terça-feira, 21 de junho de 2011

ENFIM UMA BOA NOTÍCIA SOBRE O WG

Projeto de Gastronomia do hospital Walfredo Gurgel é referência para o país

O Hospital Walfredo Gurgel (HWG) é a única unidade pública do país a ter um projeto de gastronomia hospitalar direcionado para a recuperação do estado nutricional do paciente. 

O projeto Cozinha Experimental do HWG foi destacado pela revista científica “Support Multipla” e será tema da publicação de dois livros de receitas. As nutricionistas Maria José Queiroga e Rita de Cássia Oliveira foram as precursoras do projeto que nasceu com o propósito de desenvolver receitas dietéticas, diante da necessidade também de incrementar o cardápio e melhorar a aceitação pelo paciente.
Considerado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) como um projeto piloto para implantação em outras unidades hospitales da rede pública, a Cozinha Experimental, consegue diminuir os níveis de desnutrição hospitalar, utilizando produtos integrais, como farelo de trigo, linhaça, soja e germe de trigo. Além de reforço na dieta de pacientes, o projeto também é direcionado aos profissionais que normalmente fazem refeição no hospital.
Segundo a nutricionista Maria José Queiroga, o projeto está contribuindo para desencadear na unidade o processo de humanização. Semanalmente, os funcionários do hospital assistem palestras, ministradas pelas nutricionistas, sobre a importância da gastronomia hospitalar, valorizando uma alimentação balanceada com produtos integrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário