quarta-feira, 29 de junho de 2011

ESPERANÇA

Produtores de leite poderão ter boa notícia na sexta-feira

Os produtores de leite do Rio Grande do Norte que esperam receber os pagamentos atrasados referentes ao Programa do Leite desde 2010 poderão ter boas notícias por parte do atual Governo Estadual já na próxima sexta-feira (01). O sinal de esperança foi dado pelo secretário de Agricultura, Betinho Rosado, na reunião promovida entre ele e os representantes dos produtores de leite do estado.

A conversa ocorreu na manhã desta terça-feira (28), na sede da secretaria e contou com a participação das entidades que fazem o agronegócio potiguar, entre elas, a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), a Anorc, o Sindicato dos Produtores de Leite do estado e produtores de várias regiões. Na pauta, a resolução dos pagamentos atrasados aos produtores do estado e a formação de um comitê gestor para o Programa do Leite.
Na reunião, o secretário Betinho Rosado agendou para a próxima sexta-feira (01), no período da manhã, um novo encontro com os produtores de leite e, desta vez, com a participação do secretário de Planejamento, Obery Rodrigues e do secretário de Recursos Hídricos, Robinson Faria.

Problemas de 2010

Nesse novo encontro, os produtores rurais e os secretários tentarão firmar um acordo para por fim ao impasse com os pagamentos atrasados que já se arrastam desde outubro de 2010 (Os pagamentos referentes ao Governo Rosalba Ciarlini estão quitados. Os atrasados são referentes ao Governo anterior, de Iberê Ferreira) e a questão das licenças ambientais para os produtores rurais.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura, José Álvares Vieira, esse encontro poderá por um fim definitivo na angustia de muitos produtores e indústrias de laticínios. “Espero que esse encontro da sexta-feira seja produtivo. O que não podemos mais aceitar é esse silêncio em relação aos valores de 2010. Números que já batem na casa dos R$ 8 milhões. Os produtores de leite do estado esperam ansiosos por esse desfecho do caso”, ressaltou Vieira.

De acordo com Betinho Rosado, os pagamentos em atraso serão efetuados, mas pediu calma aos produtores e entidades representativas. “Sei dos problemas de cada um de vocês. Dos compromissos que precisam ser honrados. Mas peço um pouco de paciência para que possamos resolver essa questão o mais breve possível”, pediu Rosado.

Câmara setorial

Na reunião com Betinho Rosado os representantes dos produtores de leite do RN solicitaram que o Governo Estadual observasse com bons olhos a idéia de se criar um comitê gestor para o Programa do Leite. Na concepção dos produtores, essa seria uma forma de o programa obter um melhor gerenciamento técnico.

De acordo com Lirani Dantas, do Sindicato dos Produtores de Leite, o comitê gestor seria um grupo formado por representantes do Governo e das entidades do agronegócio ligadas com a produção de leite. “Seria uma junção de forças para melhor capacitar o Programa do Leite. Um grupo que saberia apontar novas alternativas para o projeto e que ajudaria na resolução de possíveis falhas do programa. Acredito que os produtores, a Faern, a Anorc e as outras entidades do setor somente iriam melhorar o andamento do programa”, ressaltou Dantas.

O secretário Betinho Rosado ouviu a idéia dos produtores e informou que o governo já desejava criar algo parecido para o programa. “A administração estadual tem um plano para criarmos uma câmara setorial que estudará o Programa do Leite na sua plenitude. E é claro que tentaremos aglutinar forças com os produtores e as entidades. Somente assim poderemos fazer o projeto andar sem maiores complicações”, explicou Rosado.

O presidente da Faern, José Vieira, acredita que esse poderá ser um caminho acertado, já que o Programa do Leite se encontra com problemas na sua logística. “Será sim, um apoio importante que poderemos fornecer ao Governo e ao programa. Acredito que ele ainda não está acabado, mas passando por um teste de fogo. Então daremos o nosso apoio para que ele continue”, finalizou José Vieira.

Paulo Correia / AEcoar

Nenhum comentário:

Postar um comentário