sexta-feira, 20 de maio de 2011

Boletim da ONG Baobá

Caros amigos,
Trago notícias sobre cicloturismo, audiência pública e a da abertura do Festival Uranium Film. Antes transcrevo um pensamento de Roberto Zanaga Zitilin proprietário da Ecotec “O objetivo é sensibilizar todos para uma mudança de postura, como abandonar o imediatismo e passar a pensar mais em longo prazo, ser menos imediatista e agir em prol do coletivo, além de entender que parcerias são relações de ganho mútuo”.
 
Cicloturismo
Com o apoio da Associação dos Ciclistas do RN, do Rapadura Biker e do Tirol Bike, o grupo de ciclistas Tirol Bike Norte convidam para o Cicloturismo de Maio, uma extraordinária aventura de bicicleta entre dunas, coqueiros e o infinito mar do litoral potiguar.
Incentivo de leitura
Desta vez estamos solicitando um livro de cada ciclista, no qual serão doados para a biblioteca da praia de Muriú, como também estaremos levando uma árvore de pau brasil para ser plantado na Escola Municipal Augusto Xavier de Góes. Desta forma essa ação visa a promoção do ecociclismo com o incentivo da leitura para a comunidade visitada e também alertar a população local para a necessidade urgente de arborização de suas ruas e praças.
Café da manhã
Será servido na Escola Municipal Augusto Xavier de Góes, localizada na Av. Antonio Basílio (Av. Principal de Muriú) próxima ao Clube de Veranistas, onde terá uma equipe da SETMADE para nos recepcionar.
Serviço
Projeto: Cicloturismo Natal Muriu Natal
Quando: 21/05/2011 (sábado)
Concentração: Praça Augusto Leite/Tirol
Horário: 5:30h às 6:00h
Partida: 6:00h
Roteiro: Av. Afonso Pena, Ladeira do Sol, praias e Ponte de Todos. Seguiremos por Redinha, Santa Rita Genipabu, Barra do Rio, Graçandu, Pitangui. Em Pitangui iremos pelas RN 305 e 306 até Muriu.
Obs.: 1. A travessia da balsa de Barra do Rio é R$1,00 de ida e R$1,00 da volta.
2. Levar: água, tangerina, barrinha de cereal, kit de remendo ou uma câmara de ar reserva. 3. levar um livro para ser doado a biblioteca da comunidade visitada.
Total percurso: 70km
Contato: Kathy 8814.9844, Benilton 9982.8905, Camboim 8803.5352 ou Haroldo 8815.2289
Vale Bicicleta
Ontem, dia 18 de maio, o vereador George Câmara, realizou uma audiência pública para discutir a necessidade da implantação em nossa cidade de vias expressas para bicicletas.
Foi um acontecimento importante e esperado por muitos, o plenário da Câmara Municipal ficou completamente lotado. Haviam representações de todos os grupos de ciclistas da cidade, entre eles: Claudia, Benilton e Raimundo da rapadura Biker, Carlinhos da Mundial Ciclo, e seus vários ciclistas; Camboim e Márcio, representantes do Bike Tirol; Angelike e Claudia, representando a Acirn; Fábiano, Wilson e Neide, representando a Bicicletada Natal e Kathy representando a Bike Tirol Norte. Outras pessoas presentes vou citar no relato abaixo, mas haverá muitos que não escrevi, por isso peço desculpa antecipadamente.
Plano cicloviario
Os debates foram presididos pelo vereador George Câmara, em seu discurso frisou que andar de bicicleta em Natal virou risco de morte e a cidade precisa se estruturar com ciclovias, incentivando assim hábitos saudáveis para a população; Maria Gerlane do IFRN, que havia feito uma campanha para ciclovias na cidade, entregou o documento com oito mil assinaturas para o vereador; o engenheiro Fernando, representando a Secretaria da Semop do município, entrega para o vereador George um documento da “Proposta do Plano Cicloviario para a cidade de Natal”; Sonia Cardoso, presidente da Federação de Ciclismo do RN, Santiago representando a Bike Tirol; Marcos Lemos, representando a Bicicletada Natal e Haroldo Mota, representando a Acirn e a OnG Baobá. Depois que todos falaram da importância dessa audiência e do uso da bicicleta, foi passada a palavra para os vereadores presentes.  
Ciclovia já
O vereador Júlio Protásio lançou sua proposta de “Ciclovias Já” e chamou a atenção da sociedade para a qualidade do óleo dieesel que é vendido pela Petrobras na cidade e o vereador Raniere Barbosa chamou a atenção dos investimentos da prefeitura com relação do uso da bicicleta na cidade e falou também sobre a construção do prolongamento da Prudente de Morais onde observou que não há  vias expressa para bicicletas.
Em seguida foi a vez de Francisco Iglesias, representado a Aspon e discorreu sobre as inúmeras vantagens da implantação de ciclovias para a cidade.
Logo após, Sr. Enilson Araujo, diretor do campus da IFRN, que enalteceu o trabalho de Maria Gerlane na luta pela construção do documento das assinaturas, transcorrendo no ápice desta audiência.
Larissa Lorena, do grêmio do IFRN, fez lembrar o dia 18 de maio em comemoração ao dia dos povos indígenas da América; o Sr. Josmar da loja Bike Aventura, fez um fervoroso discurso por ciclovias; o Sr. Magnus, assessor do vereador Edivan Martins, fala do planejamento ferroviário/cicloviario; o Sr. Armando do Ciclistas em Movimento, contempla uma parceria com a IFRN para um fórum permanente sobre o movimento;  Renato Galdino, lembrando os últimos acidentes envolvendo ciclistas; Rodolfo Alves que discorreu sobre as praças em Ponta Negra e também da greve dos ônibus, correlacionando os assuntos com a bicicleta; Toni do Movimento dos combustíveis mais barato já, fala da importância dos movimentos sociais; Prof. Roderick Fonseca, do IFRN, lembra o infinito uso da bicicleta na Alemanha quanto por lá morou; Sandra Almeida da Acirn, contribui com proposta de sinalização para cidade.
Prefeito do Povo
Foram mais de 15 pessoas que falaram e por fim o intitulado “Prefeito do Povo” Sr. Ridalvo Felipe, representando o Jornal o Público, fez uma ótima sugestão a prefeitura de Natal, em criar o “Vale Bicicleta”, pela distribuir de 10.000 bicicletas para a população da cidade.
Por fim o vereador George Câmara convoca algumas pessoas para dar continuidade no trabalho, que esta sendo desenvolvido em seu gabinete, com a presença do advogado Sr. Saddock, na elaboração do projeto que irá apresentar
a Câmara Municipal em decorrência do projeto de lei do vereador Edivan Martins.
Em nossa contribuição final, frisamos que é necessário uma política cicloviario estadual que integre todo o estado nessa malha expressa. Benilton Lima, do grupo Rapadura Biker já me avisou que fará essa articulação política.
A luta continua
No mais... a luta continua, e todos são unânimes que é urgente a intervenção urbana na região metropolitana da grande Natal, pela modificação e melhoria da mobilidade na integração do sistema: trens, ônibus e bicicletas.
Vejam mais no endereço abaixo:
Trem Bike I
Gostaria de compartilhar com vocês a publicação do artigo que foi divulgada no site O ECO, sobre o nosso projeto Trem Bike da Acirn em parceria com a CBTU, do cicloturismo para a cidade de Ceará Mirim.
Portanto, todos nós estamos de parabéns pela divulgação das ações da ACIRN, que esta dentro dos nossos princípios que é divulgar a bicicleta como um meio alternativo frente as mudanças climáticas, um forte aliado na promoção da saúde e um grande integrador social.
Segue abaixo o endereço da reportagem
O brilho no Rio de Janeiro
Foi um verdadeiro sucesso a abertura do Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear que aconteceu na cidade maravilhosa com o lançamento do filme Chernobyl, uma história natural? Do diretor Luc Riolon, França, 2010, 90 min, no dia 16 de maio, no CineMaison.
Vejam a programação do Festival
Telefone: 0055 - 21-2507 6704
"O Retorno do Navajo Boy"
Filme do diretor Jeff Spitz dos EUA, 2008, 57 min, é um dos oito melhores filmes do 1 º Festival Internacional de Filmes de Energia Nuclear, no Rio de Janeiro. O documentário de Jeff Spitz conecta astros de Hollywood com o sofrimento dos povos indígenas do sudoeste dos EUA, o Navajo (Diné), que sofre até hoje por causa da mineração de urânio, que teve lugar em seu território e usados ​​miss-informado povo Navajo como mineiros de urânio e barata de criar as primeiras bombas atômicas!
Júri composto por cientistas
Jornalistas, produtores e especialistas em cinema escolheu "O Retorno do Navajo Boy", juntamente com outros setes documentários e filmes entre os 34 para as sessões oficiais de filmes selecionados para concorrer na premiação para o melhor curta e o melhor longa-metragem do festival. Os outros filmes selecionados são:
Into Eternity
Diretor Michael Madsen, Dinamarca, 2009, 75 min. O filme questiona se um depósito seguro dos resíduos radioactivos de centrais nucleares é possível ou não? Quem vai proteger o resíduo extremamente radioativo, pelo menos, cem mil anos?
Batendo a bomba
Por Matt diretor Wolfgang Patel e Meera, Reino Unido, 2010, 71 min. É um filme muito bem produzido sobre o movimento pela paz na Grã-Bretanha contra a bomba atômica.
Om sonder faller Bergen (Abaixo da superfície)
Pelo director Klara Sager Suécia, 2010, 35 min. É um filme simples, mas claros sobre uma comunidade local e população indígena no norte da Suécia e uma mineradora internacional de prospecção de urânio. A população local tem medo é contra a prospecção de urânio e contra a mineração, porque eles dependem dos recursos naturais locais, como as renas.
Clima de esperança, Austrália
Por Ludlam Administração Scott e José Garcia, 2007, 30 min. Esse filme mostra todo o ciclo da energia nuclear, desde a mineração de urânio em usina nuclear e sua relação com o efeito estufa. É um filme muito interessante, ideal para escolas e universidades. Ele diz: "A energia nuclear é produzir uma grande quantidade de CO2 e por isso não irá salvar o mundo contra o aquecimento global!
Urânio 238: La Bomba del Pentágono Sucia (A Bomba Suja do Pentágono)
Um filme, que se tornou ainda mais importante durante as últimas 4 semanas, é um documentário feito pelo cineasta Costa-riquenho Pablo Ortega, 2009, 28 min. O filme fala sobre uma questão nuclear, que é pouco conhecida no mundo: os foguetes e bombas com urânio empobrecido, que são radioativos e usados ​​pelos EUA em guerras internacionais como o Iraque e muito provavelmente durante a guerra em curso na Líbia. As conseqüências do uso dessas bombas são terríveis para a população local e os próprios soldados que fazem uso deles.
Vale a pena mencionar que em abril passado, o governo da Costa Rica se tornou o segundo governo do mundo a proibir este tipo de munição. O urânio 238 é uma estréia brasileira.
Césio 137 - O Brilho da Morte (Césio - O brilho da morte)Um curta documentário feito no Brasil em 2003 pelo Diretor Luiz Eduardo Jorge é o último finalista. "É um filme marcante", diz o professor João Luiz Leocádio. Este filme sobre a Chernobyl do Brasil, acidente nuclear que aconteceu em 1987 na cidade de Goiânia, questiona a competência das autoridades nacionais brasileiras sobre segurança nuclear. "O filme revela que além da questão das usinas nucleares de Angra 1 e 2, do Brasil e do mundo também deve discutir a questão dos resíduos nucleares de hospitais e centros de radiologia. Todos podem ser afetados!" diz o jornalista ambiental Norbert G. Suchanek e Diretor Geral do Festival de Cinema de urânio.
Os juízes do Festival
João Luiz Leocádio, Professor de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro); Dawid Bartelt, diretor da Fundação Heinrich Boell, o Brasil Office; Angelo Antonio Duarte, jornalista e professor de Cinema e Áudio da Comissão Técnica Escola Adolpho Bloch – FAETEC; Marco Fadiga, Produtor do Caju Filmes e Diretor Técnico do 1 º Festival Internacional de Cinema de Energia Nuclear e Norbert G. Suchanek, ambientalista, defensor dos direitos humanos Jornalista, cineasta e Diretor-Geral 1º Urânio Film Festival.
Alguns Linck de Publicação do Festival
Hier TV Interview / Reportage zu unserem Uranium Festival.
O Mundo Perde um dos seus maiores conservacionistas
Faleceu segunda-feira (dia 9), um dos maiores especialistas em áreas protegidas em todo mundo. O americano Kenton Miller que dirigiu nos anos 80 a União Mundial pela Conservação da Natureza (IUCN) mentor de toda uma geração de profissionais dedicados à criação de parques nacionais e outras categorias de áreas protegidas. Miller aconselhou governos de diversos países da América Latina. Ele assessorou pessoalmente a preparação do primeiro plano de manejo feito no Brasil, no Parque Nacional de Brasília. Leia a matéria completa de Gustavo Faleiros do O Eco no endereço abaixo
......................
E-mails recebidos
Por favor, façam ampla divulgação do artigo de Zoraide.
Abraços,
Sergio Dialetachi
Transporte de urânio: manifestação crescente em frente à prefeitura de Caetité, na Bahia
A frente da Prefeitura Municipal de Caetité, na Bahia,  está tomada por centenas de manifestantes, principalmente estudantes, que foram aguardar o desfecho da reunião que começou agora a pouco, na Prefeitura, com dirigentes da INB e representantes das entidades e movimentos sociais e populares para definir o destino da carga radioativa, estacionada desde a noite de domingo, no Batalhão da PM, em Guanambi.
A expectativa é grande e o resultado da reunião está sendo aguardado, com preocupação, não somente em Caetité, mas em municípios vizinhos, como Lagoa Real, Guanambi cujos moradores já se posicionaram  contra a permanência da carga nuclear, destinada para a Unidade de Concentração de Urânio em Caetité.
Envolvido em polêmica
O transporte da carga continua, pois segundo a INB traria 90 toneladas de urânio, mas se calcula que com tantas carretas usadas o material deve conter cerca de 170 toneladas de material radioativo. Ainda segundo a INB, o material vem para ser reembalado segundo as normas para transporte marítimo internacional e entrada na Europa.
Mas como o histórico do setor nuclear é de falta de transparência e muita ação sigilosa, a população de Caetité, que já conhece a falta de diálogo e de controle social sobre a atividade da mineração, não acredita nas explicações da INB. O Governo do Estado, por sua vez, através do Secretário de Meio Ambiente,  ligou para as autoridades de Caetité, buscando esclarecimento e revelando não ter sido informado antes sobre o carregamento atômico. O fato é que o IBAMA, CNEN e INB-Caetité, outra vez, estão sob severas criticas, com grande repercussão nos meios políticos, inclusive de parlamentares federais do PT, que tem se manifestado sobre o assunto. Não se sabe quem  autorizou este transporte radioativo que tem normas específicas e de SP, atravessou o território mineiro e baiano até chegar no sudoeste do Estado, tudo dentro da “normalidade” nuclear,  segundo declarou o coordenador do transporte, para quem a INB não precisa informar a governador nenhum, nem a prefeito nenhum, muito menos à população, sobre suas ações, devendo explicações apenas à CNEN e IBAMA.
A população de Caetité
Vinha sofrendo com tanta prepotência ao longo de mais de 11 anos de funcionamento da mineradora, está agora nas ruas, em estado de alerta permanente, disposta a não deixar a carga passar para o distrito de Maniaçu, onde funciona a mineração. Segundo se comenta, o prefeito de Caetité disse que estará ao lado do que a população decidir. E a população não quer esta carga, que não sendo lixo atômico, vai gerar lixo, numa unidade industrial cujas bacias de armazenagem de rejeitos estão saturadas, sendo este um dos motivos que levou a redução da produção de concentrado de urânio em Caetité, desde julho do ano passado.
Estas são as informações que nos chegaram agora e estamos pedindo para vocês divulgarem para suas listas de contato.
Zoraide Vilasboas
Coordenação de Comunicação
ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO PAULO JACKSON-Ética,Justiça,Cidadania
Salvador-Bahia
Peça você também ao Ministro Mercadante que faça este pronunciamento oficial e resolva a questão o mais rápido possível:
Pelo email: ministro@mct.gov.br
Pelo telefone do gabinete: (61) 3317 7505
Ricardo Baitelo
Coordenador da Campanha de Energias Renováveis - Greenpeace Brasil
Energy Campaigner Greenpeace Brazil
+55 11 3035 1155 (office)
+55 11 8361 0074 (mobile)
......................
Oi Haroldo tudo beleza!
Venho acompanhando a ONG Baobá e gostaria de dar os parabéns pelas ações!
Estamos com um canal de internet onde apresentamos um programa de aventura na CAJUTV,  o TaVentura todas as sextas às 14 horas.
Como sei que você faz e promove passeio de bicicleta e tem varias fotos e vídeos, gostaria de passá-los no nosso programa e enfatizar bastante o trabalho ambiental que vocês fazem.
Você poderia conceder uma entrevista, conosco?
att,
Ricardo SáObs.: ficamos a disposição para divulgar as ações da ONG
......................
Curso de Fotografia Digital tem inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para uma nova turma do “Curso de Fotografia Digital”, que acontecerá somente aos sábados. O curso é dinâmico e prático, voltado para ensinar conhecimentos e macetes da fotografia digital, desde seus equipamentos mais básicos até técnicas mais avançadas, discutidas e demonstradas em aulas teóricas e práticas, realizadas nos principais pontos turísticos e históricos de Natal.
O Curso de Fotografia Digital vai ensinar passo a passo tudo que o aluno precisa saber para fazer fotos profissionais usando as técnicas corretas para cada situação. Ao mesmo tempo, o aluno vai aprender como utilizar todos os recursos que a câmera digital oferece, melhorando substancialmente a qualidade de suas fotos.
O Curso de Fotografia é destinado aos iniciantes com duração de 06 sábados, incluindo uma viagem final para uma ‘expedição fotográfica’. O curso começará no dia 11 de junho (sábado), às 08 horas da manhã e será ministrado pelo jornalista e fotógrafo Alex Gurgel, que também é o presidente da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto).
Curso de Fotografia Digital
Início: 11 de junho (sábado)
Local: Practical Cursos (por trás da Igreja do Galo, Centro, Natal)
Horário: das 08h00 às 10h00
Investimento: R$ 280,00 a vista (ou 2 x R$ 150,00)
Informações: 3211-5436
........................
Estou vendendo dois racks Thule modelo Free Ride 530.
Valor R$ 200,00 cada.
Ambos tem pouquissimo uso.
Se alguem tiver interesse é só entrar em contato por este e-mail que passo o meu telefone.
Clebson Melo
……………………………..
Muito este festival do Rio; é uma pena que com isso não conseguimos parar as quatro usinas nucleares que o nosso querido Brasil está construindo, em fim o povo não tem forças para ir de encontro a um presidente e nossas forças política não está nem aí para o problema ambiental tão pouco para o risco que uma usina desta representa.
Ítala Viana
................
Minhas queridas e meus queridos,
Mais uma vez venho pedir sua ajuda para a divulgação do próximo encontro dos Diálogos Criativos, que acontecerá quarta-feira 25 de maio às 19:30. Em anexo o cartaz do mesmo, em Power Point, que pode ser impresso em tons de cinza (para não gastarem tinta colorida), o correspondente arquivo JPEG e o release do evento para que - caso possam e queiram - possam imprimir e colar o primeiro nos ambientes que freqüentam e divulgar os segundos em suas listas de contatos.
Muito obrigado de antemão mais uma vez pela ajuda e aguardo vocês lá, para viajarmos juntos (musicalmente) pela Nossa América!
Um forte abraço!
Antonino Condorelli
.................................
Prezados,
Informo que a Câmara Municipal resolveu me conceder o título de cidadã natalense. A solenidade será na Câmara Municipal de Natal no dia 19/05/2011 (quinta-feira) às 18horas. Fica aqui o convite (que tb segue em anexo) para  quem quiser e puder participar do evento. Será uma alegria poder compartilhar a ocasião com os parceiros de defesa do meio ambiente.  Um grande abraço. Gilka da Mata
......................
Domingo 29 de maio 2011
A Ecovila Pau-Brasil, o Instituto de Permacultura Pau-Brasil e o Restaurante Magias da Terra
Convidam para:
Jardinagem-Terapia
THEREZINHA EBERT
Informações e reservas:
Tel. (84)3237-0093 - 3237-2721 - 9913-7845
Vagas limitadas
Investimento: R$ 75,00
........................
Bom dia, Haroldo!
Precisei ficar em Recife hoje pela manhã e infelizmente não vou poder estar na audiência! Sorte ai amigo, vamos falando!
Abraço,
Edson
........................
Olá Haroldo,
Infelizmente não pude comparecer ao debate na Câmara dos Vereadores
hoje, pois estou passando uns dias em São Paulo.
Espero que o evento tenha êxito!
Abraço forte,
David Hassett
...........................
Haroldo obrigado pelas informações e por sua amizade.
Abraço,
José Ivo
..........................
Olá Haroldo!
Participei da audiência pública sobre a importância das ciclovias aqui em natal e gostaria de parabenizá-lo pela luta e a todos os que ali estavam com bons interesses.
Desejo que desse projeto saia resultados concretos e vamos continuar exigindo dos nossos representantes no governo.
Quero já estar na próxima audiência sugerida por Francisco Iglesias.
Conte comigo.
Abraço!
Luiz Ricardo Linhares
P.S.: Ao contrário do vereador Raniere, quero dizer que sou favorável a bicicleta elétrica. Creio que é a melhor opção para quem irá substituir o carro como veículo para o trabalho, já que moramos em Natal e não em Amsterdam, onde o clima é mais ameno.
................................

Atenciosamente,

Haroldo Mota
(84)9927.6555/8815.2289

Nenhum comentário:

Postar um comentário