sexta-feira, 28 de maio de 2010

Eleição na Anorc chega à justiça antes de os associados votarem

Orlando Procópio, candidato que entrou na Justiça
Roberto Guedes
Por e-mail

A eleição da nova diretoria da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) desembarcou na justiça estadual antes de os mais de duzentos integrantes da entidade aptos a votar exercitarem este direito. Como a atual diretoria não lhe forneceu informações indispensáveis ao trabalho de proselitismo junto aos associados, a chapa de oposição recorreu anteontem à justiça, que se pronunciou a seu favor.
“Ante o exposto, com fulcro nos preceptivos mencionados, defiro a antecipação de tutela pleiteada, para determinar a requerida que apresente a relação de todos os membros da Associação componentes das diversas categorias, contendo a data de filiação de cada membro, quais estão aptos a votar e a situação de adimplência ou inadimplência de cada associado, indicando quais os exercícios que não foram pagos, no prazo de 24 horas, sob pena...”.

É o que diz o despacho do juiz Lamarck Araújo Teotônio, da comarca de Parnamirim, onde tem sede a entidade. O magistrado decidiu no sentido de determinar que o atual presidente da associação, economista Marcos Teixeira de Carvalho, candidato à reeleição, forneça à chapa da oposição, liderada pelo veterinário Orlando Cláudio Procópio, a relação fiel dos associados em condições de votar.

Ela tinha sido solicitada administrativamente há dias, horas depois de a chapa ser definida, e a administração da entidade não a tinha fornecido até esta quinta-feira, 27 ontem. Ao mesmo tempo, antecipou a eleição de meados de junho para a próxima terça-feira, 2. Na visão de integrantes da oposição, esta medida foi adotada para evitar que o discurso contra o continuísmo prosperasse entre os eleitores.

Ainda ontem, enquanto Orlando Cláudio esperava que Marcos cumprisse a determinação judicial, outros integrantes da chapa lhe recomendavam procurar restabelecer a época tradicional da votação na Anorc, a fim de fazer o seu discurso chegar a todos os associados. Seu argumento é o de que a demora no recebimento da lista de votantes impediu que até o documento básico de sua proposta, uma “Carta Aberta” lançada no início da semana passada, tivesse chegado, nesta quinta-feira, a todos os destinatários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário