sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

SUANDO COM MANO CELO



(Crônica escrita em 08 de maio de 2009).

Na última quinta-feira, 07, fui ao lançamento do livro de Carlos Fialho, Mano Celo, na Livraria Siciliano, do shopping Midway. Detesto shoppings, mas não queria perder o lançamento do livro e lá fomos nós – eu e Mércia – enfrentar o já conhecido engarrafamento das 19h, dos estacionamentos daquele ajuntamento de lojas.

A livraria estava completamente lotada. Pegamos uma fila e compramos o livro, para depois entrar na outra fila, dos autógrafos. Essa é que estava grande! Ficamos lá e já perto de pegar o oferecimento histórico do autor, percebi que o livro estava com alguns defeitos de impressão. Corri de volta para o balcão onde o compramos. No caminho passei por um garçom com a bandeja lotada de uísque. Do outro lado, no balcão, Zé Arruda Fialho, pai do autor, Castilho, da Redinha e Nei Leandro de Castro. Todos devidamente abastecidos. Aí Castilho levantou o copo e disse:

- Aceita um uísque ou algo mais?

Fiquei sem saber se ia trocar o livro ou ficava por ali mesmo. A tentação era forte, mas o livro precisava ser autografado e Mércia já estava começando a chegar perto do autor de Mano Celo. Cheguei ao balcão tenso.

- O que o senhor deseja? Perguntou a moça, cansada de vender o livro de Fialho.

- Quero trocar esse exemplar que está com defeito. Respondi, enquanto olhava para trás e via o papo animado dos amigos. Minha boca ficou seca.

- A troca é daquele lado… E apontou com o nariz.

Fiz carreira e cheguei ao balcão cheio de gente, apelando:

- Meu caso é rápido, é somente para trocar esse livro. E eu disse, enquanto de longe Castilho levantava uma dose de uísque e um salgadinho, como me oferecendo. Engoli em seco.

- Não é aqui não moço, é ali naquele outro balcão. Justamente o que eu estava. Voltei olimpicamente e fazendo uma força danada para ficar calmo.

- Moça, a funcionário do outro lado disse que era aqui mesmo que trocava o livro… Roguei desesperado. Nesse ponto os três, Castilho, Arruda Fialho e Nei Leandro olhavam para mim balançando suas pedras de gelo dentro do copo. “Esses caras querem me matar”, pensei.

- Pois não é não, ela disse já meio aborrecida. Volte para onde veio, porque é lá mesmo que troca o livro.

Voltei e fui instado a voltar novamente para onde tudo começou. Aí a moça, que não era mais a mesma, me perguntou:

- O que o senhor deseja?

- Uma dose de uísque e um salgadinho, por favor. (LS).


NOTAS


ARENA DAS DUNAS
A governadora Rosalba Ciarlini e o prefeito Ney Lopes Júnior receberam a imprensa potiguar na manhã desta quinta-feira, 27, para um café da manhã no canteiro de obras da Arena das Dunas, onde foi apresentado o balanço das atividades de 2012 da construção do estádio que receberá os jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014. O evento também contou com a presença do secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Demétrio Torres, diretor da Arena das Dunas, Charles Maia e autoridades locais.

SALVAMENTOS
O Corpo de Bombeiros vai implantar a Operação Réveillon Seguro para garantir a segurança da população que irá comemorar o novo ano no RN. Tanto nos dias que antecedem a festa, através das análises e vistorias dos locais de queimas de fogos em Natal e no interior do Estado, como no dia 31, com a ativação de Postos Avançados de Salvamentos (PAS). A Corporação objetiva diminuir o tempo resposta nos atendimentos de combate a incêndio, salvamento terrestre e aquático e pré-hospitalar.

ADIAMENTO
Foi anunciada para essa sexta-feira (28), a votação das duas mensagens restantes encaminhadas pelo governo na pauta da convocação extraordinária da Assembleia Legislativa. A votação não ocorreu nesta quinta-feira, como estava previsto, por falta de quórum. Estavam presentes no plenário 14 deputados e eram necessários 13, no entanto, os deputados José Dias (PSD) e Fernando Mineiro (PT) anunciaram que não iriam dar quórum à votação.

PROTESTO
Nesta sexta-feira, 28, moradores de Natal, articulados através das redes e mídias sociais, se organizaram para levar o lixo de suas casas e o contido no centro da cidade para as portas da Prefeitura Municipal do Natal. O protesto ocorre em face ao abandono que toma conta da cidade, já que desde segunda-feira a coleta de lixo parou de ser efetuada pelas empresas terceirizadas responsáveis pela função. Diariamente o montante que deixou de ser coletado chega a 750 toneladas de lixo, três milhões de quilos de lixo desde segunda feira.

FOGOS
Queima de fogos na Ponte Newton Navarro, na beira-mar de Ponta Negra e Show da Virada – das 21h30 às 04h45 – na Praia do Meio, com as atrações: Uskaravelho, Deixe de Brincadeira e Forró dos Balas. Esta é a programação do Réveillon de Natal definida em reunião na Governadoria, na manhã desta quinta-feira (27), com a participação de representantes de onze entidades ligadas ao Governo do RN e da Prefeitura Municipal do Natal e a Infraero.

OPERAÇÃO VERÃO
Verão, nesta sexta-feira (28), e as ações da Polícia Militar do RN seguirão até 13 de fevereiro de 2013, após o período de carnaval. Serão empregados 400 PMs em cada turno, totalizando um emprego diário de 800 PMs de serviço extra na Operação Verão. O primeiro turno será das 10h às 16h e o segundo das 16h às 22h, podendo ser ajustado de acordo com a necessidade do serviço em cada área de policiamento. Em dias de grandes movimentações, o policiamento será intensificado, seja durante o dia ou à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário