quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

OSRN e Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão apresentam espetáculo O Quebra-Nozes


Inédito em Natal, grupos fazem releitura contemporânea do espetáculo que é tradição natalina em todo o mundo.

Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão se unem para apresentar, pela primeira vez em Natal, o espetáculo O Quebra-Nozes, numa roupagem contemporânea da dança criada pelo bailarino e coreógrafo Juarez Moniz, inspirada no grande clássico de Tchaikovsky. O evento estreia amanhã, 12, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão, e volta no dia 21, marcando o encerramento da programação de 2013.
O Quebra-nozes, é uma tradição natalina em todo o mundo, é também, junto com A Bela Adormecida e O lago dos Cisnes, o bailado mais célebre de Tchaikovsky.  A OSRN e a Cia. de Dança do TAM trazem uma nova leitura da peça. A proposta do espetáculo é retratar a humanização dos clássicos personagens da obra clássica. “Há uma desconstrução dos personagens em relação ao original, tornando-os mais realistas, sem perder a magia da festa natalina, que é um dos principais pontos para a releitura dessa história,” relata Wanie Rose diretora cênica e coreográfica da peça.
O maestro Linus Lerner, regente e diretor musical, está à frente da orquestra desde setembro de 2012. Gaúcho, Linus é muito aclamado pelos críticos e é apontado como um dos músicos mais carismáticos da atualidade, e conquista também o público com sua energia e entusiasmo no palco.
O Quebra-Nozes - A ação se passa em Nuremberg, Europa Oriental, no princípio do século XIX. Narra-se a história de Drosselmeyer, um velho e misterioso fabricante de relógios e brinquedos mecânicos. Quando trabalhava no Palácio Real, Drosselmeyer inventou uma armadilha que matou metade dos ratos. Para se vingar, o maldoso Rei dos Ratos resolveu raptar o sobrinho de Drosselmeyer e o enfeitiçou com uma maldição, de modo que seu tio não mais o reconhecesse, fazendo com que o menino se transformasse em um feio boneco Quebra-Nozes nas noites de Natal. Para que Drosselmeyer volte a reconhecer seu sobrinho, é preciso quebrar o feitiço e a única maneira do Quebra-Nozes desfazer a maldade do Rei dos Ratos é matando-o e, mesmo com uma aparência ruim, conseguir ser amado por uma bela jovem.
É véspera de Natal. O médico e prefeito da cidade Jans Stahlbaum e sua esposa, imbuídos do espírito de Natal, prontificam-se a oferecer, todo fim de ano, uma linda festa para seus parentes, amigos e crianças do orfanato Frone Kinder. A nobre e tradicional celebração é esperada com ansiedade pelos filhos do casal, Clara, Fritz e Louise, já que nesta noite eles têm a oportunidade de conhecer outras crianças e fazer novos amigos. Para Clara, este será um Natal ainda mais especial.

Serviço:
Espetáculo O Quebra-Nozes – Dias 12 e 21, 20h, Teatro Alberto Maranhão. Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$ 10,00 (estudantes e idosos) à venda na bilheteria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário