terça-feira, 18 de dezembro de 2012

PROMESSAS DE FINAL DE ANO


Aos 58 anos chego cético às festas natalinas. Nada que perturbe minha fé em Jesus Cristo, mas chego cético porque enquanto criança vivia o Natal como um momento mágico. Lembro-me que aos seis anos, quando nossa família morava na rua Manoel Dantas, em Petrópolis, numa manhã de Natal, curtindo os meus brinquedos, frutos da visita de Papai Noel – eu ainda acreditava, conversei com um menino que chegou com olhar pidão no nosso portão.

- O que você ganhou de Papai Noel? Perguntei.

- Nada... Disse o garoto, com olhar triste, fixamente mirando o meu principal presente: um de jeep de plástico vermelho, enorme, que acendia até as luzes.

Depois que o menino foi embora inquiri papai e mamãe sobre o fato daquele pobre garoto não ter tido a visita do “bom” velhinho. Papai e mamãe me enrrolaram e nunca deram uma resposta satisfatória. Esse fato nunca saiu da minha cabeça e aos poucos fui percebendo que o bom velhinho era mesmo uma conta bancária com saldo suficiente para comprar presentes.

Fui crescendo e percebendo que o relacionamento das pessoas deveria ser como nas vésperas de Natal. Escrevi sobre isso até ficar completamente decepcionado com a realidade de que todo mundo é bonzinho, perdoa, é perdoado e deseja tudo de bom apenas na festa que antecede a data de nascimento de Jesus. O restante dos dias não condiz com a inegável presença de Cristo Salvador em nossas vidas.

Ao longo dos anos tenho participado de festas natalinas. As mesmas comidas, crianças que ainda acreditam em Papai Noel, espumantes e muita gente que eu somente vejo uma vez por ano. Tudo igual. Abraços, promessas, “a gente se vê” e por aí vai. E, no outro dia, durante o almoça com as regalias do “resto de ontem”, fico a imaginar, na outra semana a festa do Ano Novo. E haja promessas!

No dia 02 de janeiro tudo volta a ser como antes e somente no final do ano vou voltar a me confraternizar, novamente, com pessoas que nunca vejo, exceto meus amores cotidianos.

Uma promessa eu cumpri: não como panetone de jeito nenhum! (LS).


NOTAS


Galeria Itinerante
A partir do dia 21 a Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta receberá a exposição de abertura da Galeria Itinerante de Arte Potiguar. A exposição ficará aberta a visitação até 07 de janeiro, de segunda a sexta das 08h às 21h e sábado das 08h às 11h.

Via Direta
Desde a última sexta-feira (14), até o próximo sábado (22), As lojas, quiosques, praças de Alimentação e Lazer estão abrindo das 09h da manhã até às 23h, uma hora a mais do que o seu funcionamento normal.

Domingo
No domingo (23), os estabelecimentos do Via Direta estão abertos das 12h às 21h, com exceção das praças de alimentação e lazer, que como de costume, encerram o funcionamento às 22h.

Véspera
Já no dia 24, véspera de Natal, as lojas, box, quiosques, praças de alimentação e lazer abrem às 09h e serão fechadas às 17h (facultativo até às 18h). Para o Dia de Natal, terça-feira (25) de dezembro, todo o shopping estará fechado.

Investimentos
2012 foi mais um ano de grandes investimentos para o Grupo Vila, empresa potiguar que possui mais de 60 anos de tradição no segmento funerário e que em 2012 se fortaleceu e ampliou ainda mais a sua atuação no Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco.

Escola das Dunas
O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, participou da solenidade de formatura da Escola das Dunas, na praia de Pitangui, nesta sexta-feira, 14, na quadra de esporte da escola. Cerca de 150 alunos colaram grau na turma que recebeu o nome do vereador eleito Cleyton Sant'clair, ex-professor da escola.

Mais Saúde
A primeira “Caminhada Mais Saúde” promovida pela Prefeitura de Extremoz reuniu cerca de 300 pessoas na manhã deste sábado, 15. Entre os participantes estavam os grupos de hipertensos e diabéticos do Programa Hiperdia.

Caminhada
A caminhada começou ás 08h defronte ao prédio do Ministério Público do município e terminou nas ruínas da antiga igreja católica, no Centro Histórico da cidade. Todo o percurso foi alegrado com um trio elétrico e animado por um profissional de educação física.

O Livro de Reinaldo Azevêdo
O dentista e músico Reinaldo Azevêdo lança nesta quinta-feira, 20, às 18h, no Clube de Engenharia, na avenida Rodrigues Alves, vizinho a Cidade da Criança, o livro Cangaço - Tatuado no Traço. Após o lançamento haverá um show com a Banda "Anos 60" e convidados especiais.

Norte Shopping
Com um investimento inicial de R$ 83 milhões, a Partage Empreendimentos e Participações confirma a aquisição de 70% do controle acionário do Norte Shopping. O empresário Fernando Bezerra continua na sociedade e a administração passa a ser exercida pela Partage Administração de Shopping Centers.

Lixo
A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) realiza desde o último sábado, 15, um mutirão de limpeza na zona norte da capital. Ontem foram retiradas quase 500 toneladas de lixo dos bairros Brasil Novo, Boa Esperança, Igapó e Parque dos Coqueiros.

Antônio Vaqueiro
A governadora Rosalba Ciarlini esteve na manhã desta segunda-feira (17) em Cruzeta, onde participou da inauguração do Açude “Antônio Vaqueiro”, construído dentro da Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). A obra foi planejada na década de 1930, mas nunca executada.

Asas sobre Natal
A importância da aviação na história norteriograndense é conhecida por muitos e tida por todos como um dos marcos de avanço da História da capital e região. Mas registrá-la de forma primorosa e com um olhar peculiar e autêntico foi trabalho de poucos, mais especificamente de um único grande fotógrafo, que acompanhou durante décadas a evolução desta trajetória e seus pioneiros.

Coleção
João Alves de Melo (1986-1989), não só foi único em seu trabalho, como terá sua memória preservada e levada ao grande público através do livro “Asas sobre Natal – Pioneiros da aviação no Rio Grande do Norte”, trigésimo volume da Coleção Cultura Potiguar, da Fundação José Augusto.

Lançamento
Para saldar este trabalho editado pela UNA, haverá no dia 19 o pré-lançamento, no Instituto Pró Memória, no Solar Caxangá, em Macaíba, a partir das 20h. E, seu lançamento oficial será no dia 20, no Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado. Aberto ao público.

Limite
O prefeito de Natal, Ney Lopes Júnior determinou, através de um decreto assinado na tarde desta segunda-feira (17), a compatibilização das despesas da Prefeitura Municipal, em razão da baixa arrecadação de receita financeira neste mês de dezembro de 2012, conferindo prioridade absoluta ao pagamento dos salários do funcionalismo público da Prefeitura. A medida será publicada na edição desta terça-feira (18) no Diário Oficial do Município.

Dupla função
O prefeito Ney Lopes Júnior esteve reunido no início da noite desta segunda-feira (17), no gabinete do Palácio Felipe Camarão, com uma comissão de trabalhadores rodoviários independentes, onde foi discutido o cumprimento da lei municipal nº 9363/ 2012, publicada no dia 05 de outubro, que proíbe a dupla função do motorista como cobrador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário