terça-feira, 25 de maio de 2010

Repercute mal para Iberê o fato de Peixoto segurá-lo durante toda a festa





Roberto Guedes
Por e-mail

Está repercutindo muito mal para o governador Iberê Ferreira de Souza o fato de ele ter sido segurado por trás durante toda a festa que amigos e correligionários compartilharam em sua homenagem neste domingo, 23, anteontem, na casa de espetáculos “Vila Folia”, sediada no bairro de Emaús, em Parnamirim.

A princípio praticamente despercebida, a atuação do protetor de Iberê passou a chamar atenção depois que o jornalista Túlio Lemos, colunista do vespertino “O Jornal de Hoje”, a demonstrou, na tarde de ontem, exibindo quatro fotos do evento. Nas quatro um homem parrudo, situado quase sempre por trás do Governador, aparece sempre segurando Iberê pela cintura.

SEM CORRIMÃO

O próprio Túlio identificou o segurador. Trata-se do policial Antonio Peixoto, prefeito de Ceará Mirim e correligionário do deputado federal João Maia no PR. Numa das imagens, Peixoto aparece sorrindo e cumprimentando alguém situado na frente do palanque. Nas outras, ele figura mesmo como leão de chácara a segurar o chefe do executivo. Em inúmeras outras fotos que o “Jornal de Roberto Guedes Via e-mail” examinou, porém, Peixoto não aparece.

Não se sabe qual a necessidade desta proteção. Tentando ecoar a tese de que a saúde do Governador já lhe permite mesmo participar de uma campanha eleitoral absorvente, um político ponderou que talvez Peixoto o estivesse segurando para que Iberê não caísse para a frente do palanque, pois este aparentemente não tinha nenhum balaustre diante de quem se posicionava no limite frontal. O “Jornal de Roberto Guedes Via e-mail” confirma a informação: o palanque não oferecia nenhum corrimão para Iberê e as pessoas que ali estavam. Nenhuma outra pessoa presente àquela fila, porém, recebeu esse tipo de proteção.

SAÚDE PREOCUPA

Algumas pessoas que viram as fotos as confrontaram logo com uma certeza que Iberê discursou na ocasião, quando disse que superou o problema representado pelo tumor maligno diagnosticado em março último em seu pulmão. Como registrou a manchete do periódico, Iberê teria afirmado então que “venci o câncer”.

Iberê retornou ao Rio Grande do Norte na última sexta-feira assegurando haver recebido dos médicos que o extirparam o tumor e aplicaram-lhe doses maciças de radioterapia e quimioterapia autorização para assumir a candidatura à reeleição.

Pessoas que estiveram no “Vila Folia”, porém, consideraram preocupante o que viram no rosto do Governador. Disseram-no com a fisionomia de quem ainda não superou completamente todas as seqüelas da doença. Outras estranharam o fato de ele precisar subitamente de helicóptero para viajar de Santa Cruz, onde participou da festa em homenagem à padroeira local, Santa Rita de Cássia, até Natal. Imaginaram prontamente que algum problema ligado à saúde houvesse exigido a mobilização do veículo.

FOTOS FALAM MAIS

Ante todas estas ponderações, porém, o sucesso que parecia haver dominado a festa no “Vila Folia” falava mais alto, animando correligionários que estiveram imobilizados durante muito tempo em razão das ausências que o tratamento impunha ao Governador. Alguns chegaram a dizer que neste domingo Iberê estaria ultrapassando o segundo colocado na corrida pela sua sucessão, o advogado, ex-prefeito e ex-deputado Carlos Eduardo Alves. Outros o viram colocando na pista um avião que passara tempos em conserto, para logo começar a voar ascencionalmente rumo à vitória em outubro.

Subitamente, porém, todos tiveram que se submeter a uma máxima do jornalismo segundo a qual uma foto diz mais do que mil palavras. Diante do que foi discursado em Parnamirim, a imagem de um Governador que para se manter em pé precisaria de alguém segurando-o durante um comício, à vista de todo mundo, passou a suscitar dúvidas sobre se Iberê já poderia garantir que venceu o problema de saúde que o afetou e está, como pretende, em condições para enfrentar a campanha eleitoral que o espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário