nos cinco polos espalhados pela cidade, mas não poderão comercializar bebidas acondicionadas em garrafas de vidro.
A Equipe Departamento de Concessões, Permissões e Autorizações da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) vai atuar nos cinco Polos Multiculturais (Redinha, Ponta Negra, Rocas, Ribeira e Cidade Alta) espalhados por Natal, com rondas ostensivas para coibir a comercialização de bebidas acondicionadas em garrafas de vidro pelo comércio informal. A medida foi tomada para garantir uma maior segurança aos foliões.

Feiras
A feira livre das Rocas será suspensa na próxima segunda-feira (16), durante o Carnaval e retorna suas atividades normais no dia 23 de fevereiro. As demais feiras ocorrerão normalmente, domingo (15), terça-feira (17) e quarta-feira (18).

Saúde
A secretaria Municipal de Saúde estará nos cinco polos carnavalescos fazendo a distribuição de material informativo e de preservativos. Durante toda esta semana as unidades de saúde estão realizando ações de prevenção, com aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações sobre os cuidados para evitar as doenças sexualmente transmissíveis.

Assistência Social
A secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), vai realizar várias buscas ativas destinadas a identificação, aconselhamento e encaminhamento de famílias ou indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. A ação pretende focar na garantia dos direitos das crianças e adolescentes que estejam violados nos cinco bairros/polos onde é realizada a festa popular: Ponta Negra, Cidade Alta, Redinha, Ribeira e Rocas.

As operações de abordagens serão realizadas por equipes compostas por educadores e assistentes sociais, durante o período de 12 a 17/02l, a partir do início da noite com previsão de término a 1 hora da manhã.

As equipes vão desenvolver um trabalho integrado de abordagem social, e realizar orientações e encaminhamentos das pessoas identificadas na ação, aos órgãos que compõem a Rede de Atendimento Socioassistencial, de acordo com as demandas detectadas. As famílias identificadas serão inseridas nos serviços, programas e projetos executados e apoiados pelas políticas da Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário