quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Presépios de Extremoz; arte que brota da palha

Praça da Matriz de São Miguel Arcanjo

O custo de instalação é irrisório

Os presépios instalados em várias partes de Extremoz pela artísta plástica Leda Medeiros, que também é presidente da Fundação de Cultura Aldeia do Guajirú, chama atenção pelos materiais e criatividade das disposições das peças, que prima pela simplicidade. A artista usa palha seca da bananeira, folhas secas do cajueiro e panos rústicos, além de uma iluminação, que a noite dá o tom da intimidade do estábulo onde ficou instalado o menino Jesus.

Leda Medeiros
“Eu já tinha experiência em fazer esse dipo decoração na capital em épocas de festas, com outros materiais. Andando por Extremoz vi que existiam, muitas folhas secas, palhas... E, quando vi o capim seco fiquei maravilhada! Então vi que dava para criar os personagens dos presépios”, contou Leda Medeiros.

A artista recordou que em 2010, no período natalino, juntou galhos secos e capím e daquele ano até hoje os presépios com esse tipo de materiais vem sendo usado em Extremoz. “Presépios desse tipo só existem aqui e vêm chamando bastante atenção. Todos são montados por mim, com a ajuda dos meus auxiliares”, informou a artista. “A única coisa que não é de capim e folhas secas são as vestes de tecidos rústicos. Os presépios apaixonam principalmente à noite com a iluminação multicolorida”, completou.

Concurso
“Estamos estimulando a população para que no próximo ano cada comunidade monte o seu presépio a partir de curso para que aprendam a criar as formas”, disse Leda, revelando que pretende montar uma exposição de esculturas em palha em algum local público. “Será um evento particular cuja renda será revertida para ações sociais e culturais de Extremoz”, concluiu Leda Medeiros. (LS).


Fotos: Max Jordanni

Nenhum comentário:

Postar um comentário