sexta-feira, 30 de julho de 2010

Micarla defende municípios do Nordeste na reunião da Sudene

FOTO: Canindé Soares

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, participou, na tarde desta quinta-feira (29), da reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene, em Recife, como representante dos prefeitos da região Nordeste. Durante o encontro, a chefe do Executivo natalense participou de debates sobre temas como os investimentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para o ano de 2011, e defendeu as cidades nordestinas, solicitando maior apoio pelas sérias dificuldades enfrentadas, com ênfase nos problemas financeiros ocasionados pela queda de receita.



“Considero muito importante o conselho e órgãos como a Sudene, para que nossos municípios, que estão passando por uma crise financeira sem precedentes, possam encontrar saídas, auxílio e, desta forma, voltarem a se fortalecer e se desenvolver. Por isso, deixo aqui o apelo para que a Sudene e os governos estaduais apóiem as prefeituras, já que é no município onde as pessoas vivem, onde os problemas ocorrem”, declarou a prefeita do Natal.





Logo no início da reunião, Micarla de Sousa foi apresentada como nova integrante do Condel. A chefe do Executivo natalense ocupa o cargo por indicação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com a missão de representar os integrantes da entidade. “É uma honra representar os prefeitos do Nordeste. O conselho é muito importante para que se possam discutir os projetos que irão fazer diferença para os municípios”, afirmou.



“Tenho certeza que a prefeita Micarla de Sousa contribuirá muito para o conselho. É um prazer tê-la conosco”, declarou o superintendente da Sudene, Paulo Fontana, em nome de todos os demais conselheiros. Fontana apresentou os resultados preliminares das discussões relativas ao enquadramento das empresas nas linhas de crédito das instituições financeiras oficiais.



Já o diretor de Gestão do Desenvolvimento do Banco do Nordeste, José Sydrião de Alencar, apresentou os números de operação e contratos do FNE, contabilizados pelo BNB em 2009. No Rio Grande do Norte, foram 683.331 contratações, o que representa 7,5% do total.



Esta foi a 10ª reunião ordinária do Conselho da Sudene e a pauta incluiu ainda assuntos como a votação do relatório anual do FNE e mudanças no regimento interno do Condel. Os conselheiros também debateram a respeito das ações do Governo Federal em prol das cidades atingidas pelas enchentes em Alagoas e Pernambuco.



O Condel é o órgão máximo de articulação e decisões estratégicas da Sudene, responsável por estabelecer diretrizes e prioridades para o desenvolvimento da região Nordeste. O suplente da representação da FNP no Condel é o vice-prefeito de Salvador/BA, Edvaldo Pereira Brito.



O Conselho Deliberativo da Sudene é integrado pelo Presidente da República, nove ministros de Estado, 11 governadores da área de atuação do órgão, três prefeitos, três representantes da classe empresarial, três representantes dos trabalhadores e o presidente do Banco do Nordeste.



A reunião desta quinta-feira do Condel contou ainda com a presença do presidente do Banco Nordeste, Roberto Smith; o ministro da Integração Nacional, João Santana; o secretário Executivo da Fazenda, Nelson Machado; o governador de Pernambuco, João Soares Lyra Neto; o vice-governador do Ceará, Francisco José Pinheiro; o representante da Federação Nacional da Indústria, Roberto Proença de Macedo; o representante da Confederação Nacional do Comercio, Francisco Valdecir Cavalcanti; o representante da Confederação Nacional do Trabalhadores da Indústria, José Fernando Pereira da Costa; e do representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comercio, Osanan Gonçalves dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário