quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sesc abre mais uma edição do Palco Giratório

Lançamento, realizado na
 manhã desta terça-feira,
contou com presença de
imprensa, autoridades e artistas,
com destaque para atriz
Beth Goulart

Produtores culturais, artistas, autoridades e imprensa se reuniram na manhã desta terça-feira (16/04) durante o lançamento da 16ª edição do Palco Giratório – projeto de fomento às artes cênicas promovido pelo Sesc Nacional e trazido pelo Sesc RN, com apoio da Fecomércio. Entre os convidados, estava a atriz Beth Goulart, que falou um pouco sobre sua experiência no teatro, em especial ao interpretar a escritora Clarice Lispector. A atriz também ressaltou a relevância de ações como as do Sesc na área de cultura.

“Parceiros como o Sesc são fundamentais para a manifestação da identificação artística, para que a necessidade cultural se torne um hábito cultural. Além disso, proporciona a troca de experiências entre grupos teatrais”, elogiou. O Sesc apoiou a vinda de Goulart com a peça “Simplesmente eu, Clarice Lispector”. Ela também participa ainda hoje (16/04) do projeto Encontro com o Autor Sesc, no qual contará mais sobre o mergulho profundo que fez na essência da renomada escritora para interpretá-la nos palcos. Encontro com Clarice acontece às 20h, no Teatro Alberto Maranhão, com entrada gratuita (1 kg de alimento opcional).

Para a diretora do Sesc RN, Jeane Amaral, uma das funções da instituição é levar a cultura a todos os públicos, sempre de forma gratuita e com qualidade. “Somos agentes sociais, e a cultura é uma das formas de transformação social”, frisou.

O toque artístico foi dado ao evento também graças ao talento do ator potiguar Rodrigo Bico. De forma leve e descontraída, ele apresentou o projeto aos convidados, uma plateia maravilhada diante da performance do artista. O Palco Giratório 2013 trará, de abril a outubro, oito espetáculos de várias partes do Brasil às cidades de Natal, Mossoró e Caicó. Além disso, grupos de teatro locais também se apresentarão e intercambiarão experiências com os de fora.


Espetáculo infantojuvenil abre Palco Giratório

O espetáculo de estreia do projeto será o infantojuvenil Simbá, o Marujo (MG), na quinta-feira (18/04), às 20h, no teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró. Depois de girar pelas terras de Santa Luzia, a peça segue para o Sesc Seridó, em Caicó, onde se apresenta às 19h30. O último destino será Natal, onde será encenado no Teatro Alberto Maranhão dia 21/04, às 17h.

Até outubro, virão ao Estado Pingos e Pigmentos (BA), Tombé (BA), Caetanas (PE), Divinas (PE), A Pereira da Tia Miséria (PR), Boi (GO) e Amor Confesso (RJ). A variedade de estilos dos espetáculos deste ano salta aos olhos. Teatro infantojuvenil, intervenção urbana, drama, comédia e dança contemporânea estão na lista.

As entradas são sempre gratuitas, sendo opcional a doação de 1 kg de alimento para o programa Mesa Brasil Sesc. Toda a programação está disponível no site do Sesc RN (www.sescrn.com.br) e na página nacional do Palco Giratório (www.sesc.com.br/palcogiratorio).

Tem mais artes cênicas em abril

A outra peça que virá ao Estado em abril será o monólogo O filho eterno (RJ), vencedora do Prêmio Shell de Melhor ator. Dia 25/04, estará em Natal, no Teatro Alberto Maranhão, e dia 28/04 em Mossoró, no teatro Dix-huit Rosado. Ambas as apresentações serão às 20h.

Grupos de teatro locais também se apresentarão dentro do projeto e intercambiarão conhecimentos com as companhias de fora. Retrato do artista quando coisa, da Cia Bololô de Teatro, se apresenta dia 24/04, às 20h30, no TAM, e Deus Danado, da Cia Máscara de Teatro, poderá ser visto pelos mossoroenses dia 27/04, às 20h, no Teatro Dix-huit Rosado.

Sobre o Palco Giratório

O Palco Giratório chega a sua 16ª edição como uma das mais bem-sucedidas iniciativas culturais do país. Por intermédio do Palco Giratório, o Sesc promove o acesso a espetáculos de qualidade a um público amplo e diversificado e divulga o trabalho de profissionais provenientes de diversos estados brasileiros.

Além de espetáculos, são promovidas oficinas, intercâmbios, debates e pensamentos giratórios para estreitar laços entre artistas e público e entre os profissionais da área. Desde que foi criado, o projeto já realizou 732 apresentações artísticas e mais de 1.200 horas de oficinas em 133 diferentes cidades do país.

Nesta edição, o grande homenageado será Ilo Krugli e seu Teatro Ventoforte, grupo que há 40 anos vem se consolidando como expoente no teatro infantil. Outra novidade é a inédita intervenção urbana {pingos & pigmentos}, que realizará interferências no cotidiano de diversas cidades, destacando a importância de testar os limites da linguagem no espaço contemporâneo.

Serviço 1:
O quê? Abertura do Palco Giratório 2013 com peça “Simbá, o marujo”
Quando?
MOSSORÓ: 18/04, às 20h, no Teatro Dix-huit Rosado
CAICÓ: 19/04, às 19h30, concha acústica do Sesc Seridó
NATAL: 21/04, às 17h, no Teatro Alberto Maranhão
ENTRADA GRATUITA (1 KG DE ALIMENTO OPCIONAL)

Serviço 2:

O quê? Encontro com o autor apresenta: Beth Goulart em “Encontro com Clarice”
Quando? Terça-feira (16/04), às 20h
Onde? Teatro Alberto Maranhão
ENTRADA GRATUITA (1 KG DE ALIMENTO OPCIONAL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário