quinta-feira, 13 de maio de 2010

.

Secretaria de Educação do RN assina termo de cooperação técnica pela melhoria do ensino de Enfermagem no Estado

Acontece nesta quinta (13) de maio, às 9h40, durante a realização da 71ª Semana Brasileira de Enfermagem, no Hotel Imirá, assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte – SEEC, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte(COREN-RN) e a Associação Brasileira de Enfermagem seção do Rio Grande do Norte(ABEn-RN) visando contribuir para melhoria na qualidade do ensino de nível médio de enfermagem. Além disso será renovada a portaria publicada em junho do ano passado que designa uma Comissão Permanente de Técnicos da SOINSPE(Subcoordenadoria de Organização e Inspeção Escolar) /COREN/ABEn com finalidade de avaliar as condições técnico administrativas e pedagógicas dos Cursos de Técnicos em Enfermagem, oferecidos no RN.

A idéia da parceria é inédita no Brasil e surgiu da necessidade de acompanhar a qualidade das escolas do RN, devido a denúncias recebidas pelas instituições de falta de condições estruturais de alguns estabelecimentos, de prestarem um ensino de qualidade, isso, consequentemente, refletindo na qualidade dos cuidados de enfermagem prestados à população. Diante dessa realidade os representantes do COREN e da ABEn solicitaram a SOINSPE a realização dessa parceria para reavaliar, conjuntamente, o processo de abertura, reconhecimento e renovação das escolas de enfermagem.

Para a presidente do COREN-RN Alzirene Nunes de Carvalho a situação atual é preocupante com assustadora ampliação do número de escolas, de forma indiscriminada, destacando que este trabalho serve de exemplo para todo o país, uma vez que, intervir nesse processo contribuindo com a qualidade do ensino significa garantir que o cidadão tenha cuidados de saúde adequados.

Desde julho de 2009 essas avaliações das escolas vem sendo realizadas. Nesse período foram visitadas 20 instituições de ensino de enfermagem no RN, sendo apresentadas propostas de melhoria e reestruturação destes estabelecimentos. A maioria das escolas avaliadas já tomou providências fazendo as adequações solicitadas.

Apesar dos bons resultados alcançados, a comissão reconhece a necessidade de continuidade do trabalho, inclusive, incluindo outros aspectos escolares nesse processo de avaliação.

Acompanhe outros assuntos que serão debatidos neste quinta (13):

8h Palestra: Espaços Sociais e o poder político: desafios para a enfermagem

Enf. Luzia Bessa Presidente do Conselho Estadual de Saúde

Enf. Sonane Maria Costa Presidente do cosems

Enf. Maria da Graça Lima - Secretária Municipal de Mossoró

10 h Assembléia de reativação do Sindicato dos Enfermeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário