terça-feira, 7 de junho de 2011

SEM NEGOCIAÇÃO


Policiais civis em greve mobilizam sociedade 

Mais de 400 policiais civis chamaram a atenção dos natalenses na tarde desta segunda-feira (6). Em grande passeata, que saiu da sede do SINPOL/RN, na Avenida Rio Branco, Centro da capital, em direção à Governadoria, no Centro Administrativo, eles caminharam por vias principais como Deodoro da Fonseca e Prudente de Morais.

Foram cerca de 14 quilômetros de percurso, onde agentes e escrivães chamavam atenção com caras pintadas, narizes de palhaços, além de uso de cornetas e apitos. A mobilização contou ainda com bandinha e trios elétricos, onde diretores do SINPOL explicavam, em alto som, à população sobre as razões que os levaram a deflagrar a greve no dia 17 de maio.
Policiais também aproveitaram o percurso para panfletar, material que detalhava a situação precária da polícia civil no Rio Grande do Norte e recebiam muitas sinalizações de apoio – os agentes e escrivães estão em greve por causa das más condições de trabalho.

Faixas alertavam, ainda, para o descaso, como uma que informava que a polícia civil só estava presente em 44 dos 167 municípios do RN. Já outra informava que já são 100 homicídios somente em Mossoró este ano. Uma outra alertava que devido à falta de investimentos, apenas 5% dos crimes são solucionados pela polícia civis, que está sucateada.

Ao chegar ao Centro Administrativo, os policiais conversaram pacificamente com a segurança, que permitiu a entrada ordeira dos manifestantes. Eles fizeram muito barulho circulando a sede do poder executivo e depois, em frente à tropa do Governo, na rampa da Governadoria, fizeram uma oração e cantaram o Hino Nacional, de mãos dadas.

A mobilização é uma forma de mostrar ao Governo que querem a reabertura do canal de negociação e que estão flexíveis para um acordo, desde que o poder executivo apresente propostas concretas para as reivindicações, sobretudo as principais: continuidade da implantação do Plano de Cargos (que começou a ser efetivada no ano passado) e convocação de 509 concursados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário