quinta-feira, 18 de abril de 2013

RN terá Núcleo do Movimento por um Brasil Literário


O lançamento ocorrerá no Dia Nacional do Livro Infantil com a presença da escritora Ninfa Parreiras

O Rio Grande do Norte dará um passo importante para promover políticas públicas do livro e leitura e disseminar a importância de formação de uma sociedade leitora. Será lançado o Núcleo Potiguar do Movimento por um Brasil Literário (MBL), movimento de abrangência nacional, com sede no Rio de Janeiro. O ato está ocorrendo hoje, 18 – Dia Nacional do Livro Infantil – desde às 08h30, no auditório Paulo Freire, do Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure).

O lançamento é parte de um evento que englobará o “1º Encontro Potiguar do Movimento por um Brasil Literário”, “3º Encontro do Fórum Estadual do Livro, Leitura e Bibliotecas” e “15º Encontro do Fórum Potiguar de Escolas Leitoras”. O núcleo do RN se chamará “Canto de Página”, em homenagem a uma importante obra de Diva Cunha, poeta do RN. Trata-se de um coletivo composto por professoras representantes do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), UnP, UERN, UFRN, IFESP e IFRN, mas será aberto para receber novas adesões.

A diretora executiva do IDE, professora Cláudia Santa Rosa é associada fundadora da organização nacional responsável pela gestão do MBL. A diretora participou das reuniões, realizadas desde janeiro para a discussão da formação de núcleos nas principais cidades do Brasil e o RN será o primeiro Estado a lançar o seu núcleo. O manifesto de lançamento do MBL foi redigido em 2009, pelo escritor Bartolomeu Campos de Queiroz e está disponível no www.brasilliterario.org.br.


O evento que marca a criação do Canto de Página – Núcleo Potiguar do Movimento por um Brasil Literário terá ainda a presença de Ninfa Parreiras, mestre em literatura comparada pela Universidade de São Paulo; psicanalista e assessora da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Ninfa Parreiras coordena o grupo de trabalho de formação de núcleos do MBL, é autora de diversas obras destinada aos públicos infantil, juvenil e adulto e acaba de lançar uma obra que organizou em memória de Bartolomeu Campos de Queirós, falecido ano passado, cujo lançamento ocorreu no último final de semana em Belo Horizonte e terá lançamento em Natal, também no dia 18 com a presença de Salizete Freire que é co-autora da obra.
Encontros
A discussão sobre o Cenário da Rede Potiguar de Escolas Leitoras será comandada pela professora Cláudia Santa Rosa,articuladora da Rede Potiguar de Escolas Leitoras. Os encontros, que ocorrerão nos dias 18 e 19 são realizados pelo Fórum Estadual do Livro, Leitura e Bibliotecas, Rede Potiguar de Escolas Leitoras e Movimento por um Brasil Literário conta também com o apoio da Undime/RN, Frente Parlamentar do Livro e Leitura do Congresso Nacional, Secretaria Municipal de Educação de Natal e Instituto C&A.
Programação:

1º Encontro Potiguar do Movimento por um Brasil Literário
3º Encontro do Fórum Estadual do Livro, Leitura e Bibliotecas
15º Encontro do Fórum Potiguar de Escolas Leitoras

Tema: Políticas públicas do livro, da leitura, literatura e biblioteca:
uma construção compartilhada

 18 e 19 de abril de 2013 - Natal/RN
Auditório Paulo Freire
Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves - CEMURE


1º DIA – 18 de abril

8h30 - Momento Literário - crianças da Escola Municipal Amadeu Araújo (Natal, RN)

8h50 - Mesa de Abertura

9h30 - Lançamento do Coletivo Canto de Página - Núcleo Potiguar do Movimento por um Brasil Literário
Ana Santana (Natal, RN) - Mestre e doutora em Literatura Comparada pela UFRN. Professora e pesquisadora da UFRN,  na área de leitura e literatura. Além de publicações em periódicos científicos e capítulos de livros, assina a autoria dos livros “A nação Guesa de Sousândrade” (2008) e “Adélia Prado e a poética do falanjo” (2009). Também publicou os livros de poesia “Danaides” (2005) e “Em nome da pele” (2008).

          Poema de Diva Cunha recitado por Rodrigo Bico
          Homenagem do Coletivo Canto de Página à Diva Cunha.
          Fala de Diva Cunha

10h -  Cenário da Rede Potiguar de Escolas Leitoras
Cláudia Santa Rosa (Natal, RN) – Professora pela UERN, Especialista em Psicopedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela UFRN. É diretora executiva do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), coordenadora pedagógica da Escola Estadual Hegésippo Reis, professora do curso de Pedagogia da UnP e articuladora da Rede Potiguar de Escolas Leitoras. É organizadora e co-autora de “A leitura literária na escola pública potiguar”, entre outras publicações.

10h20 – Palestra – Do sonho à palavra: a literatura
Ninfa Parreiras(Rio de Janeiro, RJ) - Mineira de Itaúna, Ninfa Parreiras vive no Rio de Janeiro. Mestre em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo; Graduada em Letras e em Psicologia pela PUC/RJ. Psicanalista; Especialista da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, por muitos anos. Professora de literatura e de criação de textos do CEAT, da Estação das Letras e da Fundação Cultur al Casa Lygia Bojunga. Integra o Movimento por um Brasil Literário. Coordenadora da LETRA FALANTE, grupo de pesquisa de literatura. Membro do Quintal da Língua Portuguesa. Autora de obras em versos e em prosa, para leitores de todas as idades. Autora de obras de ensaios sobre literatura e psicanálise.

11h10 - Debate a partir da Palestra

11h30 – Lançamento do livro “Depois do Silêncio: escritos sobre Bartolomeu Campos de Queirós”, editora RHJ.
Ninfa Parreiras – Organizadora da obra
Salizete Freire (Natal, RN) – Co-autora da obra. É Formada em Letras pela UFRN e  especialista em Literatura Infantil e Juvenil. Professora da rede pública de ensino desde 1985. É autora dos livros: “Tudo vira outra história”,“Bicho Pra Que Te Quero”, “Mundo Pra Que Te Quero”, “Vida Pra Que Te Quero”, “A Lua no Céu e Ela na Terra”, “A Semana tem sete sonhos”.

12h Intervalo livre para o almoço

13h30 - Mesa e debate sobre planos do livro e leitura
Roberto Azoubel (Recife, PE) - assessor técnico na Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC).  É responsável pelos setores de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas; Audiovisual; e Economia Criativa.
Mileide Flores (Fortaleza, CE) – Representante do Fórum Cearense do Livro, Leitura e Literatura.

15h - Apresentação das orientações para realização dos Grupos de Trabalho.

15h20 - Intervalo

15h40 - Grupos de trabalho - Discussão dos eixos do PNLL e de um roteiro para a elaboração dos planos do livro, leitura, literatura e bibliotecas.

17h30 - Encerramento das Atividades do 1º dia.

2º Dia – 19 de abril

8h - Continuação dos Trabalhos em Grupos
9h30 - Intervalo
9h50 - Plenária - O que discutimos e o que pretendemos construir?
11h30 - Momento Literário de Encerramento

Realizadores
Fórum Estadual do Livro, Leitura e Bibliotecas
Rede Potiguar de Escolas Leitoras
Movimento por um Brasil Literário

Apoiadores
Undime/RN
Frente Parlamentar do Livro e Leitura do Congresso Nacional
Secretaria Municipal de Educação de Natal
Instituto C&A
Instituto de Desenvolvimento da Educação – IDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário