terça-feira, 7 de junho de 2011

TEM CURA

Hanseníase: Profissionais serão capacitados

Durante a próxima semana, entre os dias 13 e 17 de junho, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizam uma capacitação para o diagnóstico de incapacidades em pacientes com hanseníase.

O curso acontece no hotel Praia Mar, em Ponta Negra, das 8h às 17h, com cerca de 20 profissionais de todo o estado, entre enfermeiros e fisioterapeutas. Cada Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP) terá, pelo menos, um representante.
De acordo com Handrezza Siqueira, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, “o maior objetivo é formarmos uma rede de profissionais capacitados para diagnosticar e avaliar o grau de incapacidade, evitando maiores sequelas para os pacientes”.
Com os profissionais capacitados em todo o estado a expectativa é diminuir a demanda de casos no Hospital Giselda Trigueiro que, desde o início do ano, possui 20 pacientes com hanseníase em tratamento.
Em todo o Rio Grande do Norte foram diagnosticados, até o momento, 75 casos da doença, sendo Mossoró com o maior número de casos, 32, e Natal, com 10 casos. Em 2010 o estado registrou 271 casos de hanseníase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário