sábado, 28 de abril de 2012

O melhor da música clássica ao sabor do melhor café

Genot Cafés Especiais apresenta Genot Maior – Especial Música Erudita

A música erudita tem seu berço no ocidente (Europa) e seus principais períodos são o Renascentista, Barroco, Clássico, Contemporâneo e Moderno. A música ocidental tem como maior expressão a Clássica que surgiu no fim do século XVII e início do XVIII. Escola Clássica Vienense foi sua maior expressão, levando a cidade de Viena à condição de capital musical europeia. Entre suas realizações mais relevantes estão à introdução e o estabelecimento da “forma sonata”, estrutura musical desenvolvida a partir das sonatas, sinfonias, concertos, aberturas, quartetos e árias. A música clássica correu o mundo é tornou famosos músicos que se imortalizaram no estilo como: Beethoven, Schubert, Brahms, Wagner, Liszt, Haydn, Tchaikovsky, Bach, Vivaldi, Mozart, Chopin, entre muitos outros, referências mundiais e fonte de inspiração para todos os seguidores do gênero.
No Brasil a música erudita foi introduzida a partir dos jesuítas e colonizadores portugueses na região tendo sofrido influências indígenas, já que os jesuítas os ensinavam a música no modelo europeu. Surgiram a partir daí alguns compositores brasileiros, porém foi somente com Villa-Lobos que o país ganha algum respeito na música erudita na Europa e passa então a formar talentos genuinamente brasileiros. As principais expressões do gênero são as sinfonias, o quarteto de cordas e o concerto, demonstrando assim, o triunfo da música instrumental. O fato é que a música Erudita vem atravessando os séculos com a mesma emoção do seu nascimento, encantando seus ouvintes com uma sonoridade apaixonante.
Em celebração a esse grande gênero musical o Genot Café Especiais abre a edição de maio do Projeto Genot Maior. Nesta quarta-feira, dia 02, se apresentam o Duo Violões Álvaro Barros e Danilo Guanais, com um repertório exclusivo para os clientes da cafeteria, num pocket que promete emocionar o público presente. No repertório, obras que vão do período Renascentista ao Contemporâneo. Dentre as principais destacam-se: Diferencias sobre Guardame las Vacas (Luys de Narvaez); The Flat Pavane / Galliard to the Flat Pavane (John Johnson); Drewrie’s Accordes (Anônimo da Renascença Inglesa); Toy for two lutes (Robert Johnson); La Roussignol (Anônimo da Renascença Inglesa); Sete canções infantis húngaras (Autor desconhecido); Jongo (Paulo Belinatti); Círculo das Cordas (Marco Pereira), entre outras.
       
SAIBA MAIS
Duo de violões Álvaro/Danilo – Em 1984, os professores Álvaro Barros e Danilo Guanais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte formaram o Duo Álvaro/Danilo, com o objetivo principal de integrar os gêneros erudito e popular na música instrumental para violão. Entre as diversas apresentações que fez, o duo montou vários shows e atuou como solistas em concertos com a Orquestra Sinfônica do RN, além de participar de importantes seminários de violão no nordeste como recitalistas. Em 2008, o duo realizou importantes recitais em parceria com o coro milanês Cantosospeso e com o coro paulista Luther King, em cidades italianas, como Veneza, Gênova e Milão. Em 2009, por ocasião dos 50 anos da UFRN, o duo gravou seu primeiro cd. Desde sua criação, o duo vem desenvolvendo um intenso trabalho na divulgação do repertório violonístico, em arranjos e transcrições que apresentaram em programas de rádio e televisão, ou em concertos, realizados em diversas cidades do Brasil e Europa, sempre consolidando as características buscadas pelo duo: equilíbrio entre técnica e expressividade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO GENOT MAIOR – ERUDITO
02/05, quarta-feira - Duo Violões Álvaro e Danilo
v 10/05, quinta-feira - Quarteto de cordas com Maestro Paraguay
v 24/05, quinta-feira - Sax in Bach
v 30/05, quarta-feira - Duo Trompete e Cello com Antonio Pádua e Diego Paixão
As apresentações começam sempre às 19h e vão até às 20h30. Apareça, venha degustar um grão especial ao som instrumental de qualidade! Deixe a música por nossa conta, a entrada é franca.

Genot Cafés Especiais
Av. Bernardo Vieira, 3775 - Loja 327
Livraria Saraiva – Midway Mall
Tel. (84) 3344 3768

Nenhum comentário:

Postar um comentário