segunda-feira, 26 de julho de 2010

“Vergonha”

Essa foi a resposta do ex-piloto de Fórmula Um, Nick Lauda, a uma emissora de televisão após o Grande Prêmio da Alemanha. Isso mesmo, um dos maiores pilotos do mundo sentiu vergonha depois de assistir a atitude antidesportiva da equipe Ferrari que mandou o piloto Felipe Massa, que estava ganhando a corrida, desacelerar para que o espanhol Fernando Alonso, seu companheiro de equipe assumisse o primeiro lugar e vencesse a corrida.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que libera as imagens da corrida permitiu que várias vezes a conversa do piloto com o seu engenheiro fosse ao ar, bem como o momento da ultrapassagem, quando Felipe Massa visivelmente tirou o pé do acelerador. Depois, outra conversa estarrecedora, quando o engenheiro elogia Massa, dizendo ser ele magnânimo.

“Fernando está mais rápido”, disse o engenheiro. E daí? Se o espanhol queria passar que passasse esportivamente, no braço, como um craque do volante e não por meio de um jogo desleal que horrorizou o mundo inteiro, que espera ver numa corrida apenas a competição, porque não basta apenas estar mais rápido. Tem que saber entrar nas curvas, frear nos momentos certos, achar o ponto de gravidade ideal para tentar uma ultrapassagem, enfim, muitos fatores que fazem a diferença dentro de uma pista.

Felipe Massa estava visivelmente decepcionado. Mais para triste do que para raivoso. Afinal, ele estava com a vitória nas mãos. Pilotava com maestria e com todos os cuidados necessários para se manter na ponta e perdeu pela desonestidade de uma equipe que não entende o que é competição e utiliza de meios espúrios para garantir apenas o seu nome no rol dos vencedores.

A vergonhosa Fórmula Um vai perder muitos apreciadores se continuar permitindo esse tipo de coisa. Essa corrida deveria ser anulado e os envolvidos nessa fraude esportiva banidos do ambiente da categoria, mas isso exclui o piloto que foi vítima, na caso Massa, porque do ambiente onde controlam toda telemetria dos carros os engenheiros também podem reduzir o giro de um motor. Ou seja, se correr o bicho pega. (LS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário