sábado, 28 de abril de 2012

Temporadas policiais

Paulo Correia
Jornalista
paulo.correia@r7.com


A revista Status, na sua edição de abril, trouxe um aperitivo para os fãs do escritor Marçal Aquino: Uma curta entrevista onde o autor de “Cabeça a Prêmio”, “O Invasor” e outros livros, conta sobre a sua rotina e sobre o novo calhamaço que deve sair em breve. No texto, Aquino também comenta sobre a sua participação como roteirista da série policial “Força Tarefa”, da TV Globo, e sobre a encomenda de um novo roteiro para outra série, do mesmo segmento, na TV do plim-plim.
Lendo a entrevista e vendo as chamadas da nova aposta da Rede Record, a série “Fora de Controle”, observo que vem embate bom por ai, com as duas principais TV´s abertas do Brasil na briga pelos fãs do gênero policial. Uma corrida por melhores atores, enredo, tecnologia e boas histórias.
Na Record, a atração será encabeçada pelos atores Milhem Cortaz, Rafaela Mandelli e Claudio Gabriel. Na trama, o delegado vivido por Milhem é titular de uma delegacia da zona sul do Rio de Janeiro. Homem de gosto refinado e conhecido por sua eficiência, também provoca polêmica pelos métodos que aplica em seu trabalho. Mesmo assim é tido como uma espécie de mestre para o inspetor Brandão (Claudio Gabriel). Já a inspetora Clarice (Rafaela Mandelli) é excelente profissional, extremamente correta e fiel à lei.
E foi assim, com disputas por melhores histórias, que o gênero cresceu e se desenvolveu ao longo dos anos na televisão americana (A rainha dessas produções). E foi por conta dessa briga saudável que assistimos séries como Miami Vice, NYPD Blue, CSI, Lei e Ordem, e muitas outras que souberam trabalhar o universo policial com maestria. Sem muita ingenuidade ou com caricaturas de policia e bandido, essas séries souberam transportar a atmosfera das delegacias, botecos, ruas e a vida de policiais que se arriscam para cumprir o seu dever.
Por aqui, o universo também é muito amplo e aberto para vários enfoques. Nas mãos de escritores competentes como Marçal Aquino e Marcílio Moraes (autor de A Lei e o Crime e da nova Fora de Controle) os resultados poderão agradar a gregos e troianos.
Agora é esperar a aposta da Rede Record, que tem estréia marcada para o dia 08 de maio, e ficar na torcida na nova série roteirizada pelo genial Marçal Aquino.
Que venha logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário