sábado, 13 de abril de 2013

Palco Giratório 2013 estreia em abril


Serão 8 espetáculos de abril a outubro em Mossoró, Caicó e Natal. Abertura será com café da manhã para imprensa e convidados dia 17/04, com presença da atriz Beth Goulart

Vai começar a 16ª edição do Palco Giratório. Idealizado pelo Sesc Nacional, o projeto vem ao Rio Grande do Norte por meio do Sesc RN, com apoio da Fecomércio/RN. De abril a outubro, serão exibidos oito espetáculos cênicos em Natal, Mossoró e Caicó. A abertura do projeto acontece dia 16, às 08h30, no Restaurante Mangai, para imprensa e convidados, com destaque para a presença da atriz Beth Goulart, que falará sobre sua experiência interpretando Clarice Lispector no teatro.

O espetáculo de estreia será o infantojuvenil Simbá, o Marujo (MG), dia 18/04 em Mossoró. Depois, girará por Caicó e por Natal. A outra peça que virá em abril será O filho eterno (RJ), vencedora do Prêmio Shell de Melhor ator. A variedade de estilos dos espetáculos deste ano salta aos olhos. Teatro infantojuvenil, intervenção urbana, drama, comédia e dança contemporânea estão na lista.

O presidente do Sistema Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, aplaude de pé o projeto. "Consagrado nacionalmente, o Palco é mais um dos projetos vitoriosos. Através dele, levamos a magia do teatro a vários pontos do estado, democratizando o acesso da população a interpretações e montagens verdadeiramente grandiosas".

Até outubro, virão ao Estado Pingos e Pigmentos (BA), Tombé (BA), Caetanas (PE), Divinas (PE), A Pereira da Tia Miséria (PR), Boi (GO) e Amor Confesso (RJ). Toda a programação está disponível nos sites www.sescrn.com.br e www.sesc.com.br/palcogiratorio.

Programação de abril

Simbá, o marujo estreia o Palco Giratório 2013 no RN. Mossoró será a primeira cidade a recebê-lo, dia 18/04, às 20h, no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró. De lá, segue para o Sesc Seridó, em Caicó, onde se apresenta no dia 19/04, às 19h30. O último destino será Natal, onde será encenado no Teatro Alberto Maranhão dia 21/04, às 17h.

No fim de abril, chega o monólogo O filho eterno. Dia 25/04, estará em Natal, e dia 28/04, em Mossoró. Os horários e locais são os mesmos do espetáculo anterior.

As entradas são gratuitas, sendo opcional a doação de 1 kg de alimento não perecível para o programa Mesa Brasil Sesc.

Sinopse “Simbá, o marujo”

Simbá é um marujo que se alimenta de aventuras. Sua casa é o mar. Com sua perspicácia, consegue se safar de diversas situações adversas: explora reinos fantásticos; enfrenta monstros, ilhas-peixe, aves e serpentes gigantescas, rituais macabros e elefantes inteligentes; descobre novos horizontes. Sua paixão pelas peripécias faz com que sua história adquira um tom cíclico em um eterno retorno ao mar. Simbá é o equilíbrio das técnicas de teatro de objetos, acrobacia, sombras e ressignificação do corpo do ator, amalgamadas para se contar essa história de modo leve e divertido, a qual nosso público se acostumou.
Sinopse “O filho eterno”

O livro O filho eterno, de Cristovão Tezza, ganhou adaptação teatral de Bruno Lara Resende e traz emoções inesperadas na versão teatral, proposta pela Cia. Atores de Laura. O filho eterno mostra a luta diária de Charles Fricks, um homem que precisa lidar com as decepções que um filho pode trazer, focando no desafio de nossas limitações, sem perder o olhar elegante. Inesperadas frases de impacto dão o tom poético desta trama, questões que normalmente não teríamos coragem de dizer em voz alta vêm à tona. A chegada do primeiro filho com síndrome de Down é apenas uma das diversas reflexões que envolvem a paternidade e são abordadas nessa história.

Sobre o Palco Giratório

O Palco Giratório chega a sua 16ª edição como uma das mais bem-sucedidas iniciativas culturais do país. Desde 1998, espetáculos de teatro, dança e circo circulam pelas capitais e cidades do interior, formando plateias e levando cultura pelo país. Por intermédio do Palco Giratório, o Sesc promove o acesso a espetáculos de qualidade a um público amplo e diversificado e divulga o trabalho de profissionais provenientes de diversos estados brasileiros.

Além de espetáculos, são promovidas oficinas, intercâmbios, debates e pensamentos giratórios para estreitar laços entre artistas e público e entre os profissionais da área. Desde que foi criado, o projeto já realizou 732 apresentações artísticas e mais de 1.200 horas de oficinas em 133 diferentes cidades do país.

Nesta edição, o grande homenageado será Ilo Krugli e seu Teatro Ventoforte, grupo que há 40 anos vem se consolidando como expoente no teatro infantil. Outra novidade é a inédita intervenção urbana {pingos & pigmentos}, que realizará interferências no cotidiano de diversas cidades, destacando a importância de testar os limites da linguagem no espaço contemporâneo.

Serviço:
O quê? Abertura do Palco Giratório 2013 com a peça “Simbá, o marujo”
Quando?
MOSSORÓ: 18/04, às 20h, no Teatro Dix-huit Rosado
CAICÓ: 19/04, às 19h30, concha acústica do Sesc Seridó
NATAL: 21/04, às 17h, no Teatro Alberto Maranhão
CAFÉ DA MANHÃ DO DIA 16/04 RESTRITO À IMPRENSA E CONVIDADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário