quinta-feira, 27 de maio de 2010

Assembleia Legislativa

Audiência pública vai debater propostas para conter avanço do Crack no RN
Na ocasião será lançada a Frente Parlamentar Estadual de Enfrentamento ao Crack, presidida pelo Deputado Antônio Jácome (PMN)
A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte vai realizar por iniciativa do mandato do Deputado Antônio Jácome, nesta segunda-feira, dia 31, às 9h30, no plenário Robinson Faria, audiência pública para debater e formular propostas emergenciais que impeçam o crescimento do uso do crack no Rio Grande do Norte.
O evento contará com a presença dos secretários Estadual e Municipais de Saúde, Segurança Pública, Assistência Social, Educação, Poder Judiciário, Ministério Público, Policias Civil, Militar e Federal, organizações e comunidades terapêuticas que atuam no tratamento da dependência química, conselhos tutelares dos direitos da criança e do adolescente de toda a região metropolitana de Natal, Fórum Estadual Permanente de Políticas Públicas sobre Drogas, DEPAD, Amor Exigente, Universidades, ONGs e movimentos sociais que atuam na defesa dos direitos da criança, adolescência e juventude.
O evento marca o lançamento da Frente Parlamentar Estadual de Combate ao Crack, criada para discutir a situação de uma das drogas mais perigosas da atualidade, que causa rápida dependência física. De acordo com o coordenador da Frente, deputado Antônio Jácome, durante os trabalhos do grupo de parlamentares, gestores e representantes da sociedade serão ouvidos ex-viciados e médicos especialistas, e se tentará conhecer o que vem sendo realizado pelo Poder Público e por grupos voluntários no sentido de combater o uso do crack.
Para o parlamentar, que é médico e pastor da Assembléia de Deus, a audiência pública é de suma importância, principalmente pela presença de convidados que vão acrescentar subsídios a Frente Parlamentar para lutar por propostas mais urgentes no combate ao crack. "Em todas as regiões do estado, extrema pobreza, violência e desestruturação familiar são alguns dos males associados ao incremento do trafico e consumo de crack. É preciso priorizar as políticas de prevenção, as ações de inteligência e desmonte das redes de tráfico e o tratamento dos que se encontram em situação de dependência", enfatizo Antônio Jácome.
A criação da Frente Parlamentar no RN é um dos desdobramentos da Audiência Pública realizada na Câmara dos Deputados com a presença do Ministro da Saúde José Gomes Temporão no inicio deste mês, ocasião em que Antônio Jácome esteve presente como representante da Frente Parlamentar Antidrogas, da Assembléia Legislativa do RN.
A criação de uma Frente Parlamentar especifica se justifica pelo fato de o crack possuir dinâmicas próprias que o diferenciam das demais drogas e se constituir em um dos maiores desafios as políticas públicas em todo o território nacional. Estima-se que o consumo de crack no RN cresce 30% ao ano. Dados do Fórum Estadual Permanente de Políticas Públicas sobre Drogas indicam que no RN, 90% dos adolescentes envolvidos em crimes têm ligação com o tráfico, 65% das mulheres do sistema prisional estão detidas por algum crime envolvendo entorpecentes e 85% dos homens cumprem pena por envolvimento com o tráfico.
“A frente reunirá parlamentares, sociedade e governos, visando desencadear um enorme mutirão pela reversão do quadro epidêmico que o crack assumiu em nosso estado”, concluiu o Deputado Antônio Jácome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário