quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Projeto sairá do papel?

Paulo Correia
Jornalista

O projeto de Lei de autoria do deputado estadual Antônio Jácome que visa punir com multa de R$ 4.500 os donos de estabelecimentos comerciais que venderem bebidas alcoólicas para adolescentes sairá do papel? A pergunta que faço é por conta da aprovação da referida Lei pelo governo do RN, e que entrará em vigor em breve. Será que os nossos policiais ou algum órgão responsável por essa questão terá equipes suficientes para averiguar todos os bares, restaurantes, botecos e carrinhos de lanche?

A idéia de Antônio Jácome é completamente louvável, mas muito difícil de ser posta em prática, visto que o incentivo ao consumo de álcool é massificado por aqui. Durante todo o ano é martelado na cabeça da nossa juventude que beber, cair e levantar é a coisa mais fantástica a se fazer. Que beber até topar é coisa de cabra macho. Fora isso, a nossa atual safra musical, com Aviões, Garota Safada e outros do gênero, são pródigos em ensinar que beber muito é o primeiro passo para conquistar as mulheres e que elas também devem seguir o mesmo exemplo para agarrar seus namorados ou paqueras. Sei não Jácome, mas acredito que seu projeto de Lei vai encher de água. E volto a escrever: é uma pena.

Os números de mortos e feridos por conta do excesso com bebidas alcoólicas são do conhecimento de todos nós. E a falta de responsabilidades do jovem também é. Junte esses pontos e você, caro leitor, saberá o real estrago dessa filosofia do beber, cair e levantar. O projeto do deputado Antônio Jácome, se realmente for cumprido até o final, terá o que mostrar a sociedade potiguar: exibirá para todos, que com medidas simples o risco nas ruas e estradas, nas festas e no seio familiar, diminuirá consideravelmente.

O jornalista e escritor Caco Barcellos tem uma teoria interessante sobre essa associação entre consumo excessivo de bebidas alcoólicas e violência. Ele diz que muito das mortes no Brasil são casos simples de discussão entre amigos e familiares que, encharcados de álcool, partem para o confronto direto. No fim, o resultado é o que lemos todos os dias nos jornais, principalmente nas edições da segunda-feira: a morte por facadas e tiros entre pessoas que se conhecem e que tombaram dentro ou próximo a um bar.

Desejo boa sorte ao projeto de Lei aprovado pelo governo estadual e que ele consiga ser posto em prática de imediato. Os pais do Rio Grande do Norte agradecem.

Vamos cobrar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário