sábado, 30 de outubro de 2010

Boletim ONG Baobá

Legado de Chernobyl
Caros amigos,

Antes de começar a tirar fotografias eu perguntei se não tinha problema. E sua resposta foi, “sim, nós queremos que todos saibam o que eles fizeram”. O horror que foi aquilo, nós não podemos nem mesmo ousar pensar que possa acontecer novamente. Todos dizem que nunca acontecerá. Pois é, nós sempre falamos isso, nunca acontecerá, mas tudo que nós humanos fazemos quebra. Tudo quebra. Tudo se desgasta.” Trecho do documentário de Paul Fusco sobre Chernobyl

Imagens
Estas imagens podem ser consideradas muito pesadas, mas mostram a realidade de um acidente nuclear. Fonte http://www.dudutomaselli.com/as-criancas-de-chernobyl/

Urânio em Movi(e)mento
Segue abaixo, entrevista da Ong Baobá, com o diretor Norbert Gregor Suchanek e a coordenadora Márcia Gomes de Oliveira do 1º Festival Internacional de Filme sobre Energia Nuclear.

Como surgiu a idéia de produzir o evento?
A partir da constatação de que o Brasil está em fase de expansão de sua política nuclear e, ao mesmo tempo, a sociedade de um modo geral desconhece por completo o que isso significa, sobretudo para a sua saúde e do ambiente em que vive.
Percebemos a urgência em informar a sociedade sobre os efeitos desta atividade e, entendemos que o audiovisual é um dos instrumentos mais eficazes de divulgar e informar a sociedade sobre o tema. Acontece que a maioria dos filmes não está sendo produzida no Brasil e muito menos divulgada por aqui. O Festival vai reunir as melhores produções audiovisuais sobre o tema de todo o mundo e proporcionará o seu acesso ao público.

Qual o motivo de um tema tão específico?
A questão mais emergente apresentada ao mundo no Século XXI: quais são as fontes de energia que iremos utilizar para dar continuidade aos processos produtivos em todo o Planeta?
E a energia nuclear está sendo tratada mundialmente como uma das fontes energéticas mais importantes do século XXI. Portanto, o assunto precisa ser popularizado.
Em uma democracia, a resposta a esta pergunta deve contar com a participação de toda a sociedade. A sociedade só terá capacidade de participar e decidir sobre o que quer para si e seus descendentes quando tiver acesso à informação independente. Esse é o motivo principal do 1º Festival Internacional de Filme sobre Energia Nuclear.
O nome dado Urânio em Movi(e)mento ao Festival tem justamente a proposta de popularizar o minério Urânio - a fonte da energia nuclear, tornando publico ao cidadão em geral.

A energia nuclear, como se comporta hoje no mundo?
Veja: Mineração de Urânio precisa ser proibida, artigo de Norbert ...
www.ecodebate.com.br/.../mineracao-de-uranio-precisa-ser-proibida-artigo-de-norbert-suchanek/
Efeitos (desconhecidos) da mineração de urânio, artigo de Márcia ...
www.ecodebate.com.br/.../efeitos-desconhecidos-da-mineracao-de-uranio-artigo-de-marcia-gomes-de-oliveira-suchanek-e-n...

Fale um pouco sobre vocês...
Márcia Gomes de Oliveira é socióloga, documentarista e professora da FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro). Currículo disponível em http://lattes.cnpq.br/5175224967273231
Norbert Suchanek é Jornalista alemão, correspondente internacional e documentarista. Autor de vários livros, no Brasil, escreve para o portal Ecodebate (www.ecodebate.com.br).
Os primeiros 3 documentários produzidos por Márcia e Norbert foram selecionados para festivais de filmes internacionais em Hollywood (Artivist), New York (New Latino Filmakers), Londres (Native Spirit Festival), Sydney (Sydenezy Latino Festival), Seoul (Green Film festival), entre outros.

Como está sendo tratada essa questão na Alemanha e no Brasil?
Na Alemanha: o Governo quer e a população não quer. No Brasil: o Governo quer e a população desconhece o assunto.

Qual é a principal contribuição que vocês esperam com esse festival?
Construir uma sociedade sustentável - com pessoas, economias e ecossistemas saudáveis – é uma questão de escolha. Uma sociedade só pode decidir o que quer para si e os seus descendentes se estiver suficientemente informada para fazer estas escolhas. A maior contribuição do Festival à sociedade é informá-la para ajudá-la a decidir o que quer para si e para o seu País.

A inscrição para concorrer no 1º Festival de Filmes sobre energia nuclear, como é feita?
Estão abertas as inscrições de curtas [15 min até 40 min] e longas-metragens [41 min até 70 min]. Para esta 1ª edição do Festival serão aceitas produções independentes realizadas em qualquer período, sem restrições à data de produção. As inscrições são gratuitas e os interessados devem ficar atentos às regras do edital publicado no site
www.uraniumfilmfestival.org
O DVD multirregião do filme para seleção deverá estar na sede do Festival até o prazo final de 20 de janeiro de 2011. O nosso contato Festival:
Urânio em Movi(e)mento - Márcia Gomes de Oliveira - (Coordenadora Geral)
Rua Monte Alegre 356, Apt. 301 - Santa Teresa - Rio de Janeiro / RJ - CEP 20240-190
Email: info@uraniumfilmfestival.org - Tel: 21 - 2507 6704

EUA aprovam construção de maior projeto solar do mundo
Será construída no deserto de Mojave, perto da cidade de Blythe, na Califórnia, com a capacidade de 1GW. essa iniciativa já irá dobrar a atual geração solar norte-americana. “O projeto solar de Blythe é um marco na economia de baixo carbono dos Estados Unidos e mostra que nosso país pretende liderar o desenvolvimento dessas tecnologias no futuro”, afirmou Ken Slazar, Secretário do Interior dos EUA.
A Solar Millennium, empresa alemã, afirma que a construção começa no final de 2010 com conclusão em 2013. Serão gastos US$ 6 bilhões e gerados 1066 empregos na fase de construção e 295 cargos permanentes. Fonte http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/eua-aprova-construcao-de-maior-projeto-solar-do-mundo/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hojeFolhas artificiais
Folhas artificiais

A melhor solução para os problemas globais de produção de energia já foi desenvolvida, é muito eficiente e vem sendo utilizada há mais de 2 bilhões de anos: a fotossíntese.

A afirmação foi feita por James Barber, professor do Imperial College London, Reino Unido, nesta segunda-feira (25/10), durante o BIOEN Workshop on Molecular Mechanisms of Photosynthesis, promovido pelo Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo.

Considerado um dos principais pesquisadores no mundo no tema da fotossíntese, Barber é membro da Royal Society of Chemistry e publicou 15 livros e mais de 500 artigos científicos sobre o assunto.

“Imitar a natureza e desenvolver catalisadores capazes de mimetizar a fotossíntese – propiciando uma fonte de energia limpa e praticamente ilimitada – não é um sonho. É uma possibilidade real, contanto que seja feito um esforço internacional multidisciplinar que reúna os cientistas mais talentosos do planeta”, disse à Agência FAPESP.

Segundo ele, uma tecnologia capaz de usar a luz do Sol com eficiência semelhante à observada nas plantas seria a solução definitiva para a questão energética. “A quantidade de radiação solar que se precipita no planeta Terra é gigantesca”, disse.

“Uma hora de luz solar equivale à totalidade da energia que utilizamos em um ano em todo o mundo. É a maior quantidade de energia disponível. Não há nada que se aproxime disso. É também uma energia que incide sobre praticamente todo o globo. É, portanto, igualmente distribuída. Aprender a usar essa energia seria um salto sem precedentes na história da humanidade”, destacou.

A população da Terra consome a cada ano, segundo Barber, 14 terawatts de energia, sendo que a maior parte é proveniente de combustíveis fósseis como petróleo (4,5 terawatts), gás (2,7 terawatts) e carvão (2,9 terawatts).

“Como sabemos, isso é insustentável. Estamos queimando combustíveis fósseis desde a Revolução Industrial e chegamos a emitir carbono em uma concentração de 360 partes por milhão (ppm). À medida que a população global aumenta de modo exponencial, essa emissão piora. Sabemos que se chegarmos a 550 ppm, haverá mudanças dramáticas no clima do planeta”, afirmou.

O pesquisador britânico comparou o desafio do desenvolvimento da folha artificial ao desafio da aviação. “Leonardo da Vinci observou pássaros voando e sabia que o voo era fisicamente possível”, disse.

Para o cientista do Imperial College London, a folha artificial não foi desenvolvida até agora porque só recentemente se acelerou o avanço do conhecimento a respeito da fotossíntese. Os cientistas não sabiam, por exemplo, como ocorria a quebra da água no processo.

“Hoje existe muito mais informação sobre os processos naturais. Os químicos estão trabalhando na construção de catalisadores artificiais e estão muito mais confiantes para começar a sintetizar”, disse.

“Posso produzir uma amanhã mesmo, usando um aparelho de produção de energia fotovoltaica, combinado com eletrodos de platina, alimentando o equipamento com energia solar, fazendo oxigênio e hidrogênio. Não é um sonho. É uma questão de otimização e de barateamento de produção”, afirmou. Fonte http://www.agencia.fapesp.br/materia/12958/entrevistas/folhas-artificiais.htm

Casa do Bem
Presidido pelo vereador Hermano Morais a Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança, concedeu homenagens nesta quarta-feira, pelos trabalhos desenvolvidos em nossa cidade, a frente o jornalista Flávio Rezende.

E-mails Recebidos

Convite: Celebração
Programação
local: INHEPOAN
Data: 29.10.2010 - Sexta Feira
Endereço - Sentido Pirangi- Búzios , após a Lombada na lateral do cajueiro (entrar a direita) , primeira rua á direita, em frente a “Pousada do Cajueiro”
PALESTRA PREPARATÓRIA SOBRE DHYANA (SWAMY PREM) - 19:30h
PURIFICAÇÃO ATRAVÉS DA DANÇA MEDITATIVA (SWAMY PREM) - 20:00h
PURIFICAÇÃO ATRAVÉS DE SAUNA COM ERVAS ( favor trazer toalha e traje de banho) - 20:40h
INTERVALO (FRUTAS)- 21:40 h
PURIFICADORA ATRAVÉS DE ÁSANAS E PRANAYAMAS (SWAMY PREM) - 22:00h
PURIFICAÇÃO ATRAVÉS DE MANTRAS E CANTOS (SWAMY PREM) 22:40h
PURIFICAÇÃO PELO ALIMENTO 23:20h
Será servido uma sopa vegan - R$ 5,00
Pastel de caju com farinha integral assado no forno - R$2,00 unid.
Salada de Frutas - R$ 2,00
Cajuina - R$ 2,50
Tchai com leite de soja - R$ 1,50
CONFIRMAR PRESENÇA – até dia 28/10/2010, quinta feira, ao meio dia
Patrícia – (84)32370006-88171103
José – (84)88723345
Agradecimentos da Lua
.....................
Grande Haroldo!
Admiro seu empenho e seu trabalho!
Sinto não poder, agora, me envolver nas atividades da associação pois já estou tendo dificuldade de dar conta de outros compromissos , estou inclusive diminuindo meu
tempo no trabalho voluntário devido e necessidade de estar mais próximo a minha família, devido a problemas de saúde. Sempre que possível repassarei as informações por você enviadas! Desejo sucesso, pois como sou amante de umas boas pedaladas quero ver também um transito melhor e mais humanizado.
Um abração
Flávio Ferreira
...............................
Por favor reserve minha vaga no passeio ciclístico do dia 07/11. Coloco-me a disposição para colaborar na organização. Qualquer necessidade é só ligar ou enviar email.
Att,
Neide Araújo
.............................
Olá companheiro, tudo bem?
Gostaria de parabenizá-lo pelo seu empenho nessa causa do meio-ambiente e
também de participar desse passeio ciclístico para Ponta do Tubarão!
Meu nome é Júlio Cézar Japiassu e minha esposa é Rosa Simone de Lima Japiassu.
Obrigado pela sua gentileza de enviar e-mail, informando dessa programação.
Parabéns
..........................
Sandra... veja se é interessante para você esse passeio.
Que trajeto é esse, você conhece?
Angelike Silva
.........................
Valeu Haroldo, boa sorte, bom passeio.
sds,
Sérgio Almeida
........................
Olá, Haroldo!
Gostaria de mais informações, tenho interesse em participar, Km? Inscrição? R$? De onde vai saí?
Abraço, Sérgio Pereira.
..................................
Oi Haroldo,
Fiquei encantada com o passeio que a associação está promovendo!!!!!
Gostaria de saber se qualquer bike do pneu grosso faz esse percurso ou tem uma específica??? Gostaria também de saber o valor? Mande os detalhes tá? Aguardo resposta.
Grata pela atenção!
Maria Gorete
................
Olá Haroldo,
Quero parabenizá-lo por mais essa iniciativa, rezo para que seus esforços em contribuir com a saúde e preservação do planeta, sejam logo compensados, apesar de crê que a maior recompensa que já deves ter seja a da consciência tranquila por estar fazendo a sua parte, assim como na lenda do beija-flor. Que Deus te proteja e abençoe sempre. NAMASTÊ.
Adriana Gurgel Cavalcanti

xxxxxxxx

Atenciosamente,
Haroldo Mota
(84)9927.6555/8808.6550

Nenhum comentário:

Postar um comentário