quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tangará: O maior número de participantes do Projeto Útero é Vida em 2010

A cidade de Tangará, na região Trairi, recebeu nesta quarta-feira (24) a caravana da saúde do Sistema Faern/Senar, que promoveu mais uma edição do Projeto Útero é Vida. No município, a Fazenda Irapuru e mais outras 20 comunidades próximas foram às atendidas pelo programa.
Em Tangará, a surpresa foi da equipe de enfermeiros e técnicos da instituição. Afinal, não foi em todas as edições que o número de atendimentos passou dos 200 exames de prevenção contra o câncer no colo do útero. Um sucesso que foi medido pelos três ônibus lotados que trazia as agricultoras de 20 comunidades para o local dos atendimentos médicos, a Fazenda Irapuru.
“Fiquei muito feliz e surpreso com todas essas mulheres dispostas para os exames”, explicou o gerente de Aprendizagem Rural do Senar, Ubirajara Araújo, que viajou até a cidade substituindo o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira.
A participação das mulheres da Zona Rural de Tangará também agradou ao prefeito do município, Jorge Bezerra, que participou do evento na entrega dos brindes e acompanhou os primeiros momentos da ação na fazenda. “É com muita alegria que vejo todas essas senhoras aqui. A participação delas é a prova viva que o Projeto Útero é Vida é um sucesso consolidado. Só tenho que agradecer a todas elas e a Faern/Senar pela idéia”, agradeceu Bezerra.
O câncer de colo de útero predomina nas regiões com índices sócio-econômicos desfavoráveis e precários em condições de higiene e infraestrutura e atinge principalmente mulheres em idade fértil. Uma das formas de contagio é por meio de doenças sexualmente transmissíveis.
Estima-se que no Brasil este tipo de câncer seja a terceiro mais comum entre as mulheres, representando 10% de todos os tumores malignos.

Paulo Correia

Agência ECO de Notícias

De Tangará RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário