terça-feira, 10 de dezembro de 2013

AL Cultural chega a dez anos de atividades e mais de 700 apresentações

Crédito da foto: João Gilberto
            Um dos mais longevos projetos culturais do RN e o único entre todas as Assembleias Legislativas do País, o AL Cultural está completando, este ano, dez anos de atividades e a última apresentação de 2013 será especial: com a entrega da comenda Destaque Cultural e do CD com a coletânea de todos os artistas que se apresentaram ao longo deste ano.
            Além da longevidade, o projeto também ostenta números grandiosos: são mais de 700 apresentações, segundo seu coordenador, Pádua Martins, do Cerimonial da Casa, que organiza o evento. O expressivo número leva em conta não somente os cantores, mas os músicos, dançarinos e atores. Além dos shows musicais, o AL Cultural contempla espetáculos teatrais e de dança. Este ano, por exemplo, os atores do Grupo Tesga (Grupo de Teatro de São Gonçalo do Amarante) encenaram a Paixão de Cristo, em abril.
            Muitos convidados são nomes consagrados do cancioneiro potiguar, que já tem seu lugar conquistado no cenário cultural e artístico do RN, como Antônio de Pádua, Grupo Linha, Camila Masiso, Meirinhos do Forró, As Nordestinas, Glorinha Oliveira, Fernando Luiz, Giliard, Marina Elali, Carlos Alexandre Júnior, o saudoso Elino Julião, o repentista assuense Zé Lima, Camila Masiso, Dodora Cardoso, entre outros. O cantor João Batista, revelado no programa global Fama, também já pisou no palco da Casa.
Para muitos artistas, é uma oportunidade singular de divulgar o seu trabalho: além do público cativo que todos os meses prestigia as apresentações, a divulgação é potencializada pelas transmissões ao vivo e em reprises da TV Assembleia, cuja audiência alcance cerca de um milhão de potiguares. Ao longo desse tempo, também foram realizados tributos: Luiz Gonzaga, Ademilde Fonseca e Núbia Lafayete receberam homenagens dos artistas potiguares.
            “Para nós é uma satisfação muito grande. Vejo o brilho no olho dos artistas e muitos vem nos agradecer pela oportunidade e relatar que após o show começaram a surgir novos convites. Ao longo desse tempo foram tantos nomes e tão grandiosos, que não dá para destacar somente alguns”, afirma Pádua Martins, que destaca o apoio do presidente Ricardo Motta ao projeto, que foi uma iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT) e do ex-deputado Cláudio Porpino.
            Além de Natal, as apresentações são itinerantes. Somente este ano os shows foram realizados em Caicó, Assu e São José de Mipibu, mas outros municípios, como Mossoró, Currais Novos, Nova Cruz e Pau dos Ferros também já sediaram edições. Na 93ª edição, na próxima quarta-feira (11), as atrações serão Romildo Soares e Giovani Montini.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário