sexta-feira, 30 de julho de 2010

Seturde discute segurança pública com trade turístico


A secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) da Prefeitura do Natal promoveu na manhã desta quinta-feira (29) uma reunião para debater a segurança pública no trade turístico e comércio de Natal.

Coordenada pelo titular da Seturde, Tertuliano Pinheiro, o encontro reuniu representantes da Polícia Militar, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Câmara de Dirigentes Logistas de Natal (CDL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), empresários da hotelaria, além dos secretários municipais de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Leocádio, e do Trabalho e da Assistência Social, Alcêdo Borges.

“Essa é a oportunidade que os empresários do turismo têm para conversar com os órgãos de segurança pública, colocando suas necessidades e sugerindo ações que possam auxiliar no combate e na prevenção da criminalidade. A nossa proposta é que essas reuniões passem a ser mais frequentes”, disse o titular da Seturde, Tertuliano Pinheiro.

“Este é um momento extremamente importante para nós, pois estamos estreitando essa interação com os órgãos de segurança pública para darmos sugestões, contribuindo para a melhoria da segurança pública”, elogiou o presidente da Abrasel, Max Fonseca.

Rede Segura

Na ocasião a Polícia Militar realizou uma apresentação sobre o trabalho ostensivo da PM. Na sequência do secretário da Semdes, Sérgio Leocádio, apresentou aos empresários e representantes do trade turístico a proposta inovadora em segurança pública preventiva do programa Rede Segura.

A finalidade do Rede Segura é criar um cinturão de comunicação via rádio, interligando hotéis, restaurantes, condomínios residenciais, comércio e taxistas que entrarão em contato com a central de comunicação da Semdes para comunicar ocorrências de segurança pública. De acordo com Sérgio Leocádio, as informações recebidas serão repassadas para os órgãos de segurança competentes para averiguar as situações.

Há cerca de quatro meses o programa vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social e entrará em operação na primeira quinzena do mês de agosto. A Rede Segura representará um investimento anual para a Prefeitura do Natal de R$ 8 mil, através da locação do sistema via rádio.

“É uma tecnologia extremamente barata e eficaz na prevenção da segurança pública destes setores, além de possibilitar um levantamento estatístico de ocorrências que será remetido através de relatórios para a polícia posteriormente elaborar seus planejamentos de segurança em médio ou longo prazo”, explicou o titular da Semdes.

A proposta do Rede Segura foi elogiada pelos empresários. “Eu parabenizo esse encontro porque foi muito produtiva a discussão e, principalmente por conhecer o projeto Rede Segura da Secretaria Municipal de Segurança. Saio daqui com uma sensação de segurança pública ampliada”, disse o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares, Paulo Gallindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário