quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Boletim da ONG Baobá

Caros amigos,

A prioridade principal, bastante clara em uma metrópole, é a de oferecer um sistema atrativo de transporte público. O “funcionamento” de cidades como Berlim, Londres, Nova Iorque, Paris e Tóquio repousa em um sistema eficaz e confiável de transporte coletivo que reúne, metro, taxis, trens e bondes. Texto do livro “O Futuro da Mobilidade” da Challenge Bibendum Michelin. Nas cidades citadas acima, o transporte de bicicleta é extremamente incentivado como todo mundo já conhece.

Reserva do Pontal de Tubarão
Será o primeiro passeio promovido pela ACIRN [Associação dos Ciclistas do RN], percorreremos na beira-mar pela região da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Ponta do Tubarão, onde existe o envolvimento das comunidades sobre os trabalhos e ações de vigilância e preservação da natureza. Região compreendida pelo sistema estuarino do Rio do Tubarão, a Ponta do Tubarão, as dunas e a restinga adjacentes aos Distritos de Diogo Lopes e Barreiras.

Data
Dia 07 de novembro de 2010, domingo.

Reserva de Lugares
Estamos agendando os nomes das pessoas interessadas para esse espetacular passeio de bicicleta a beira-mar, com cenários invejáveis e imperdíveis. Faça seu domingo diferente.

Rota 282
Realizei esse mesmo trajeto com o “Grupo Rota 282”, no ano de 2001.

Outras Informações
Sairá no domingo, da cidade de Natal/RN em direção a região e retornará no mesmo dia. O percurso de bicicleta a beira-mar é de aproximadamente 25km, também utilizaremos um barco para atravessar para o povoado de Diogo Lopes.

Contato para reservar seu lugar
associclistasrn@gmail.com
Telefones: (84)9927.6555 ou 8808.6559

Primeira providência da ACIRN
Entregamos ofício de solicitação para a construção de bicicletários na Assembléia Legislativa e na Câmara Municipal. Semana passada, endereçado aos referidos presidentes destas. Para que possam servir de exemplo para outras repartições públicas e empresas privadas, quando elas estiverem funcionando.

E-mails recebidos

Haroldo,
Paz e bem!
Adorei as fotos das craibeiras, depois mande as dos ipês.
Continue na luta, admiro muito as iniciativas.
Em quais lojas podemos adquirir a bicicleta elétrica ?
Atenciosamente,
Ivaneide Ferreira
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Mil a zero, você é pura luz, homem determinado, alma linda para nosso planeta, te admiro cada vez mais, siga amigo do bem, tens meu apoio, pena que não tenha tempo para estar ao seu lado, temos lutas grandes e boas, vamos seguir sempre,
Flávio Rezende
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Haroldo, querido,
O que espanta na idéia de matar ("retirar" é eufemismo...) as árvores dos canteiros das vias de trânsito é que ela não soluciona em nada o problema do trânsito. Pelo contrário, mais vias estimulam mais carros, que precisam de mais vias e assim vamos num círculo vicioso. Podemos visualizar uma cidade mais quente, mais feia, menos humana. Concretizado o plano desses idealizadores de visão curta, mais cedo do que pensam estarão a tratar da construção de "minhocões", como aqueles que vemos no centro de São Paulo.
Por favor, mantenha-me informado sobre os próximos passos da audiência pública. Estarei com você nesse front.
Com amor, Breno Xavier
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Caro Haroldo,
Obrigado pelo e-mail. Espero manter contato contigo. Assinei a petição pedindo debate ambiental entre os candidatos a presidente e repassei para amigos.
Atenciosamente,
Rafael Coelho.
...................................Olá amigos,
Foi lançado o trade da Rádio do Planeta
Para ter em seu site ou blog é fácil é só acessar e pegar o código e adicioná-lo na hora na sua página.
Acesse: http://twixar.com/iDdpE
Após isso, link seu site na página da Rádio, para sabermos quem esta apoiando.
Atenciosamente,
LarinhaEquipe de Marketing Social
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Haroldo, mais uma vez quero ratificar a minha satisfação de ter falado com você e de saber que existem pessoas preocupadas com o bem-estar da população.
Copio a seguir, na íntegra, o tópico que abri nas comunidades "Rapadura Biker" e "Bicicletada Natal-RN":
Galera, o problema é o seguinte: sexta-feira passada, 15 de outubro, um carro desgovernado derrubou o semáforo nas mediações do Sam's Club, no sentido Natal-Parnamirim. Fato é que o DNIT, órgão responsável pelas vias federais (e, embora seja uma via federal passa por bairros residenciais, tanto de um lado quanto do outro da BR), ao invés de pôr um novo semáforo no lugar, retirou o semáforo no sentido Parnamirim-Natal e fechou o retorno semaforizado que havia ali, dificultando também a vida dos pedestres (na verdade, pra ser mais exato, suprimindo o direito dos pedestres), que iguais a mim, sentem necessidade de atravessar a via. Que, iguais aos ciclistas, têm o direito de ir e vir, mas que NINGUÉM quer assumir essa responsabilidade.

