quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O OLHAR QUE AVISA



É inegável que na maioria das vezes a gente vê e não enxerga. Não percebemos as particularidades que vemos. Não sentimos a profundidade da luz ou da escuridão à nossa frente. O nosso olhar é vital e como tal tende a ser profundo, se quisermos sair da apatia das milhares de imagens que vemos todos os dias.

Por isso é tão bom olharmos pela janela do carro enquanto trafegamos. Nas viagens podemos enxergar coisas bonitas e boas e também coisa feias e negativas. O olhar pode ser a mágica do dia; pode nos levar ao bom humor ou não.

Mas, nosso olhar brilha diante das coisas boas, das coisas que emocionam. É a luta solitária dos nossos olhos para que o nosso coração se renda ao otimismo e a vontade de vencer e ser feliz. E é por isso que ela fala para outros nos dizerem: “Como você gostou! Seus olhos brilham...”

Uma vez li um texto de um cientista que garantia que alguns craques do futebol, como Pelé, por exemplo, raciocinavam cerca de dois segundos antes dos outros jogadores. Obviamente a ligação desse raciocínio vem de um olhar que avisa, um olhar de rapina, tal qual uma águia.

Convencido que a mansidão é vital para uma vida boa, estou de disposto a perceber melhor o meu olhar. Quero ver e ser avisado por ele, assim como os grandes pintores e fotógrafos, porque o olhar está intimamente ligado a nossa vontade de perceber, de enxergar e separar o bem que se vê do mal que não queremos enxergar para o nosso coração. (LS).


NOTAS


Posse
A posse dos membros indicados para constituírem o grupo de trabalho que analisará propostas voltadas à melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos aposentados e pensionistas deverá ocorrer em janeiro. Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (12), no Ministério da Previdência Social, integrantes do colegiado manifestaram confiança em que o trabalho do colegiado poderá alcançar resultados importantes para os aposentados.

Repúdio
O SINPOL/RN e os agentes e escrivães de Polícia Civil do Rio Grande do Norte repudiam uma Portaria expedida nesta quarta-feira (12) pelo Ministério Público, através do promotor de Justiça Wendell Beethoven Ribeiro Agra. A entidade e categoria consideram que o procedimento preparatório instaurado se constitui em uma séria ameaça ao processo de evolução da Polícia Civil no estado, para não dizer um passo no caminho inverso: do temido retrocesso e que estranha que tenha partido justamente do MP.

Reclamação
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Vieira, reclama dos bancos oficiais a falta de liberação de empréstimos.

Luiza Erundina 
A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), presidente da Comissão Parlamentar de Memória, Verdade e Justiça da Câmara Federal, vai participar de debate nesta sexta-feira (14), às 15h, no auditório da OAB/RN, sobre a criação de Comissões e Comitês da Verdade no Brasil. Evento é uma realização do Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça do RN.

Mobilização 
Pessoas  de Serra do Mel, localizada a cerca de 40 km de Mossoró-RN, prepara um grande ato público nesta sexta-feira, 14 de dezembro, na praça Governador Cortez Pereira, vila Brasília, centro da cidade. O ato servirá para denunciar supostas manobras políticas e judiciais que tentam impedir a posse do prefeito eleito no município, o sindicalista Manoel Cândido da Costa, do Partido dos Trabalhadores (PT). Também estão sendo recolhidas assinaturas em uma nota de repúdio contra a Justiça Eleitoral potiguar, que, mesmo existindo um processo em tramitação que discute a legalidade da vitória petista, já anunciou que dará posse à candidata derrotada Irmã Lúcia do PMDB.

Desgaste
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) discursou na tribuna na Câmara dos Deputados em defesa do presidente Lula. Para Fátima, a oposição optou pela tática do denuncismo, isolado e sem discurso, para conseguir desgastar o PT e atingir o presidente Lula.

Parlamentar do Ano
Deputados estaduais e jornalistas do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa prestaram homenagem ao deputado estadual Walter Alves que recebeu o título de Parlamentar do Ano de 2012, durante um jantar no salão de eventos do Hotel Imirá, na Via Costeira de Natal (RN).

Kits 
A rede de padarias Gosto de Pão está oferecendo um cardápio especial para as festas de fim de ano, com produtos relacionados a bandejas como salgados diversos, sobremesas, pratos principais, além de kits como o Básico, Papai Noel, Presente de Natal e Boas Festas.

Poti
O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta (PMN) participou da cerimônia de posse do ex-deputado Poti Junior no Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aconteceu na manhã de hoje (13). O ex-parlamentar assumiu a vaga de conselheiro, antes ocupada por Valério Mesquita, que deixou o cargo para se aposentar.

Kelps 
O advogado Kelps Lima (PR) tomou posse efetivamente como deputado na Assembleia Legislativa hoje (13). A posse ocorreu após a saída do ex-deputado Poti Júnior, eleito e empossado hoje como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Kelps Lima já havia assumido anteriormente uma cadeira em 18 de outubro, com a licença do deputado Nelter Queiroz (PMDB), que comunicou hoje à mesa diretora o seu retorno à Casa.

O prefeito
O vereador Ney Lopes Júnior (DEM), vice-presidente da Câmara Municipal de Natal, foi empossado na tarde desta quinta-feira (13), na sede da Câmara Municipal de Natal, como prefeito da cidade do Natal. Ney Jr. assume a vaga deixada por Paulinho Freire, que será diplomado como vereador e por Edivan Martins, que também aguarda solucionar ação judicial a qual espera levar a sua também diplomação.

Quero não!
Na tarde desta quinta-feira (13), o presidente estadual do PSOL e vereador eleito, Sandro Pimentel, protocolou petição em nome do partido contra o aumento de salários do legislativo e executivo municipal aprovado pelos vereadores da Câmara de Natal.

Lamento
Um dos autores do requerimento convite para o operador do mensalão, Marcos Valério, comparecer ao Senado, o líder do Democratas, José Agripino (RN), lamentou a decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de não colocar em pauta a votação do documento na sessão desta quarta-feira (12). Segundo o senador, as declarações de Marcos Valério à Procuradoria Geral da República (PGR) - e amplamente divulgadas pela imprensa - de que dinheiro do mensalão teria sido usado para pagar despesas pessoais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisam ser esclarecidas quanto antes.

Comigo não!
O colegiado de líderes da Assembleia Legislativa não dispensou a tramitação de quatro mensagens encaminhadas pelo Governo do Estado. Durante reunião na manhã desta quarta-feira (12), os deputados negaram o pedido de urgência na aprovação dos Projetos de Lei 47, 51, 52 e 59. A primeira altera o Plano Puri-anual do Estado para o quadriênio 2012 e 2015. A mensagem 51 autoriza o Estado contratar crédito junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 615 milhões. A de número 52 prevê a descentralização de créditos orçamentários e a 59 cria o imposto sobre a transmissão de causa mortis e doações de quaisquer bens e direitos.

Desarticulado 
O deputado José Dias (PSD) justificou o seu relatório do  Projeto do Orçamento Geral do Estado 2013 aprovado na comissão de Finanças e Fiscalização, que vai ser discutido e votado pelos deputados. Ele registrou que o desempenho do relator exigiu enorme esforço para tentar harmonizar as divergências.

Antes...
Antes da votação do projeto do OGE 2013, os deputados votaram projetos de lei oriundos do Executivo, Judiciário e do próprio Legislativo. Foram aprovados à unanimidade pelos 22 parlamentares a mensagem que estabelece incentivo à pesquisa científica e tecnológica no RN e aprovadas também três mensagens do Executivo, correlacionadas (54, 55 e 61/2012), que tratam da Política Estadual de Recursos Hídricos.

Baile da Ribeira
O Baile da Ribeira em pouco tempo se consolidou como uma importante festa da cidade. O evento mistura tradição e irreverência reunindo todas as “tribos” num dos mais tradicionais bairros da cidade: a Ribeira, bairro histórico conhecido pela agitação cultural e boemia efervescente. Nessa edição do Baile da Ribeira, o tema será a previsão do fim do mundo que, segundo o calendário Maia, está programado para o dia 21.12.12, a data escolhida para celebrar o inicio desse novo mundo. Diz também a tradição que o Baile deve ser de fantasias, portanto, o Baile da Ribeira – A Festa do Fim do Mundo será no Galpão 29 – Largo da Rua Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário