sábado, 28 de abril de 2012

PRESS REALEASE

Júlia Arruda, coordenadora
da FPDDCA

Frente Parlamentar produz nota de repúdio à decisão do STJ que absolveu acusado de estupro de vulnerável 
Os membros Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Câmara Municipal de Natal expressaram, através de nota de repúdio, sua insatisfação com a postura do Superior Tribunal de Justiça em relação à manutenção da decisão que inocentou um homem acusado de estuprar três adolescentes de doze anos.

Ministro Garibaldi cumpre extensa agenda de compromissos no RN
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, cumpre extensa agenda de compromissos durante o final de semana e início da próxima semana. A maratona se iniciou ontem pela manhã (27), quando ele participou da abertura do Fórum de Gestão Metropolitana, evento que ocorreu na Assembléia Legislativa do RN. Na ocasião, aconteceu ainda uma sessão solene de entrega de título honorífico de cidadão Norteriograndense ao Excelentíssimo Senhor Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Antônio de Aguiar Patriota.

Ipanguaçu implanta cursinho pré-vestibular para alunos da Rede Pública de Ensino
Em Ipanguaçu, os estudantes da rede pública que estejam concluindo ou já tenham terminado o Ensino Médio contarão com reforço para ingressar no Ensino Superior. Em reunião na Universidade Federal Rural do Semiárido, o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, acompanhado da secretária de Educação Jeane Dantas, tratou com o diretor do campus de Angicos, Joselito Medeiros, sobre a implantação de um cursinho pré-vestibular em solo ipanguaçuense.

Dia Internacional do Pilates
No próximo dia 05 de maio, milhares de pessoas pelo mundo irão se mobilizar para participar de mais uma edição do Pilates Day, cujo principal objetivo é promover a experimentação e prática do método Pilates para o maior número de pessoas. Neste sábado, 28, até o dia 04 de maio, ocorrerão, em diversos locais pela cidade, ações dos estúdios participantes, promovendo e divulgando o II Pilates Day RN.

Atleta do bodyboard compete em Natal com apoio do NatalCard
O Rio Grande do Norte recebe neste final de semana a primeira Etapa Maria Bonita do Tour Nacional Feminino de Bodyboarding. O estado terá representante, que leva o nome do RN no peito: é a atleta Priscila Medeiros, que compete na categoria profissional. A esportista já é conhecida do público potiguar pelas suas excelentes atuações e colocações favoráveis no ranking brasileiro de bodyboarding feminino. Priscila recebe o apoio do NatalCard, que acredita na valorização do atleta potiguar e na importância do esporte para o desenvolvimento de uma região.

Via Direta recebe primeiro Festival de Flores de Holambra do ano
O colorido das rosas invade a passarela do Via Direta Shopping na primeira edição do ano do Festival de Flores de Holambra. A maior exposição de rosas da cidade começa na próxima segunda-feira (30) e vai até o dia 13 de maio (domingo). Serão 13 dias de exposição, dois a mais do que as edições anteriores. Os estandes de vendas estarão abertos de acordo com o horário do funcionamento do shopping, das 09h às 21h.

Adiamento
O UNICEF informa que, atendendo ao pedido de municípios que estão sofrendo com a seca no semiárido, foi adiado o prazo para entrega dos formulários de avaliação do Selo UNICEF Edição 2009-2012 de 30 de abril para 18 de maio. O Selo UNICEF Município Aprovado tem como objetivo mobilizar os gestores municipais, técnicos, crianças, adolescentes e outros setores da sociedade em torno dos direitos humanos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Esta mobilização contribui para a implementação de políticas públicas voltadas para a população infanto-juvenil. Além de mobilizar, o Selo prevê ainda atividades de capacitação, comunicação, monitoramento e avaliação de indicadores sociais e o reconhecimento público dos municípios que mais se destacam na garantia desses direitos humanos das crianças e adolescentes.

Fórum
O Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda participa neste sábado (28) do Fórum Liberdade, Fraternidade e Saúde Pública  promovido pela OAB/RN, Associação Médica e instituições parceiras. O evento vai  ser no auditório da OAB e  tem como objetivo abordar aspectos jurídicos, médicos e religiosos da saúde e será aberto a população em geral, com enfoque na participação da Igreja, gestores públicos, profissionais da área de saúde e juristas.

Assembleia Legislativa concede título de cidadão norte-riograndense (in memoriam) a Ruy Pereira
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte concedeu, em sessão solene, realizada na manhã da quinta-feira (26), o título de cidadão norte-riograndense (in memoriam) ao médico e ex-secretário estadual de Educação, Ruy Pereira dos Santos, que teve como propositor o deputado estadual Fernando Mineiro.

Deputados levam mensagem "Diga Não ao Crack" em jogo beneficente
 Milhares de pessoas assistiram na noite dessa quinta-feira (26), no estádio Nazarenão, em Goianinha, uma partida de futebol entre o time dos Deputados Federais contra o time do Agreste. A partida organizada pelo deputado Fábio Faria resultou em 6 a 5 para o time da Câmara. Em campo, o ex-jogador Romário, o pugilista Popó, o humorista Tiririca e mais 12 parlamentares.

MEC  cria  70 mil cargos
Em clima de vitória a deputada federal Fátima Bezerra (PT) comemora a aprovação nesta quinta-feira (26), do Projeto de Lei N° 2.134/11 de iniciativa do Poder Executiva que cria cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas no Ministério da Educação, destinados às Instituições Federais de Ensino. Estima-se a criação de mais de 70 mil novos cargos, o que garante o processo de expansão do ensino profissional e superior no Brasil.

Prefeita decreta ponto facultativo para a próxima segunda-feira
Em decreto que será publicado na edição deste sábado, 27, do Diário Oficial do Município - DOM, a Prefeita do Natal, Micarla de Sousa, determina ponto facultativo para a próxima segunda-feira, 30, nas repartições públicas municipais.Em virtude do feriado do Dia do Trabalho, da terça-feira, 01, o expediente retornará à normalidade na próxima quarta-feira, 02

Falta de gestão é principal problema para desenvolvimento da Região Metropolitana
O grande problema para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Natal-RMN é a falta de governança – o conjunto de políticas, funções e responsabilidades. Essa foi a conclusão a que chegou o seminário sobre a Gestão Metroplitana, realizado nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Hermano Morais. Essa conclusão foi tirada após os dois painéis, seguidos de debate com participação de deputados, prefeitos e vereadores de alguns dos 10 municípios da Região.

Semopi prossegue com recuperação das vias
O trabalho de recuperação das vias públicas continua em ritmo acelerado. A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-estrutura (Semopi), mantém as equipes executando serviços em vários bairros da capital. Em parceria com a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), a Semopi também está realizando a limpeza de lagoas de captação da cidade.

Residencial Bossa Nova patrocina Trilha Solidária
Um passeio de jeeps, bugues e automóveis 4X4, será realizado no próximo dia 5 de maio, é a Trilha Solidária, Caminho da Lua. O objetivo principal do evento é angariar fundos e cestas básicas para comunidades carentes do Estado. Trata-se de um passeio noturno sob a luz da lua cheia e terá saída marcada do Shopping Estação na Estrada da Redinha a partir das 18h, encerrando na Barra de Maxaranguape, passando pelas praias de Touros, Perobas, Pititinga, Rio do Fogo, Zumbi e Caraúbas.

Governadora participa de Reunião do Conselho Deliberativo da SUDENE em Recife
A governadora Rosalba Ciarlini participou nesta sexta-feira (27) da 14ª Reunião do Conselho Deliberativo da SUDENE (Condel SUDENE), em Recife, a convite do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

Ações de cidadania da AL beneficiam cerca de cinco mil pessoas em Acari
Em mais uma ação de cidadania, promovida pela Assembleia Legislativa do RN, cerca de cinco mil pessoas, no município de Acari receberam atendimento esta semana.Os moradores da cidade e localidades vizinhas receberam atendimento na área de saúde, com aferição de glicemia e pressão arterial, emissão de documentos, como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, além de oficinas de combate às drogas, ministradas em parceria com representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Políticas públicas afirmativas são fundamentais para a redução da desigualdade racial, diz Sistema ONU
O Brasil, uma das principais economias do mundo e um dos países que melhor resistiu aos efeitos da crise
internacional, nos últimos anos reduziu as taxas de analfabetismo, pobreza, desnutrição infantil e aumentou a quantidade de anos de estudos de sua população. No entanto, apesar desses avanços, o País ainda é marcado por fortes desigualdades de gênero, raça e etnia. De acordo com os dados do IBGE (2009), cerca de 70% da população considerada pobre é negra, enquanto entre os 10% mais ricos, apenas 24% são negros. Este quadro de desigualdade precisa ser revertido.

Banco Mundial finaliza 2ª missão do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN
O Diretor de Operações do Banco Mundial para o Brasil, Boris Utria, e Fátima Amazonas, especialista sênior em Desenvolvimento Rural do Banco esta semana de uma reunião com a Governadora Rosalba Ciarlini e os secretários de Estado envolvidos no projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN, que fortalecerá o programa de Governo RN Mais Justo. O ato finalizou a 2ª Missão de Preparação do Projeto com o Banco, que envolveu mais de 140 técnicos do Governo do RN. A primeira missão foi de 09 a 13 de janeiro deste ano e a terceira já ocorrerá na primeira quinzena de julho.

Prefeitura entrega a 19ª Academia da Terceira Idade e revitalização de praça no Bom Pastor 
A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entregou esta semana, a 19ª Academia da Terceira Idade (ATI), que foi instalada na Praça dos Beijoqueiros, no bairro Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal. Além deste equipamento, montado através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a praça foi revitalizada com adequações no seu paisagismo, poda de árvores e pintura de bancos.

Jiu: Jitsu: Fernando Braga disputa Campeonato Brasileiro no RJ neste final de semana
Evento servirá de preparação para ao Campeonato Mundial que será disputado na Califórnia no dia 1º de Maio. Uma das competições mais importantes de artes marciais do mundo teve início nesta sexta-feira (27). O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu será disputado no Rio de Janeiro até domingo (29) e o potiguar natural de Goianinha, Fernando Braga, de 26 anos, tentará subir no lugar mais alto do pódio na categoria até 70 quilos, resultado que o deixaria com o melhor retrospecto na competição.

Servidoras da VISA de Natal apresentam trabalhos em congresso no Rio
As servidoras da Vigilância Sanitária de Natal Sônia Soares e Gláucia Nunes apresentam trabalhos de pesquisa e relato de experiências, no congresso World Nutrition Rio 2012, que acontece de 27 a 30 de abril na capital carioca. Os trabalhos foram selecionados pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), por apresentarem relevância nas questões metodológicas e terem haver com os temas do congresso.

Pau dos Ferros recebe II Seminário de Direito Eleitoral
A cidade de Pau dos Ferros recebe nesta segunda, 30, a terceira edição do II Seminário de Direito Eleitoral – Propaganda e Prestação de Contas Eleitorais, promovido pelo Instituto do Legislativo Potiguar, órgão da Assembleia Legislativa.

RN tem quase metade dos municípios reconhecidos em emergência pela Defesa Nacional
As providencias tomadas pelo governo do Estado para dar assistência aos municípios que passam pelo flagelo da seca, levou o Rio Grande do Norte a ter uma posição diferenciada na reunião da SUDENE, em Recife, nesta sexta-feira, 27. Dos 293 municípios que tiveram o estado de emergência reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Social, 139 são do RN.
       
Governadora cobra investimentos para convivência com a estiagem na reunião da SUDENE
Durante a 14ª Reunião do Conselho Deliberativo da SUDENE (Condel/SUDENE), em Recife, a governadora Rosalba Ciarlini cobrou que ações sejam desenvolvidas pelo Governo Federal para auxiliar o Rio Grande do Norte a enfrentar a seca.

Ministério da Agricultura emite parecer oficial e confirma que não nenhuma contaminação nas melancias potiguares
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA emitiu uma notificação oficial confirmando que a melancia potiguar não possui nenhuma contaminação com Salmonella conforme alerta emitido pela União Europeia. De acordo com os técnicos do ministério foi uma investigação nas diversas etapas de produção e de exportação da fruta, bem como no sistema de qualidade e das medidas de controle de qualidade adotadas pela empresa responsável pela melancia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário