quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ortopedista dá dicas de calçado ideal para o Carnatal


Seja subindo a avenida ou atravessando o corredor da folia, é preciso estar bem preparado para aguentar a folia do Carnatal e um dos cuidados principais deve ser com o calçado ideal para cair na festa.

Apesar de ajudar na silhueta e dar um up no visual, o salto é de longe o calçado menos recomendado pelos ortopedistas, explica Tiago Medeiros, ortopedista do Sistema Hapvida Saúde. O médico evidencia os perigos do uso constante dos saltos, “o principal deles é a entorse”. “Como o sapato com salto é instável, os riscos de pisar em falso são maiores. Além disso, pode acontecer até mesmo uma fratura, e também dores nos joelhos e na coluna”, reforça.

Segundo o médico, além de evitar o uso de saltos, a foliã, assim como também o homem, deve sempre fazer o aquecimento da musculatura. Para isso, a pessoa pode ir caminhando até o local da festa. E, quando chegar em casa, depois de todo o esforço feito na festa, uma massagem e compressa com água morna aliviam bastante as dores nos pés”, explica.

Os calçados mais recomendados são os baixos, seguros e confortáveis, ou seja: tênis. Para as mulheres mais atrevidas é possível ainda arriscar uma sandália plataforma.

A principal “regra” na escolha do calçado é que os pés estejam sem qualquer ponto de pressão ou atrito. “Os calçados devem estar folgados, mesmo com o uso de meias e absorventes de impacto, e devem ter espaço suficiente para movimentar livremente os dedos. A cobertura do calçado deve ser confeccionada em material que permita a ventilação e transpiração dos pés, como couro, lona ou pano; nunca plástico”.

O ortopedista destaca outros cuidados para desfrutar da folia em plenas condições.  “O período do Carnatal merece atenção especial porque muitas vezes o folião não tem uma prática regular de atividade física e participa de vários blocos, por dias seguidos, submetendo pés, joelhos e articulações a uma sobrecarga. É preciso usar o calçado adequado e não exagerar. Se o folião sentir algum incômodo no pé, deve parar para descansar, se possível sentado, aliviando o peso sobre os pés. E se a dor persistir, um especialista deve ser consultado”, finaliza Dr. Tiago Medeiros.

Confira algumas informações sobre calçados:

Tênis - O ideal para aproveitar os dias de festa sem preocupação é mesmo o tênis de corrida, com amortecedores, já que são confortáveis e os protegem as articulações do joelho.

Rasteiras - É comum que as mulheres que usam sandálias rasteiras, e que em geral deixam o pé exposto, apresentem lesões cortantes no pé ou micoses logo após o período de Carnatal. Mas, ainda assim, são mais recomendadas do que os saltos. E caso o salto seja essencial, a melhor opção é a plataforma, que dá mais estabilidade no caminhar.

Sapato fisiológico - Assim como o tênis, o calçado fisiológico é recomendado porque proporciona uma sensação de andar descalço, de conforto, e uma determinada flexibilidade, além de toda a proteção que os pés precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário