quinta-feira, 25 de abril de 2013

Prefeitura de Extremoz lança os Programas Pacto 8 anos e Brasil Alfabetizado

Prefeito Klauss Rêgo

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Ministério da Educação realizou na manhã desta quinta-feira, 25, o lançamento dos programas educacionais federais 'Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa' e 'Programa Brasil Alfabetizado'. A solenidade de lançamento ocorreu no Centro de Eventos Marista, às 09h.


De acordo com informações da secretária de Educação, Rosileide Brito, a implantação do 'Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa' objetiva que toda criança até os oito anos saibam ler, escrever e fazer as operações matemáticas básicas. A secretária acrescentou que a implantação do Programa ‘Brasil Alfabetizado’ é voltado para a universalização do ensino fundamenta. “Ambos fazem parte do Plano de Educação Articulado (PAR)", detalhou.

O lançamento dos programas norteou os primeiros passos para iniciar a capacitação dos professores da rede municipal de ensino durante dois anos para o Pacto 8 anos e o Processo Seletivo para o Brasil Alfabetizado.

Futuro

O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo esteve presente no lançamento, abriu a solenidade e anunciou melhorias para a área da educação municipal, bem como falou sobre a alegria de está implantando programas tão importantes para os futuro das crianças de Extremoz. "Tudo que estamos fazendo agora vamos colher no futuro. Estamos investindo no futuro dos pequeninos, que são deles o nosso futuro", disse satisfeito.

"Pretendemos colocar ar-condicionado em todas as salas de aula para oferecer qualidade para os professores e alunos", anunciou Klauss Rêgo, sob aplausos dos professores presentes. "Hoje eu agradeço a presença de vocês, mas daqui a alguns anos quem vai agradecer é a população de Extremoz pelo trabalho que está sendo plantado hoje", concluiu Klauss.

Estiveram presentes na solenidade, o secretário de Planejamento, Antônio Lisboa, o secretário de Infraestrutura, Paulo de Souza, secretário de Agricultura, Adriano Veras, secretário de Articulação, Newton Pereira e a secretária-adjunta de Articulação, Michelly Nóbrega.

Pacto Nacional Idade Certa

Para o ‘Programa Pacto 8 anos’, a capacitação iniciará neste sábado, 27 e ocorrerá nos sábados seguintes na Escola Estadual Almirante Tamandaré. O município de Extremoz conta com dois orientadores de estudo e 55 alfabetizadores até o terceiro ano do ensino fundamental. Para os alunos do 2º ano, ao término do período letivo será aplicado a ‘Provinha Brasil’. O ministério de Educação ficará responsável pela avaliação para os alunos que concluírem o 3º ano do ensino fundamental.

Brasil Alfabetizado

Objetiva universalizar o ensino fundamental de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos. A idéia que possam voltar estudar. Para esse programa a secretária de Educação, Rosileide Brito explicou que haverá edital que regerá todo o processo seletivo.

Com informações de Gilmara Costa
Fotos: Max Jordanni

Nenhum comentário:

Postar um comentário