segunda-feira, 16 de abril de 2012

Como cuidar bem da voz

A voz é considerada um dos principais instrumentos de comunicação no dia a dia de muitas pessoas, e devido à sua importância ganhou inclusive uma data específica, o Dia Mundial da Voz, celebrado na próxima segunda-feira, 16. A data serve como chamado para os cuidados que devem ser tomados com esse instrumento, pois o uso incorreto das pregas vocais (cordas vocais) além de gerar rouquidão pode ainda trazer danos mais sérios.
Problema mais comum no trato da voz, a rouquidão é a principal queixa nos consultórios. Geralmente, a rouquidão é causada pelo uso incorreto e abuso da voz”, explica a fonoaudióloga do Sistema Hapvida, Virgínia Fernandes. Segundo a especialista, a hidratação é o carro-chefe no cuidados com a voz. “Devemos ingerir, no mínimo, oito copos de água em temperatura ambiente por dia. O detalhe é que nem todo líquido pode ser considerado para essa hidratação”, reforça.
Os grandes vilões para a voz fazem a famosa combinação: cigarro e bebida. De acordo com Virgínia Fernandes, o consumo desses dois produtos está ligado à maioria dos casos de câncer de laringe que chegam aos consultórios.
Mas, a especialista alerta, outros vilões podem passar despercebidos, principalmente à mesa. Ao contrário da água, por exemplo, os derivados de leite devem ser ingeridos com cautela. De acordo com a fonoaudióloga, alimentos como chocolate e doces também devem ser evitados, pois tornam a saliva mais densa dificultando a deglutição. Outro doce vilão para a voz é o refrigerante, que provoca gases prejudicando a movimentação correta do diafragma ao respirar.
“Sem falar que os refrigerantes causam refluxo, quando o suco gástrico por‘subir até a garganta, provocando rouquidão, necessidade de limpar as cordas vocais, os pigarros, sem falar no ardor, aquela sensação de irritação”, orienta. Já a maçã e o salsão são apontados pela fonoaudióloga como os grandes mocinhos da história, considerados adstringentes eles fazem uma espécie de “limpeza” no trato vocal.
É preciso também prestar atenção no ambiente que convivemos. “O ar-condicionado resseca mais rapidamente o trato vocal, por isso devemos redobrar a hidratação, tomando cuidado também com a mudança brusca de temperatura”, enfatiza a fonoaudióloga. Falando em ambiente, locais com muito barulho ocasionam a “competição vocal, quando temos que falar mais alto, para superar o ruído externo e ser compreendido. Mais uma causa da rouquidão.
Falar durante a prática de exercício físico pode ser bastante prejudicial à voz. Virgínia Fernandes explica que durante a atividade há o fechamento das cordas vocais, devido à intensificação da respiração e falar nesse momento pode causar uma “sobrecarga. Outra curiosidade é resguardar a voz durante períodos menstruais, segundo a fonoaudióloga durante esses dias, todas as regiões do corpo costumam sofrer inchaços, inclusive as cordas vocais.

TOSSE
Apesar de muito comum, a tosse ou pigarro não podem ser considerados normais. Caso algum destes sintomas persistirem por mais de 15 dias, o paciente deve procurar um profissional da área para se tratar para não acabar irritando as cordas vocais levando a um possível ferimento mais grave.
Para quem tem a voz como instrumento de trabalho como professores, jornalistas e vendedores, a orientação é uma só, para que visitem periodicamente o otorrinolaringologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário