sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Os carros verdes não são tão verdes assim

Por Giorgio Soares

Eles representam o futuro. São mais potentes, mais leves, ecologicamente corretos. Sua fabricação é limpa, utilizando somente materiais recicláveis. São mais baratos.

E meu nome é Pinóquio. Prazer!

No Salão temos uma pequena enxurrada dos dispendiosos e aclamados híbridos, que combinam um motor elétrico a um comum, a combustão. Entre conceitos e carros que estão no mercado internacional, temos o sóbrio Honda Insight e o esportivo CR-Z, Toyota Prius Plug-In (sua bateria pode ser recarregada plugando-o em uma tomada), BMW série 7 ActiveHybrid (nome de iogurte?), Porsche Cayenne S Hybrid (custo a acreditar, mas é verdade)... e um ou outro gato pingado.

No papel, tudo são flores. Emissão substancialmente menor de poluentes, autonomia incrível, menor uso de combustível fóssil, a conciliação perfeita entre a ecologia e o egoísmo de andar sozinho de carro pra lá e pra cá - o inovador egossistema.

Mas na realidade, o tal do carro verde é bem mais cinza-escuro. Um estudo realizado pela Toyota e publicado pelo Automotive News mostra que a fabricação de um veículo híbrido é bem mais poluente que um equivalente a gasolina. Para a construção de componentes como as baterias, motores elétricos e inversores de corrente; a fábrica emite substancialmente mais hidrocarbonetos não-metânicos (NMHC) e matéria suspensa. O mais grave é a conclusão do estudo: ao final do ciclo de vida do automóvel, o Prius teve uma soma resultante de poluição maior que os rivais a gasolina.

Será que Leonardo DiCaprio e Cameron Diaz, orgulhosos proprietários de um Prius, sabem disso?

Se você compra um híbrido hoje, estará sendo tão ecologicamente correto quanto o seu amigo que anda pra lá e pra cá de Ford F-250. As fábricas precisam aprimorar o processo de fabricação, utilizar mais material reciclado, reduzir o peso do veículo (o Cayenne S Hybrid é o único caso que eu conheço), aumentar a eficiência dos sistemas híbridos ou mesmo abandonar de vez este modelo e partir para desenvolver um 100% elétrico com maior potência e autonomia.

Até este dia chegar, use transporte público ou bicicleta, se você quiser realmente ajudar o meio ambiente em alguma coisa. Alguém se candidata a dar um toque na Cameron Diaz?

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