segunda-feira, 23 de maio de 2011

Curso capacita profissionais para redução da mortalidade neonatal

A Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), por meio do Grupo Auxiliar de Saúde da Criança e do Adolescente (GASCA) está promovendo um Curso de Capacitação para Facilitadores em Atenção Integral a Doenças Prevalentes na Infância – Neonatal (AIDPI/Neonatal), nos dias 25, 26 e 27 de maio, no Hotel Praia Mar, no horário  das 8h às 18h.
O curso é fruto de um convênio do Ministério da Saúde (MS) com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual do Pará (UEPA), Governo do Estado do Pará, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Sociedade Paraense de Pediatria e Organização Panamericana de Saúde (OPAS) para capacitação de profissionais dos 17 Estados brasileiros da Região Nordeste e Amazônia Legal que fazem parte do Pacto de Redução da Mortalidade Infantil Neonatal.
O objetivo do evento é disseminar a estratégia de AIDPI entre os profissionais que atuam no atendimento ao recém-nascido para o enfrentamento da mortalidade infantil-neonatal no Estado. “Serão capacitados 30 profissionais de hospitais dos nove municípios prioritários para redução da mortalidade infantil no RN”, explica Jacyane Santos, sanitarista do GASCA.
Existe um alto índice de mortalidade por causas evitáveis em crianças de 0 a 28 dias, daí a maior atenção ao atendimento de crianças nesta faixa etária. No Rio Grande do Norte os municípios eleitos como prioritários para redução da mortalidade infantil neonatal são: Natal, Mossoró, Parnamirim, Caicó, Ceará-Mirim, Macaíba, Currais Novos, São Gonçalo do Amarante e Pau dos Ferros. A meta do Pacto é a redução anual de 5% da mortalidade materna e neonatal para atingir os índices aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a médio e longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário