quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

BURACOS E LOMBADAS



Ouvi esta semana de um turista português a indagação óbvia: “Por que tantas lombadas em meio a tantos buracos?”

Os motoristas natalenses fazem esta pergunta todos os dias enquanto dirigem nas ruas da Natal abandonada por uma ex-gestora que prometeu, durante sua posse em janeiro de 2009, cuidar bem de um dos principais destinos turísticos do Nordeste, agora entregue a pouca sorte e a sujeira em todas as calçadas.

Sem dúvida a inegável vocação de Natal para o turismo, que deveria ser a nossa principal indústria sem chaminé, tende a se tornar cada dia mais inócua diante desse abandono. E que ninguém se iluda, porque não será fácil para o prefeito que vai assumir, Carlos Eduardo, consertar o resultado do desgoverno de Micarla de Sousa, que passou para a História como a pior prefeita de Natal, superando até o ex-prefeito Aldo Tinoco, considerado até pouco tempo insuperável.

O cidadão comum também indaga: por que é tão difícil fechar os buracos da cidade? Por que tantas lombadas em locais em que elas são absolutamente desnecessárias?

Enquanto as indagações são feitas sobra a certeza de que os munícipes começam a dar sinais de que perderam a fé nos políticos que não conseguem enxergar além dos seus umbigos. A prova maior disso foi o alto número de abstenções no último pleito, para prefeito e vereador, em 03 de outubro. Isso não é bom porque apatia pode ser a antisala da revolta. (LS).


NOTAS


PRESIDENTE
A vereadora Júlia Arruda (PSB) assumiu, na manhã desta quarta-feira (26), a presidência da Câmara Municipal de Natal. A parlamentar tomou posse como chefe da mesa diretora após o então presidente Edivan Martins ter renunciado ao cargo e o vice-presidente Ney Lopes Júnior ter reassumido a Prefeitura de Natal.

JUSTIÇA
Em entrevista coletiva realizada no final da manhã desta quarta-feira, 26, o diretor Presidente da Urbana, João Bastos, falou das dificuldades financeiras enfrentadas pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal e afirmou que entrou na justiça com um pedido de bloqueio de cinco milhões de reais das contas da Prefeitura de Natal para o repasse às empresas terceirizadas.

TUBARÕES
Aquário com tubarões se rompe em Xangai esta semana. Vidro de proteção de um imenso aquário onde viviam tubarões quebrou, ferindo dezenas de pessoas.

JERUSALÉM
Arqueólogos descobriram um templo repleto de objetos utilizados em rituais, próximo a Jerusalém.

MOTOS
A governadora Rosalba Ciarlini entregou na manhã desta quarta-feira (26) 16 motocicletas que irão reforçar o serviço de manutenção e operação de rede de distribuição de água e dos sistemas de esgotamento sanitário operados pela Caern. A solenidade de entrega foi realizada na administração central da Caern.

LEI
A governadora também irá sancionar a Lei de Inovação do Estado do Rio Grande do norte nesta quinta-feira (27), às 11h, no auditório da Governadoria. A Lei dispõe sobre a concessão de incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte.

MENSAGEM
Os deputados aprovaram à unanimidade a mensagem 063, do Executivo, que reestrutura a carreira do Grupo Operacional Fisco. Depois da votação a sessão foi suspensa, para reunião de líderes, que acordaram em apreciar as duas matérias restantes – a mensagem 064, que solicita remanejamento do saldo orçamentário das emendas parlamentares para pagamento da folha de pessoal de dezembro e a 066, que pede autorização para contratar empréstimo de cerca de R$ 615 milhões - na sessão de amanhã (28), caso o governo envie uma planilha detalhada.


FIART
Um dos eventos mais significativos do calendário turístico do Rio Grande do Norte, a Fiart – Feira Internacional de Artesanato, chega a sua 18ª edição, no período de 18 a 27 de janeiro de 2013, registrando crescentes índices de aprovação em todos os níveis e, aumento do público visitante, proporcionando assim mais dinâmica e brilho ao verão na capital potiguar, além de incrementar a renda de cerca de mil artesãos, distribuídos por 385 estandes.

BREJINHO
A governadora Rosalba Ciarlini entrega nesta quinta-feira (27) o sistema adutor que aumentará a oferta de água para a cidade de Brejinho. A solenidade de inauguração será às 19h. A captação de água para o abastecimento do município, que tem 11.700 habitantes, é feita no riacho Araraí.

COLETIVA
A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) divulgará na próxima sexta-feira, 28, às 11 horas, no gabinete da secretaria, o resultado do laudo pericial no Viaduto do Baldo, assim como os encaminhamentos que deverão nortear a execução dos trabalhos na próxima gestão. O viaduto do Baldo está interditado desde o dia 4 de outubro, em atendimento a uma determinação do Ministério Público (MP).

OPERAÇÃO VERÃO
Com a chegada do Verão e o aumento de movimentação nas praias dos litorais Norte e Sul do Rio Grande do Norte, representantes da segurança, saúde, turismo, meio ambiente e comunicação do Estado, além da PRF e Capitania dos Portos apresentam nesta sexta-feira (28), às 09h, na av. Roberto Freire, em frente à Praia Shopping, as ações a serem desenvolvidas durante a Operação Verão 2013. Todo o detalhamento da Operação foi discutido em reunião no final da manhã desta quarta-feira (26), na Governadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário