quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Professor do RN é ganhador da região Nordeste no Prêmio Professores do Brasil


O Rio Grande do Norte ficou entre os estados que apresentam as melhores iniciativas em educação na 6ª edição “Prêmio Professores do Brasil”. São várias categorias nas quais concorreram escolas públicas de todo o País, na seleção é escolhido apenas um trabalho por região brasileira, sendo que na região Nordeste o RN foi o ganhador na categoria Ensino Médio, que premiou a Escola Estadual Raimundo Soares, na Cidade da Esperança, em Natal, com o projeto “Ensinando com Arte”, desenvolvido pelo professor Bruno Lima.

A premiação é uma iniciativa do Ministério da Educação e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino que tenham contribuído para a melhoria da qualidade da educação através de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

O projeto “Ensinando com Arte” desenvolvido na E.E. Raimundo Soares é integrado com a disciplina de Filosofia, sendo desenvolvido e coordenado pelo Professor Bruno Lima. O “Ensinando com Arte” engloba também as matérias de Sociologia, História, Artes e Língua Portuguesa. “Na prática isso significa que a escola tem um projeto de Ensino Médio entre os melhores do Brasil”, comemora o professor ganhador, Bruno Lima.

Sobre o “Ensinando com Arte”

De acordo com o professor Bruno Lima, o trabalho se dá através de uma linha pedagógica chamada construtivismo aliada ao uso das artes cênicas, desenvolvendo ações que combatem a violência e findam por melhorar o desempenho escolar. “Temos o desenvolvimento do estudante nas seguintes características: o senso de coletividade e solidariedade, o trabalho em grupo, e, demais habilidades como a criatividade, a memorização, a expressão oral e corporal, a habilidade na resolução de conflitos e consequente preparação para a vida”, explica Bruno Lima.

O professor responsável pelo projeto vencedor receberá um troféu e o valor de R$ 7 mil, já a E.E. Raimundo Soares, receberá equipamento multimídia no valor de R$ 2 mil e uma placa comemorativa. Além da premiação, o professor Bruno Lima também deverá apresentar o seu projeto para outros 40 professores premiados em várias categorias de diferentes escolas públicas do Brasil. “Haverá um seminário no qual irei apresentar o projeto, a ideia é trocar as experiências que deram certo”, disse Bruno.

A premiação ocorrerá entre o dia 12 e 15, no Ministério da Educação, em Brasília. Os professores ganhadores receberão o prêmio das mãos do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário