segunda-feira, 31 de maio de 2010

Nasce a Frente Parlamentar Estadual de Combate ao Crack


Por iniciativa do deputado Antonio Jácome (PMN) a Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 31, às 10h20 uma audiência pública para debater propostas de combate ao avanço do crack no Rio Grande do Norte. Entre os vários representantes de entidades e ONGs preocupadas com o assunto, o evento, que também serviu para criar a Frente Parlamentar Estadual de Combate ao Crack, reuniu o presidente da Frente Mista de Combate ao Crack do Congresso Nacional, deputado Fábio Faria (PMN) e a senadora democrata Rosalba Ciarlini.
O deputado Antonio Jácome abriu a audiência pública dizendo que considerava o crack uma epidemia nacional, presente em todos os municípios do Rio Grande do Norte. O deputado Fábio Faria elogiou a iniciativa de Jácome, reafirmando sua preocupação com o fato de o consumo da droga estar em franco crescimento no estado. “A dimensão do crescimento dos viciados é impressionante”, disse Fábio. “Existem um milhão e 300 mil pessoas viciadas em crack no Brasil”, enfatizou o parlamentar.
“O crack é uma droga de fácil acesso que cria dependência rapidamente. Cada pedra custa cerca de R$ 5 reais”, disse Jácome. A cada quatro viciados um morre no período de cinco anos. “O assunto é complexo e exige políticas públicas eficientes”, completou o parlamentar.
O Governo Federal ainda não trata do problema do crack como uma epidemia, embora 40% dos viciados já tenham cometido crimes para conseguir a droga. Para o deputado Fabio Faria, qualquer valor gasto para reprimir a droga, é baixo e é necessário que exista um trabalho conjunto entre os governos estadual e federal, embora o plano de combate do Governo Federal seja vago. A reabilitação de um viciado custa em torno de R$ 3 mil por mês.
“A questão é muito maior do que se imagina”, disse o deputado Antonio Jácome. “As ações do Governo Federal ainda são tímidas. Existem bons programas que precisam ser estimulados a sair do papel, que realmente aconteçam. O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), por exemplo, fica na dependência do orçamento da Polícia Militar”, reclamou.
A criação da Frente Parlamentar de Combate ao Crack no RN é um dos desdobramentos da Audiência Pública realizada na Câmara dos Deputados com a presença do Ministro da Saúde José Gomes Temporão no inicio deste mês, ocasião em que Antônio Jácome esteve presente como representante da Frente Parlamentar Antidrogas, da Assembléia Legislativa do RN.


Por Leonardo Sodré




Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário