segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Grande Encontro de Camões e Dom Quixote na Vila de Ponta Negra


No Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, lembrado todos os anos no dia 23 de abril, e organizado pela UNESCO para promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais, a Comunidade Norte Rio-Grandense de Defesa da Cidadania (Comunidade/RN) apresenta, no terreiro da Rádio FM Marisia, na rua da Floresta, número 405, na Vila de Ponta Negra, o “Grande Encontro  de Luís de Camões com Dom Quixote”. A iniciativa se dá dentro da filosofia da UNESCO de celebrar o poder dos livros para reunir as pessoas e assim transmitir a cultura dos povos e seus sonhos de um futuro melhor.

O Ato Cultural, que terá início às 9h, da próxima terça-feira, dia 23, reunindo os moradores da Vila de Ponta Negra e os admiradores da leitura e do livro, em geral, faz homenagem, igualmente, a eventos que marcam o dia 23 de abril, já que, nesta data do ano de 1616, morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

Afora esta manifestação, com o amparo da Comunidade Norte-rio-grandense de Defesa da Cidadania, entidade sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, educacional, assistencial e cultural, todos os anos é organizada uma sequência de encontros ao redor do mundo para celebrar o dia. O ato é de caráter essencialmente cultural, com o acesso franco dos interessados, não havendo ingressos, inscrições, catraca, corda ou cordão isolante para complicar a circulação das pessoas.

Vale lembrar que, na oportunidade, serão evocados e homenageados personagens de natureza extremamente popular, para oferecer uma reflexão acerca do seu desempenho como figuras ilustres de configuração essencialmente populares, como artistas, produtores e agitadores culturais, protetores e patronos da classe artística, além de santos e guerreiros, que têm 23 de abril como data de nascimento ou de morte.

Assim é que merecerão reverência no Ato Público da Rádio FM Maresia:

Alfredo da Rocha Vianna Jr. (Rio de Janeiro, 23 de abril de 1897 — Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 1973), Pixinguinha, o “Pai da Música Brasileira”, normalmente reconhecido “apenas” por ser um flautista virtuoso e saxofonista inspirado, quando, na verdade, honrou ainda sua biografia como compositor genial, sem desprezar seu lado de maestro e arranjador excepcional. Vale recordar que é comemorado igualmente em 23 de abril o Dia Nacional do Choro, data de nascimento de Pixinguinha, como uma homenagem a este grande representante da música brasileira, que teve outros apelidos entre os amigos, como: Pizinguim, Bexiguinha, Pexinguinha. Os gêneros musicais que dominou abarcam o choro, o maxixe, o samba e a valsa, tendo entre suas principais composições “Carinhoso”, “Rosa”, “Lamentos” e “Vou Vivendo”.

Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata (Salvador, 1854 — Rio de Janeiro, 1924), uma cozinheira e mãe de santo brasileira, considerada como uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca. Iniciada no candomblé em Salvador por Bangboshê Obitikô, era filha de Oxum. No Rio de Janeiro era Iyakekerê na casa de João Alabá. Também reconhecida como uma das principais animadoras da cultura negra nas nascentes favelas cariocas, sendo a dona de uma casa onde se reuniam sambistas e onde foi criado “Pelo Telefone”, o primeiro samba gravado em disco, assinado por Donga e Mauro de Almeida.

Assim como São Jorge, um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, que é venerado como mártir cristão, um dos santos mais venerados no catolicismo, que ficou imortalizado no conto em que mata o dragão. O Dia de São Jorge é celebrado no dia 23 de abril, data tradicionalmente aceita do falecimento do santo, sendo celebrado por várias nações para quem o santo é patrono, como Reino Unido, Portugal, Geórgia, Catalunha, Bulgária e outros. É também o santo padroeiro do Rio de Janeiro, onde, no seu dia, são feitas celebrações e é feriado municipal.Além disso, sabe-se que várias pessoas têm tatuagens do santo, como forma de adoração.

No âmbito dos serviços prestados pela Comunidade/RN, na área de alcance da comunicação, seja através de jornal, radiodifusão e televisão, publicação de livros e estímulo à criação de entidades culturais, de defesa ambiental, de estudos e pesquisas, educacionais, dentre outras atividades na defesa da cidadania, haverá, no terreiro da Rádio FM Marisia, a exposição, com resenha, de 101 livros, reunidos sob a intenção de divulgar obras literárias que moveram o mundo e iluminaram a saga heróica e imponente da humanidade, agrupando os mais conceituados e célebres autores.

No âmbito dos serviços prestados pela Comunidade/RN, na área de alcance da comunicação, seja através de jornal, radiodifusão e televisão, publicação de livros e estímulo à criação de entidades culturais, de defesa ambiental, de estudos e pesquisas, educacionais, dentre outras atividades na defesa da cidadania, haverá, no terreiro da Rádio FM Marisia, a exposição, com resenha, de 101 livros, reunidos sob a intenção de divulgar obras literárias que moveram o mundo e iluminaram a saga heróica e imponente da humanidade, agrupando os mais conceituados e célebres autores.

Contando-se, entre eles, o I-Ching - O Livro das Mutações, de Fu Hsi e outros autores, datado do século 50 antes de Cristo (a.C.); a Bíblia, de vários autores (séc. 15 a.C.); A República, Platão (séc. 4 a.C.); As viagens ou O Livro das Maravilhas, Marco Polo (1298); Livro das Mil e Uma Noites, Autor anônimo (séc. 13); Gargantua e Pantagruel, François Rabelais (1532); Dom Quixote, Miguel de Cervantes de Saavedra (1605); Tratado da Natureza Humana, David Hume (1739); Manifesto Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels (1848); Assim falou Zaratustra, Friedrich Nietzsche (1885); Fundamentos da Teoria da Relatividade Geral, Albert Einstein (1916); O Ser e o Nada, Jean-Paul Sartre (1943); Livro Vermelho, Mao Tsé-Tung (1966); Uma breve História do Tempo, Stephen Hawking (1988).

Além desse aspecto, vale salientar a exibição acústica de três CDs gravados especialmente para a ocasião, com a chancela e o selo autoral da Rádio FM Marisia, com músicas que marcaram a trajetória aventurosa de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, que, no dizer do escritor Julio G. García Morejon, prefaciador do romance, traz na alma, como pajem de Quixote, a semente quixotesca da monumental obra cervantina. Nos CDs, pode-se “viajar” para se conhecer as peripécias multifacetadas do herói de Cervantes, transfigurado em sons melodiosos e emocionantes, na voz de um conjunto de grandes astros da canção e da música instrumental. Dentre os intérpretes que apresentaram músicas tendo como tema a impressionante narrativa de Dom Quixote, conta-se Amália Rodrigues, Rafael Alberti/Paco de Lucia/Fagner; Elomar, Quinteto Armorial, Orquestra Armorial, Marrocos, Ângela Maria, Julio Iglesias, Antonio Marcos, Tom Zé, Barão Vermelho, Gabriel Pensador, Clara Nunes, Martinho da Vila, Roberto Leal, João Ricardo, Ney Matogrosso, Alceu Valença, Carlos Puebla, Maria Betânia, Carlos Gonzaga, Grupo Alturas, Maria Rita e Engenheiros do Havaí, além de Black Rimbaud e a Escola de Samba União da Ilha e muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário