terça-feira, 24 de abril de 2012

Consumo diário de café tem volume ideal, orienta nutricionista

O alerta vem dos nutricionistas e pega em cheio grande parte da população brasileira: o consumo diário de café não deve ultrapassar os 200 mililitros por dia. Um dos hábitos mais populares nas cinco regiões do país, o cafezinho brasileiro entra na mira dos profissionais da saúde e deve ser consumido com ponderação por quem deseja ter uma boa alimentação.

A quantidade recomendada equivale a quatro xícaras de cafezinho (50 ml em média, a depender do fabricante) que, segundo a nutricionista do Hapvida Saúde, Adna Coelho, devem ser fracionadas em três momentos do dia, entre o desjejum, após o almoço e o jantar.

Quando consumida em quantidade moderada, a cafeína tem benefícios como estimular o sistema nervoso, produzindo um estado de alerta de curta duração. A substância anula os efeitos da adenosina, responsável pela sensação de sono, além de aperfeiçoar a microcirculação melhorando o fluxo sanguíneo. Apesar de tanta tranquilidade, a cafeína também está associada a riscos à saúde. “O consumo de mais 250 ml de café diariamente pode causar insônia, irritabilidade, desconfortos gástricos como, gastrite e até ulcera”, alerta a nutricionista.

Outra observação feita pela nutricionista diz respeito às elevações nos níveis de colesterol e risco de doença cardíaca. Segundo a especialista, até a genética contribui para a ocorrência destas enfermidades. “Algumas pessoas que possuem alterações que reduz a degradação de cafeína no organismo, quando esta deveria ser uma substância de rápida absorção”, explica a profissional.

Entretanto, não é só de cafeína, que responde de 0,1 a 2,5% da concentração, que o café é feito. A bebida concentra diversos compostos, como vitaminas, sais minerais, aminoácidos e açúcares. “É preciso lembrar-se dessas outras substâncias na hora de tomar o café, para adequar o consumo ao quadro de cada um. Para quem for hipertenso e cardíaco é bom que não exagere no café por aumentar os riscos de adoecer, quem for diabético deve utilizá-lo com o adoçante de preferência o mais natural que é o Steviosidio”, reitera.

As gestantes também devem ter moderação ao ingerir café. A morte fetal tardia também está associada ao alto consumo de café e o risco de que ela ocorra é duas vezes mais comum em mulheres que bebem oito ou mais copos de café por dia durante a gravidez do que em mulheres que evitam café durante a gestação, segundo relatam pesquisadores da University of Aarhus, na Dinamarca.

HÁBITO
Você toma aquele saboroso café preto logo de manhã ou após o almoço? Tem quem prefira deixar para o final de tarde. De uma forma ou de outra, esta é a maneira mais tradicional de provar o café no Brasil, cujo consumo alcança os 76 litros por pessoa por ano, segundo um levantamento feito em 2008 pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Mesmo com a sociedade em mudanças, o hábito de tomar café vem se consolidando, o número de cafeterias no Brasil cresce a uma média anual de 20%. No Brasil, o Dia Nacional do Café é comemorado no dia 24 de maio, enquanto a comemoração internacional acontece no dia 14 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário