segunda-feira, 27 de junho de 2011

LIXO

Colete seletiva será retomada nesta quinta-feira
A partir da próxima quinta-feira (30), a Prefeitura do Natal retomará o programa de coleta seletiva de materiais recicláveis nos bairros da cidade, começando por Ponta Negra, na zona Sul. Atualmente são recolhidas pelo programa 200 toneladas de material reciclável e a meta, até o fim deste ano, é ampliar a coleta para 600 toneladas. O retorno do programa está sendo possível por da iniciativa do Executivo Municipal, por meio da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), em contratar diretamente as cooperativas de catadores para realizar o trabalho.
A contratação das associações de catadores foi acertada durante uma reunião na manhã desta segunda-feira (27), com a participação da prefeita Micarla de Sousa; do coordenador do Núcleo de Ordenamento Urbano, Sérgio Pinheiro; o secretário do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra; o gerente de Meio Ambiente da Urbana, Heverton Rocha; o presidente da Rede Latino-Americana de Catadores, Severino Júnior, o presidente da Cooperativa de Materiais Recicláveis (Coopcicla), Francisco das Chagas Rocha e o vice-presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamar), José Paulírio Vicente.

“Com a retomada do trabalho dos catadores vamos ampliar o programa para a coleta de 600 toneladas de materiais recicláveis, o que irá triplicar o volume coletado hoje. Começaremos o trabalho pelos bairros das regiões Sul e Oeste e posteriormente nas regiões Leste e Norte. Da parte da Prefeitura vamos dar o suporte completo para que as cooperativas e associações de catadores possam fazer esse importante trabalho de sustentabilidade na nossa cidade”, detalhou Micarla de Sousa.


A contratação das cooperativas pela prefeitura representa um investimento de R$ 90 mil/mês. O Executivo municipal ainda irá oficializar a cessão de uso dos galpões aos catadores.


“Para todos os catadores isso é uma grande oportunidade que a Prefeitura juntamente com a Urbana está nos dando para melhorar nossas condições de trabalho. A gente quer se profissionalizar na atividade para não depender de programas sociais”, avaliou o presidente da Rede Latino-Americana de Catadores, Severino Júnior.


Atualmente as cooperativas contam com 180 catadores associados, e cerca de 200 trabalham de forma individual. Com a contratação das cooperativas pela Prefeitura, o presidente da Coopcicla, Francisco das Chagas Rocha, acredita que os catadores informais passarão a integrar as associações. “Há muito tempo esperávamos por essa iniciativa da prefeitura. Agora acredito que os catadores que hoje trabalham avulsos irão procurar as cooperativas, pois terão um ganho maior com o programa. Além de um benefício para o meio ambiente, é um ganho social para muitas famílias”, disse Francisco das Chagas.


Além da contratação das cooperativas e do suporte para a execução do trabalho (com a disponibilização de impressos, adesivos, camisetas, carro de som, articulação comunitária para realização da coleta seletiva, coordenação técnica e distribuição de um novo fardamento), a Prefeitura do Natal em parceria com a ONG WWF-Brasil irá reestruturar a coleta seletiva em conjunto com os catadores.


Coleta em Ponta Negra
Os catadores de materiais recicláveis estarão retomando a coleta seletiva em Ponta Negra nesta quinta-feira (30). No bairro a coleta acontecerá duas vezes por semana, sempre as terças e sábados.


O gerente de Meio Ambiente da Urbana, Heverton Rocha, informou que educadores ambientais da Companhia estarão no bairro já a partir de amanhã (28), para sensibilizar a população. “Nossos educadores irão percorrer as casas e comércios do bairro para sensibilizar a população a fazer a coleta seletiva e informa que o programa será retomado ainda nesta semana”, informou Rocha.


EJA
Além da retomada da coleta seletiva dos resíduos sólidos do município, os representantes das cooperativas de catadores de materiais recicláveis solicitaram à prefeita Micarla de Sousa a realização do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os trabalhadores.

“Muitos catadores querem concluir seus estudos para melhorar de vida. Já fomos contemplados com o programa por um tempo e temos pessoas que depois de participar de assistir as aulas hoje fazem faculdade. Então queremos que a prefeitura nos ofereça também esse atendimento na educação”, explicou Severino Júnior.


Em reposta ao pleito, a prefeita Micarla de Sousa encaminhou prontamente o pedido para avaliação do Gabinete Civil em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário