sexta-feira, 30 de julho de 2010

ARTESANATO POTIGUAR É DESTAQUE NO ÚLTIMO DIA DA SBPC

Os artesãos do Centro de Artesanato de Natal expõem até amanhã (30) seus trabalhos na 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que está sendo realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde o dia 25 de julho. “A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas articulou a participação de 35 artesãos na maior feira cientifica da América Latina, visando estimular e dinamizar ainda mais a venda do artesanato potiguar”, afirma Neto Leal, Coordenador do Artesanat.

Os artesãos estão expondo seus produtos no Centro de Convivência da UFRN e dentre as peças vendidas estão telas, marchetarias, trabalhos em cordas, em velas, com grãos de arroz, bambu e pinturas em azulejos. “Todo esse incentivo da Prefeitura do Natal resulta em sucesso de vendas. Já contabilizamos mais de 10 mil reais em vendas na SBPC, beneficiando diretamente os artesãos de Natal.”, afirma Neto Leal.

Eventos como esses são importantes porque facilitam a comercialização, divulgam e expõem os produtos dos artesãos. “Levamos 15 artesãos para a Brasil Mostra Brasil de João Pessoa, que realizou-se de 9 a 18 de julho no Espaço Cultural José Lins do Rego, e nossa participação foi um sucesso, elogiada até pela organização do evento. Levamos renda de bilro, trabalhos em pintura, bonecas artesanais, trabalhos com pimentas e cestarias em jornal, dentre outros”, afirma o Coordenador do Artesanat.


Os artesãos beneficiados pelo Artesanat participarão ainda da Multifeira Brasil Mostra Brasil, que se realizará de 13 a 22 de agosto, no Centro de Convenções de Natal. A Prefeitura terá um estande com 15 artesãos e produtos de mais outros 200 profissionais. “Na feira do ano passado as vendas foram superiores a 15 mil reais. A expectativa para 2010 é que esse número ultrapasse 20 mil reais”, afirma o Coordenador do Artesanat. Atualmente o Centro de Artesanato contabiliza quatro mil artesãos cadastrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário