sábado, 27 de abril de 2013

Edital ArtePraia



A efemeridade e o inusual nas praias urbanas de Natal/RN

No mês de maio a capital potiguar será a cidade da arte efêmera e receberá propostas de intervenções artísticas dos estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país

A segunda edição do ArtePraia, projeto realizado pela Casa da Ribeira (Natal/RN), promoverá o intercâmbio da arte contemporânea produzida atualmente no país e possibilitará aos frequentadores das praias urbanas da capital potiguar novas experiências, sensações, sendo apresentados a outras formas de ver a paisagem, aproximando o indivíduo da história da cidade aonde habita ou visita.

O edital recebeu 98 propostas de intervenções artísticas das quais quatro foram selecionadas para ocupar as praias urbanas da capital potiguar, entre os dias 10 e 12 de maio de 2013: “Entrelinhas e Peixes”, de Rita Machado (RN); “Paisagem: Tempo em suspensão”, de Felipe Góes (SP); “Campo Elétrico”, de Marcelo Armani (RS) e “Personal DJ – Baile da Mudança”, de Tiago Rivaldo (RJ).

Sob a curadoria de Gustavo Wanderley, as intervenções/situações ocuparão as praias de Ponta Negra, Redinha, Praia do Meio e do Forte. O artista convidado desta edição é o gaúcho Fernando Limberger, que completa o time de artistas, com a intervenção Paleta Marinha, grandes círculos de areias coloridas na praia da Redinha.

No total se inscreveram artistas e/ou coletivos de 15 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

“A proposta do ArtePraia segunda edição é romper o institucional, ir além das paredes da Casa da Ribeira, lugar esperado para se ver arte. Estabelecer uma experiência de alargamento dos espaços, através de um contato das pessoas com as proposições, em lugares inusuais, o que ganha contornos e sentidos inesperados”, afirmou Gustavo Wanderley, curador do ArtePraia e coordenador de projetos da Casa da Ribeira.

Com edital financiado pelo 9º Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais/MinC, cada um dos contemplados receberá 7 mil reais líquidos para a execução da obra, experimentando a arte de forma inusual, efêmera, em lugar comum para os natalenses. Conforme o conceito de arte efêmera – que questiona o conceito de arte, misturando várias linguagens e experiências – a intervenção do público, a experiência e a interação com o outro e com a própria paisagem são características marcantes das propostas selecionadas.

A participação e a convivência são essenciais para que a proposta Personal DJ – Baile da Mudança aconteça. Tiago Rivaldo (RJ) se apropria da técnica de câmera obscura, utilizando caixas de papelão e a proposta somente acontece quando duas pessoas são convidadas e aceitam experimentá-la. Já o paulista Felipe Goes com sua Paisagem: tempo em suspensão, propõe a alteração dos sentidos através de cubos translúcidos e coloridos de diferentes dimensões dispostos na área da praia. O público é convidado a entrar nesses cubos, criando uma espécie de “consciência corporal” que leva a uma reflexão sobre a apropriação da paisagem pela sociedade e pelo indivíduo. Provocará uma dupla vivência, alterando a paisagem para quem vê de dentro e de fora.

A potiguar Rita Machado, em parceria com o programador Rodrigo Cerqueira, vai levar uma pescaria irreverente para a praia de Ponta Negra. Entrelinhas e peixes utiliza peixes feitos com material reciclado e sensores magnéticos, que estarão dispostos pela faixa de areia da praia para serem “pescados” pelo público com uma vara adaptada e um fone de ouvido. Ao pescar o peixe, e através de um dispositivo conectado ao fone, o indivíduo ouvirá uma lenda ou causo narrada pelos próprios pescadores da praia. A experiência tem um sentido mais amplo que a pescaria em si, que é o de criar afeto, aproximar a pessoa da cultura e história da cidade, por meio da oralidade e memória local.

Marcelo Armani (RS) apresentou a proposta Campo Elétrico, que propõe a construção de uma paisagem sonora completamente efêmera. É uma intervenção acústica, produzida em tempo real, a partir da captação, manipulação e composição de sons e ruídos produzidos na paisagem sonora do local. Os fragmentos são reproduzidos em uma série de autofalantes instalados na areia da praia. O artista será contaminado pelos sons ao redor, e cada instante captado será reproduzido contaminando também a paisagem visual, pois a vibração do som movimentará a areia onde estão instalados os autofalantes.

ARTISTA CONVIDADO

Fernando Limberger (RS/SP) traz a Natal sua intervenção Paleta Marinha. A proposta é utilizar 4 toneladas de areia para formar quatro círculos de 10m de diâmetros cada um, com quatro cores diferentes de areia orgânica, a mesma utilizada em aquários – inofensiva ao meio-ambiente. A intervenção será realizada na praia da Redinha, durante a maré baixa com a intenção de ser levada pela alta maré.

Portfólio: www.wix.com/fernandolimberger/fertil

AÇÕES PARALELAS

O edital se apresenta como uma das ações a serem realizadas pelo ArtePraia segunda edição, que além do prêmio em dinheiro e intervenções nas praias, vai contar com a participação do artista visual Fernando Limberger, com o lançamento de publicações, registros fotográfico e audiovisual, exposição e diálogos.
Em paralelo ao resultado da segunda edição do ArtePraia, foi lançado o catálogo Ardidos&Sede – financiado pela Funarte, MinC e Governo Federal, resultado do ArtePraia 2012 que será distribuído para instituições culturais, críticos de arte e curadores de todo o país. Este é o 13º Edital realizado pela Casa da Ribeira e o primeiro aberto para artistas de todo o país. O Edital é financiado pelo 9º Programa Rede Nacional FUNARTE Artes Visuais, Ministério da Cultura, Governo Federal. Link para visualizar o catálogo: www.issuu.com/casadaribeira


SERVIÇO
ArtePraia segunda edição – intervenções nas praias urbanas de Natal/RN
Dias 10, 11 e 12 de maio em Natal/RN
Informações: (84) 3211-7710 | www.casadaribeira.com.br/artepraia
Twitter: @casadaribeira | Facebook: casadaribeiracultura
Youtube: casadaribeiratv | Issuu: casadaribeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário