sábado, 27 de novembro de 2010

Treinamento aeromédico

Esse será o primeiro treinamento desse tipo realizado pelos profissionais do Samu Natal. Ao todo estão sendo oferecidas 20 vagas, destinadas a médicos e enfermeiros. O curso, com duração 16 horas aula, acontece nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro e será ministrado pelo Tenente PM Djalma Romualdo, diretor do Ceiopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas do RN) e Capitão PM Rodrigo Pimenta, piloto da Força Nacional de Segurança Pública.

O objetivo do treinamento é habilitar os profissionais do Samu a realizar com segurança e destreza o transporte aeromédico de pacientes. “Já tivemos que realizar resgates em longas distâncias usando a aeronave do governo. Se acontecer novamente, precisamos estar preparados”, explica Wilma Dantas, coordenadora de enfermagem do Samu Natal.
O curso vai ensinar a posição correta dos tripulantes dentro da aeronave em casos de vôos de socorro, as medidas de a serem adotadas durante pousos e decolagens, e como entrar e sair dos helicópteros com segurança. Além disso, vai esclarecer também todas as regras para o transporte eficiente dos pacientes, como o posicionamento correto das macas e os diferentes procedimentos que podem ser feitos durante o vôo. “Muita gente não sabe, mas o soro em grandes altitudes desce com dificuldade. Esse é apenas um detalhe que os profissionais precisam estar atentos”, observa Wilma.
As aulas teóricas serão realizadas na parte da manhã no pátio do Samu Natal, e as práticas durante a tarde, com o auxílio do helicóptero do Ceiopaer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário