segunda-feira, 20 de junho de 2011

O VERDE ESTÁ SUMINDO

Boletim da ONG Baobá

Caros amigos,
Constantemente divulgamos os abusos cometidos com as árvores da nossa cidade e os critérios no qual são utilizados para a sua retirada. Pois bem, vou contar mais um caso. Esta semana, foi a vez de um oiti, que estava localizado na Rua Jundiai, no bairro do Tirol, com aproximadamente 25 anos que foi plantado. Também há um texto de Benilton Lima do Grupo de Ciclistas do Rapadura Biker, sobre a nossa solidariedade “Bicicletas Rumo a Câmara Municipal do Natal” para a manifestação do “Movimento fora Micarla”. Publicamos alguns dos filmes que serão exibidos no Uranium Film Festival, Mostra Nordeste Brasil.


Oiti a árvore
Vocês sabem porque a árvore foi arrancada? A árvore fica bem na frente da garagem! Essa foi a resposta que ouvi das pessoas que trabalham na obra do edifício em fase de acabamento, com 24 andares, situado na Rua Jundiai, já chegando a Av. Hermes da Fonseca, quem vem da Fundação José Augusto.
Projeto de Construção
A frente do terreno, do edifício é de aproximadamente 24 metros e a árvore estava localizada no final do passeio público, com mais ou menos 4 metros, ou seja, com um amplo espaço de 20 metros para inverter o lado no qual ficou projetado a garagem.
Relatório de Impacto Ambiental
No estudo do relatório dos impactos ambientais constava (ou pelo menos deveria constar) essa árvore na frente do imóvel, e não sabemos qual foi o motivo que os arquitetos e engenheiros ignorarão o oiti, nativo da mata atlântica.
Autorização do Corte
Segundo um dos funcionários da construtora Moura Dubeux, existe uma autorização para o procedimento da retirada da árvore por parte da prefeitura de Natal. 
Indignação
Mais uma vez... é surpreendente as atitudes do ser humano, principalmente da administração pública. As árvores são nossas fortes aliadas frente as mudanças climáticas e são responsáveis pela boa parte do oxigênio produzido no planeta, do qual necessitamos para viver, entre outros vários benefícios.
De Bicicleta na Câmara Municipal de Natal
“Todo poder emana do povo e em seu nome será exercido” (Constituição da Republica do Brasil)

Hoje o movimento dos ciclistas do Rio Grande do Norte marcou mais um ponto.
Tudo foi organizado em pouco tempo, mas nada impediu que em plena noite de segunda-feira mais de 100 (cem) ciclistas vindos de todas as partes da cidade "invadissem" de forma ordeira e pacífica o Palácio Frei Miguelinho, prestando solidariedade ao grupo de ativistas que ali estão acampados em busca de um objetivo comum: transparência na administração pública de nossa querida cidade do Natal.
O que ensejou o deslocamento de tantos ciclistas (ACIRN, Bicicletada, Bike Tirol, Rapadura Biker, Mundial Ciclo, Satélite Bike, Santana e outros que pedalam sozinhos) foi um sentimento de solidariedade e de apoio a uma causa que atende aos anseios do povo.
Ninguém melhor do que o ciclista para reconhecer o quanto nossa cidade vem sendo abandonada. Somos testemunhas oculares da má conservação de nossas ruas e do passeio público. Protagonizamos todos os dias as agruras de um trânsito caótico e que somente objetiva arrecadar fundos por intermédio de multas questionáveis. Vivenciamos as agonias dos que necessitam dos serviços básicos de saúde pública e são abandonados em corredores ou filas intermináveis. Sabemos por meio da mídia e dos reclamos dos ciclo-professores que a educação continua capenga e sem valorizar os seus profissionais e os alunos.
Por tudo isso e muito mais é que tiramos os nossos capacetes e óculos e resolvemos mostrar a cara, como aliás deveriam fazer os nossos governantes.
Se somos obrigados a exercer o direito de voto, devemos também ter a obrigação de exercer o "desvoto". Se a população foi às urnas e elegeu alguém que esqueceu seus compromissos, essa mesma população tem a obrigação de vir às ruas desconstituir o seu ato, exigindo que o mau governante volte para o lugar de onde veio e do qual nunca deveria ter arredado o pé (ou será a pata?).
Ciclista não quer somente ciclovias, pois antes de tudo somos cidadãos. Queremos o pacote completo: saúde, educação segurança, probidade e acima de tudo o direito de reinvidicar, sem que a polícia necessite ser acionada para retirar o cidadão de sua própria casa.
Se você pedala e por algum motivo justo não compareceu ao "ato ciclístico reinvidicatório" de hoje, não desanime. Estamos apenas começando. Muitas lutas ainda serão travadas e precisaremos utilizar todas as marchas para vencer os obstáculos.
Ciclovias já!!! Probidade administrativa para ontem!!
Um dia histórico, uma nova página escrita na política potiguar
O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Hermann Benjamin, deferiu habeas corpus cassando os efeitos da ordem do TJRN para desocupar o prédio da Câmara Municipal com o uso de força policial.
Fonte
http://tribunadonorte.com.br/noticia/stj-reconhece-que-protesto-e-legal/185522
Uranium Film Festival - Mostra  Nordeste Brasil
Vejam a lista de alguns dos filmes que serão exibidos nas cidades do Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza
Césio 137. O brilho da morte. Brasil, 2003, 24 min, Dir. Luiz Eduardo Jorge. 15 anos de medo, pânico e dúvida. Discriminação, segregação e morte de vítimas de um dos maiores acidentes radiológicos do mundo e com danos irreversíveis ao meio ambiente.
Uranio 238: La Bomba Sucia del Pentágono, Uranium 238: The Pentagon's Dirty Pool, (A Bomba Suja do Pentágono), Costa Rica, 2009, 28 min, Dir. Pablo Ortega. As armas convencionais utlizadas pelos EUA em guerras internacionais são feitas com urânio empobrecido e causam a morte até mesmo de soldados e civis norte-americanos. Além de transformar os campos de guerra em depósitos a céu abertos de lixo radioativo. Première Brasileira.
Italianos: não definitivo à energia nuclear
Três meses após Fukushima, os italianos disseram adeus definitivamente nesta segunda-feira, por meio de um referendo, à energia nuclear, um novo golpe na política de uso dessa fonte de energia na Europa, duas semanas depois do anúncio de seu abandono por parte da Alemanha.
Fonte
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jDeW__htL2yL8KufayD3yzbU_NRQ?docId=CNG.7538984009e3973f6f21d00f49e60d68.91
Nascente Viva
A Ong Nascente Viva do município de Cerro Corá/RN, convida para a 6ª Edição do seu programa de plantio de árvores nativas na nascente do rio Potengi, que acontecerá neste domingo, dia 19. Na ocasião serão recolhidas assinaturas frente as mudanças no Código Florestal Brasileiro.
Contatos:
Tel.: (84) 9982.9426
nascentevivariopotengi@gmail.com
othonmilitao@gmail.com
Reunião com IBAMA
Divulgamos em anexo fotografia da reunião que a Rede Ambientalista Potiguar manteve com o superintendente do Ibama no estado, Sr. Alvamar Queiroz, na última sexta-feira dia 10 de junho, na sua sede em Natal, sobre o Código Florestal.
Forró do Rapadura Biker
Em anexo uma fotografia, no qual o ciclista André aparece mostrando a bicicleta de ferro que confeccionou para presentear aos representantes do Rapadura Biker o Sr. Benilton e Claudia na ocasião da festa em Santa Cruz, sábado passado.
Livro Digital
Da Ong Baobá “E Que Viva a Vida” que será lançado nesta sexta-feira, dia 17, na cidade de Mossoró/RN, às 18:30h, na livraria Siciliano no West Shopping.
Compareça!
E-mails Recebidos
Até que enfim um movimento ciclístico organizado. Parabéns Haroldo e equipe. Infelizmente esse horário me impedirá de acompanhar essa iniciativa.
Mas acredito em vocês.
Vamos a luta.
Pedro Junior
Geógrafo - CREA/RN: 2107854874
Mestrando em Engenharia Sanitária e Ambiental
..........................
Olá Haroldo, Bom Dia! :D
Uma pergunta, esse movimento das bicicletas está no face book??? Se não, posso preparar um convite geral, o que vc acha?
Abç, Jaimile Cunha
Jaimile Cunha
MSc. em Turismo
+55-84-8805-0607
Skype: jaijay.cunha
......................
Oi Haroldo Mota!
Podemos encontrar sim é uma ótima idéia.  Estou agora no Peru, entro no Brasil pelo Rio Amazônia.
Se você quiser pode acompanhar meu trajeto pelo twitter. Que  Envia mensagens todos os dias  com a minha posição.
www.twitter.com/daniloperrotti
Um grande abraço até breve,
Danilo
http://www.homemlivre.com/
You Tube
www.youtube.com/user/daniloperrotti
Twitter
www.twitter.com/daniloperrotti
………………………….
Olá, boa noite, tudo bem?
Esse e-mail é de Haroldo, que estava organizando a pedalada pra ir até a câmara municipal de Natal? Estou enviando este email para passar a receber as notícias das pedaladas e afins. Estou no aguardo das respostas.
Abraços.
Gustavo Paulino Xavier
Tecnólogo em Redes de Computadores
Administrador dos sites:
 http://www.empregoseestagiosrn.com.br/ e
http://www.inovetechnology.blogspot.com/
E-mail: gustavo_xavier@hotmail.com
MSN: gustavo_xavier@hotmail.com
Skype: gustavoxavier
Twitter: @gustavoxavier

................................
Caro Haroldo,
O e-mail que será utilizado para se obter informações sobre as ações visando a recuperação da nascente do Rio Potengi será: nascentevivariopotengi@gmail.com
Grato pelo apoio
Othon Militão
……………………….
Olá,
Segue as discussões sobre o movimento para trazer os três senadores do Rio Grande do Norte para debaterem sobre o Código Florestal. Peço às Ongs interessadas que manifestem apoio via documentos e mídias.
Abraços e obrigada,
Carolina Lisboa
carolisboabio@yahoo.com.br
.......................
Caros Colegas,
Estamos nos mobilizando para organizar um debate com os senadores a respeito do Código Florestal!
Para conseguirmos efetivar o debate (com o peso do convite via Reitoria da UFRN e a participação dos senadores) é necessário que consigamos apoio de diversas instituições, através de uma carta/e-mail indicando o interesse em participar deste debate, enviados para a Prof. Priscila Lopes do Programa de Ecologia da UFRN  E-mail:    pmaccord@gmail.com
Na carta abaixo há mais detalhes sobre esta mobilização. Mas já adianto que Chefes de Departamento, Divisões, Setores, Programas são bem vindos a se manifestar! Sabemos como pode ser difícil e lenta a tramitação de documentos com assinaturas dos representantes máximos das instituições....
Precisamos urgentemente discutir com nossos senadores o futuro do Brasil, e lembrá-los que eles devem votar representando os anseios dos cidadãos deste estado.
E claro, conseguir este apoio precisa ser urgente!
Abraços a todos,
Ligia Rocha
Programa de Pós Graduação em Ecologia – UFRN
................................................
Caros colegas,
Como todos sabem, nossos representantes na Câmara dos Deputados aprovaram recentemente as alterações do novo Código Florestal, as quais vêm sendo extensamente contestadas pela academia, ONGs e demais órgãos ambientais. Resta-nos agora lutar para que o Senado barre as mudanças propostas e traga o texto para uma discussão mais ampla e mais fundamentada cientificamente junto à sociedade.
A Ecologia da UFRN vem tentando se articular através da participação de seus professores em debates e movimentos promovidos pelos alunos, mas conforme muito bem colocado recentemente pela Ligia, isso ainda é pouco. Os professores e alunos do nosso grupo levantaram diversas possíveis iniciativas, como a redação de um artigo a ser divulgado pela Ciência Hoje e também por blogs, jornais e todo o tipo de mídia possível, além de vídeos. A argumentação é que a bancada ruralista vem utilizando estes meios de forma muito mais eficiente  do que aqueles (nós, os órgãos ambientais e as ONGs) que enxergam razoes muito mais plausíveis para não se aprovar o Código em sua versão atual.
Assim, vamos tentar trazer os três senadores do Rio Grande do Norte para debaterem conosco as consequências da alteração precipitada do nosso Código. Vale lembrar que dos três senadores, um é a favor de sua aprovação imediata, conforme se encontra (Jose Agripino Maia – DEM), outro é contra (Paulo Davim – PV) e o terceiro ainda não se decidiu (Garibaldi Alves – PMDB) (http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/senadores-da-bancada-do-rn-divergem-sobre-codigo/183036). Precisamos fazer a pressão necessária para que eles não apenas entendam o real retrocesso de tal aprovação, mas que o fato de votarem a favor do mesmo implicará em perda de nossos votos e de muitos outros, pois somos multiplicadores de opinião. Não esqueceremos os nomes de quem votar a favor e de quem votar contra.
A direção do Centro de Biologia já acenou positivamente e endossará a nossa causa junto à reitoria, mas precisamos de mais apoio. Precisamos do apoio direto do IDEMA, IBAMA, UFERSA, UNP, UERN, IFRN, Grupo de Gestores da Mata Atlântica e de quem mais vocês conseguirem se lembrar. Solicitamos a todos que tenham contato nestas instituições que repassem este email ou idéia e peçam aos representantes de cada um destes grupos que nos enviem uma carta (via email mesmo) dizendo que gostariam de participar desta iniciativa e que estariam presentes neste evento com os senadores. Entendemos que não é fácil conseguir diretamente o apoio das reitorias das demais universidades do estado, mas isso não é necessário, basta apenas que os cursos se manifestem por iniciativa própria (e.g.: cursos de biologia e ecologia). Da mesma forma, o IDEMA pode se manifestar através do NUC. Assim, este não será apenas um pedido da UFRN, mas de diversas instituições do estado.
 Quanto mais apoio conseguirmos, maiores são as chances deste convite aos senadores ser feito formalmente através da reitoria e maiores as chances de participação dos mesmos, já que haverá uma parcela importante da sociedade reclamando sua presença nesta discussão. Precisamos disso com uma certa urgência, pois em breve os senadores entrarão em recesso. Seria interessante agendarmos esta reunião para o começo de agosto.
Aguardamos as cartas, muitas cartas se possível. Podem envia-las ao meu email mesmo. Vamos também divulgar esta ideia aos outros estados.
Abraços,
Priscila Lopes
DBEZ - UFRN
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Depto. Botânica, Ecologia e Zoologia
Campus Universitário - Lagoa Nova
59078-900 - Natal, RN - Brasil
Fone: 55-84-3215-3441/ Fax: 55-84-3211-9205
FIFO - Instituto para Pesca, Diversidade e Segurança Alimentar
http://www.fisheriesandfood.org/port/fifo.htm

................................

Atenciosamente,

Haroldo Mota
(84)9927.6555

Nenhum comentário:

Postar um comentário