Entrei em contato com todos os órgãos responsáveis. A SEMOB deu graças a Deus, pois o problema é do DNIT. O superintendente do DNIT/RN está viajando a trabalho e Ninguém responde em sua falta, mas já deixou o recado que esse problema está longe de ser resolvido. A Polícia Federal ironizou a minha ligação e disse que não podia pensar em toda a população. E disse que seria um contrassenso da minha parte organizar uma mobilização, já que a PRF é ocupada com outras coisas (menos com os pedestres. Não são eles próprios que dizem "No trânsito, todos são pedestres"?)

Estamos no mesmo barco (eu sou ciclista e pedestre), acredito que podemos e devemos unir forças para fazer um movimento e não deixar fechar de vez o semáforo. Se a população não se movimentar, eles fecham definitivamente (ainda não há uma decisão tomada). A população que utiliza a faixa não sabe a quem recorrer e, infelizmente, fica passiva aos desmandos das "autoridades" que, muitas vezes, só agem com autoritarismo, infelizmente.

Haroldo, não está no "manifesto", mas quando eu liguei para o DNIT regional, a moça que me atendeu, escutou o problema e disse que ia transmitir ao Omar Batista (superintendente do referido órgão), fato é que eu passei um e-mail e ninguém me respondeu.
Obrigado pelo apoio.
Ah, depois marcamos para que eu possa me cadastrar na ACIRN.
Abraço!
Peterson Nogueira
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Caro Haroldo,
Tenho muito interesse nesta questão, qual muitos ignoram e onde sofremos mais pela falta de conhecimentos das pessoas. Bem, quero ir direto ao assunto; como que posso participar de seus projetos com meu trabalho, pois, tenho um grupo de teatro qual nosso espetáculo atual tem como tema a proteção ambiental, onde discuti-se assuntos como o aquecimento global e preservação dos ecossistemas em especial a nossa mata atlântica. O nome da peça é "Pintando a Mata".
Parabéns pela iniciativa!!!!
Ítala Viana
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Caro Haroldo Mota, é um enorme prazer tê-lo em meus contatos,obrigada pela atenção!! Espero poder interagir com você da melhor forma possível, pois ainda sou uma mera aprendiz da natureza!!!!
Abraços!!!!
Elisangela Dias
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Olá Haroldo Mota, obrigado por entrar em contato comigo, estou realmente interessada em participar de alguma forma do festival sobre energia nuclear, mesmo que seja assistindo. Manterei contato abraço.
Raquel Amorim
.......................Re-enviando e-mail, já enviado há 1 ano.
Haroldo.
Boa tarde.
Tenho recebido seus E-mails e vejo a sua luta em favor da comunidade.
Três propostas tenho a lhe fazer:
Vamos (lutar) propor a criação de uma Área de preservação Nacional de Ponta a Pirangi, passando pela Barreira do Inferno, Cotovelo até Pirangi.(Pelo Patrimônio Histórico e Geográfico). Ali nada mais poderia ser construido além de casas, desde que não fossem a beira mar. Prédios não.
Vamos (lutar) propor que a Aeronáutica, em parceria com as Prefeituras de Natal e Parnamirim, construam de PIUM até Ponta Negra uma grande área de lazer, paralelas a rodovia, com pelo menos duas pistas, uma para bicicleta e outra para Cooper. Nesta área poderia haver a colocação de aviões antigos, usados pela Força Aérea e em desuso. Já imaginou. Até os turistas ficariam boquiabertos.
Vamos lutar para que não se construa nada, no terreno de continuação ao canteiro central da Rua Joaquim Patrício, logo depois do Condomínio dos Coraes de Cotovelo, onde se faz a curva, terreno tipo uma PRAÇA, que a Prefeitura de Parnamirim doou a alguém e este alguém vendeu a terceiros e que querem revender com a licença OK para se construir 72 apartamentos em três andares. E o esgoto sanitário dalí, iria para onde, para a Praia de Cotovelo? Bem que o Poder Público poderia embargar o álvara de construção e a Prefeitura de Parnamirim fazer uma permuta do terreno com o atual proprietário. No máximo alí poderia ser uma praça pública.
Gostaria de obter a sua opinião a respeito destas idéias.
José Eduardo Nejaim
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Obrigado pelo envio da mensagem, sou ciclista há bastante tempo, sou membro da A.B.C quando morava em Brasília participei de várias campeonatos e passeios ciclísticos, é bom ressaltar que aqui em natal não tem ciclovias, principalmente na via costeira por onde eu passo, sou militar da FAB, sirvo na barreira do inferno. Precisamos de uma campanha para que a prefeitura construa ciclovia em várias ruas de Natal.
Um grande abraço,
Luiz Silva
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Oi Haroldo,
preperei-me para a última reunião da ACIRN, mas na hora exata esqueci-me pois recebi o material do último módulo da pós-graduação e fiquei estudando . Quando lembrei-me já havia passado o horário. Irei na próxima.
Att, Carlos Henrique
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Caro Haroldo,
Curioso que nossa luta por ciclofaixas não é nada mais do que tentarmos compartilhar com os pedestres ou veículos um espaço. É cobrir a cabeça, descobrindo os pés. Um paliativo.
Ciclofaixas tiram direitos dos pedestres por melhores espaços (e pedestres estão um patamar acima dos ciclistas) ou tomam espaço dos automóveis, que também têm seus direitos, mesmo moderadamente.
O correto, definitivo, seguro, seria a conquista de ciclovias. Estas, sim, exclusivas para bicicletas. Precisamos aproveitar o agito pela copa de 2014, sua infra-estrutura, investimentos, sua mídia, para irmos pesado com a prefeitura.
Veja o bom exemplo de belo horizonte:
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), investe em medidas que incentivam o uso de bicicletas na capital mineira. O projeto Pedala BH prevê a implantação de aproximadamente 365 quilômetros de ciclovias na cidade até 2020, sendo 20 quilômetros a cada ano, um investimento médio anual de R$ 1,5 milhão.
De acordo com o assessor da presidência da BHTRANS, Ricardo Lott, até 2012, a meta é que novos 80 quilômetros de ciclovias estejam prontos em Belo Horizonte. “As ciclovias têm duas funções. Primeiramente, a integração com o sistema de transporte público coletivo, ônibus e metrô. Num segundo momento, vem a Copa do Mundo de 2014 e as pessoas contarão com rotas convergentes de acesso ao complexo esportivo da Pampulha”, explica. Segundo ele, a BHTRANS prepara uma campanha educativa de incentivo ao uso da bicicleta, que deverá ocorrer no segundo semestre e reforçada, anualmente, até 2012.
Atualmente, a cidade tem 22 quilômetros de ciclovias. A maior parte dos trechos está implantada no entorno da Lagoa da Pampulha, na avenida Otacílio Negrão de Lima, entre a Igrejinha São Francisco e o Museu de Artes da Pampulha. Os demais estão localizados na avenida Tereza Cristina, próximo à Via Leste/Oeste até o final da própria avenida; Andradas, com início na Silviano Brandão até à avenida do Contorno; e avenidas 12 de Outubro e Vilarinho, em Venda Nova.
A Prefeitura disponibiliza bicicletários (conjunto de vagas para estacionar bicicletas) e paraciclos (estacionamento individual) com utilização gratuita. Atualmente, eles estão na Estação BHBUS Venda Nova, na avenida Padre Pedro Pinto; na Savassi (rua Pernambuco com avenida Getúlio Vargas); Pampulha, Praça São Francisco em frente ao Parque Guanabara; Restaurante Popular da Região Hospitalar e nas estações São Gabriel e Barreiro. Este ano, a Estação Vilarinho deverá ser também contemplada e, posteriormente, os demais restaurantes populares.
A luta é grande...
Márcio Leite
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Amigo,
Me liga amanhã para conversarmos.
Quem sabe pode-se agendar reuniões aqui no Vanilla Caffè.
Abs,
Atenciosamente,
Guilherme Vieira da Silva
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Caro Haroldo,
Obrigado pelo e-mail. Espero manter contato contigo. Assinei a petição pedindo debate ambiental entre os candidatos a presidente e repassei para amigos.
Atenciosamente,
Rafael Coelho.
.......................Haroldo, enviei para o jornal Tribuna do Norte On line e saiu sexta-feira a minha "matéria" on line.
Eis o link: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/na-contramao/163147
Vamos batalhar pelos pedestres!
Ah, vou já entrar em sala de aula, mas quero saber quais as deliberações que sairão da reunião, certo?
Abraço!
Peterson Nogueira
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Haroldo,
conforme comuniquei, dificilmente poderei ir ao encontro das 20h30.
tenho compromisso amanhã cedo em ceará mirim, saindo de natal 7h30. Preciso arrumar a bagagem agora à noite.
como os documentos que marcos vai apresentar são públicos, peça a ele uma cópia de cada um, pois poderemos depois esmiuçar com mais calma, mais tempo, vendo cada detalhe.
uma reunião começando 20h30 será pouco produtiva, pois os participantes já estarão no limite de sua carga de trabalho. É muito desgastante.
marque depois uma outra reunião com os associados da acirn, já de posse das cópias dos projetos, no horário comercial ou, no máximo, começando 19h.
aí sim, poderemos ver com tranquilidade, cuca fresca.
grande abraço e boa reunião.
Marcio Leite
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Boa tarde! Quando precisar de mim para alguma coisa, é só me mandar um email e estarei ao seu dispor. Como sei que você é um ambientalista de carteirinha, terá mais uma aliada ok! Um grande abraço...
Elisineide Magalhães
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Fotos em anexo dos sites
http://nupeufrn.wordpress.com/
http://www.djibnet.com/

Atenciosamente,

Haroldo Mota

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