quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Fátima Oliveira - 40 Anos na Arte da Dança


Quarenta anos de criatividade, sabedoria e técnica. Esse é um pequeno resumo da carreira da coreógrafa e empresária Fátima Oliveira, carioca formada em educação física pela faculdade Gama Filho do RJ e em bale clássico jazz, sapateado, dança moderna e dança afro brasileira pelo Centro de Dança Rio.

Desses 40 anos, 21 foram dedicados à formação de jovens potiguares. Nove anos como coordenadora de esportes da Escola Doméstica e do Henrique Castriciano, e os últimos 12 à frente da Cia do Movimento Escola de Dança, pela qual já formou 10 bailarinos de sapateado e seis de balé clássico.

Para Fátima esse longo caminho tem sido uma missão gratificante “Não posso deixar de falar que já pensei em desistir, mas o meu ideal é a minha estrela, é tão importante eu poder transmitir responsabilidade, competência, dedicação, cultura e persistência aos meus alunos, funcionários, assim como a minha experiência profissional à equipe de professores”.

A frente de sua escola de dança ela já ensinou sua arte a cerca de 1.500 alunos, desde crianças até jovens adultos e ao longo dos 12 anos já coordenou espetáculos marcantes como O Mágico de OZ (2003), A Fantástica Fábrica de Doces (2004), Peter Pan (2005), Quebra Nozes (2006), A Flauta Mágica (2007), A Bela e a Fera (2009), dentre outros.

Para celebrar a trajetória profissional, Fátima Oliveira preparou para 2012 o espetáculo A Bela Adormecida, 44º de sua carreira. O espetáculo agrupa cerca de 80 bailarinos de 3 a 30 anos de idade no palco do Teatro Alberto Maranhão nos dias 14 e 15.

Segundo a coreógrafa, trata-se de uma montagem contemporânea que reúne diversos estilos de dança como o ballet clássico, sapateado, jazz, dança do ventre e dança mix. A produção conta com a participação de Erika Rosendo e Stanley Carvalho, ambos bailarinos do Ballet Bolshoi.

Fátima se sente realizada pelo incentivo que sua carreira gera para que crianças e adultos tenham cada vez mais contato com a dança “Tenho muito orgulho do trabalho realizado pela Cia. Por que é desenvolvido através de técnicas aperfeiçoadas, persistência, muito amor e dedicação dos nossos alunos, o que acaba dando o resultado positivo que é visível para todos”.

Nas imagens: Fátima Olivera na montagem da Noviça Rebelde e com sua filha. Outras imagens de numeros de dança em espetáculos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário