quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sedação em odontologia: tratamento dentário com conforto

Técnica se consolida para pacientes com odontofobia ou para cirurgias odontológicas longas.

Na segurança de uma clínica odontológica, sob os cuidados de um anjo da guarda, realizar três, quatro, cinco procedimentos de uma só vez, sem dor ou ansiedade. Parece um sonho, mas não é. As técnicas de sedação ambulatorial se tornam cada vez mais comuns nos ambientes odontológicos natalenses e têm ganhado o público adulto.
“A sedação mantém o paciente relaxado e é indicada para procedimentos complexos, quando precisamos fazer mais de um implante, plástica de gengiva e até mesmo a extração de terceiro molar”, explica a odontóloga Dra. Keila Meira, membro da equipe da Clínica Dickson Fonseca.
Segundo a profissional, esses são procedimentos cansativos que costumam levar mais de uma sessão para o conforto do paciente. “Com a sedação driblamos esse cansaço e fica tudo muito mais rápido, inclusive o pós-operatório”, registra a doutora.
Para desfrutar do conforto da sedação, no entanto, é preciso passar pelos crivos do tal anjo da guarda, o anestesista. “Só indicamos a sedação para pacientes saudáveis, ou com alguma doença controlada com a diabete e a pressão alta controlada. Realizamos então uma consulta pré-anestésica, avaliação de exames clínicos e risco cardíaco”, reforça a anestesiologista Dr. Patrícia Figueiredo.
Segundo a médica, o método usado na odontologia existe em média há 20 anos no mercado natalenses servindo desde procedimentos odontológicos a oftalmologia e endoscopia. O anestésico é aplicado diretamente na veia do paciente que perde apenas as noções de espaço e tempo, contribuindo assim para o acompanhamento médico.
“Para trazermos essa novidade para a clínica, a Dra. Patrícia precisou trazer uma série de equipamentos, então a sala é completamente segura, com direito até a um desfibrilador”, confessa a odontóloga Keila Meira.

ODONTOFOBIA
Pavor entre as criancinhas, os dentistas procuram inovar sempre nos espaços e ambientes para tentar agradar os pequenos na hora do tratamento dentário, oferecendo o mínimo de dor. “A paciente mais nova em que aplicamos o método da sedação foi inclusive a minha filha, quando ela tinha 13 anos morria de medo de fazer procedimento ou tomar anestesia. De tanto me ouvir falar ela um dia chegou e perguntou se não podia simplesmente dormir durante o procedimento, avaliamos o risco e deu tudo certo, até espantou de vez o trauma”, conta a Dra. Keila.
Apesar de o medo ser característico desse grupo, grande parte dos procedimentos com sedação realizados na Clínica Dickson Fonseca é feito em adultos. “Diferente do que as pessoas pensam, muita gente experiente passa mal em nossa recepção com medo do tratamento”, relata a odontóloga.
Segundo a anestesista Patrícia Figueiredo, outra explicação está na indicação clínica da sedação que atinge principalmente procedimentos de alta complexidade, comuns na arcada adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário