segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ipem realiza avaliação da primeira pousada a aderir ao SBClass no RN


Na última semana, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) deu início ao processo de avaliação da primeira pousada a aderir ao Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) no Estado. O programa, realizado pelo Inmetro em parceria com o Ministério do Turismo, autoriza o uso de estrelas para sete tipos de empreendimentos: hotel, hotel fazenda, cama e café, resort, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel.

A Pousada Casa de Taipa, no município de São Miguel do Gostoso, a cerca de 110 Km de Natal, é o primeiro empreendimento do tipo a solicitar a classificação, que, para um dos sócios do estabelecimento, Ruy Mazurek, é mais uma ferramenta para certificação da qualidade dos serviços oferecidos. “Por meio de outros projetos, já vínhamos trabalhando nesse direcionamento, de buscar informações quanto ao que uma boa pousada deve ter para atender às necessidades de seus clientes, de ser realmente um bom lugar para se hospedar. E o interesse pelo SBClass foi uma consequência disso, porque essa classificação irá complementar nosso interesse em qualificar e certificar nossa pousada”, explica.

Os estabelecimentos precisam atender a determinados requisitos para adquirir de uma a cinco estrelas, de acordo com as condições de infraestrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade. “A partir da verificação de itens como unidades habitacionais, estado de conservação, sinalização, alimentos e bebidas, e muitos outros, o órgão avaliador emite o relatório e a classificação do estabelecimento, que é consolidada pelo Ministério do Turismo por meio da afixação de uma placa na fachada ou recepção do hotel ou pousada, indicando quantas estrelas possui”, conta Socorro Freitas, agente do Ipem-RN responsável pelas avaliações.

Para solicitar a avaliação, o empreendimento deve fazer parte do Cadastur. Após fazer a requisição no sistema, o Ipem é comunicado sobre a demanda e emite a Guia de Recolhimento da União (GRU) e, assim que o pagamento da taxa é confirmado, agenda a primeira visita ao estabelecimento. O processo todo pode levar até 180 dias. “Por isso há a preocupação de que os estabelecimentos interessados em obter as estrelas já visando à Copa do Mundo de 2014 se antecipem, pois é um processo minucioso e que demanda tempo para ser concluído”, ressalta Socorro.

De acordo com a última Pesquisa de Serviços de Hospedagem feita pelo IBGE, são cerca de 3.435 hotéis nas regiões metropolitanas das capitais do país. A expectativa é que este seja o meio de hospedagem mais utilizado pelos turistas durante a o Mundial da Fifa no próximo ano.

2 comentários:

  1. Parabéns ao queridos proprietários de tão maravilhosa pousada. Merecem todos os elogios. Abração e que o sucesso continue lhes perseguindo.
    Selma Regina Godinho Nunes.
    Natal/RN

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a Rui e Kiko pela solicitação dessa Certificação. Isso mostra a preocupação que eles têm com a qualidade dos serviços que oferecem a seus hospedes. Uma Certificação como essa é de fundamental importância; traz conforto e segurança aos turistas. Continuem trilhando por esse caminho da sustentabilidade com qualidade e tenham muito SUCESSO!

    ResponderExcluir