quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dos 108 programas de pós-graduação do Brasil, apenas três têm nota máxima

Rio de Janeiro e Minas Gerais despontam na frente com nota sete. No norte e no nordeste a melhor avaliação vem da UFRN, com média cinco.

“A educação sofre um processo de fragmentação que nós precisamos combater. Não há igualdade de acesso. O que existe hoje é uma concentração de bons programas e oportunidades na região sul e sudeste do país. O nosso dever é contribuir para transformação dessa realidade”, relata Dalila Andrade, presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), entidade criada em 1976 para fazer frente a luta por um ensino de qualidade.  Uma das mais recentes conquistas foi a revogação de uma portaria do Ministério da Educação que concedia bolsas para professores de Educação Básica para realização de mestrado à distância. A portaria foi republicada permitindo bolsas para cursos presenciais.

A ANPEd tem agenda permanente na Educação e atualmente possui dois desafios: o aumento da escolaridade e o desempenho dos alunos. O Enem só confirma o quanto a realidade educacional brasileira é preocupante. Faltam investimentos na base. O mesmo acontece com a pós-graduação. Enquanto na Educação Básica a grande maioria das 53 milhões de matrículas está localizada rede pública, na educação superior dois terços dos alunos estudam na rede privada. Levando em consideração que apenas três dos 108 programas de pós do Brasil tem nota máxima, a situação é mais preocupante do que parece. O Norte e Nordeste continuam na lanterna. A região não registra um único programa de Pós-graduação com nota seis ou sete (máxima). A melhor avaliação vem da UFRN, com média cinco. Ainda assim, 50% dos doutores titulados na América Latina são do Brasil. “Por isso a luta por 10% do PIB. Precisamos de mais valorização docente e que o governo nos dê mais ferramentas de crescimento”, acrescenta Dalila.

34ª Reunião da ANPEd

É dentro dessa expectativa de mudanças que a 34ª Reunião da ANPEd acontece entre os dias 02 e 05 de outubro, no Centro de Convenções de Natal. Serão quatro dias de produção de conhecimento e divulgação de trabalhos produzidos por especialistas brasileiros, europeus e americanos. Ao todo, três mil pessoas estarão reunidas em torno do tema Educação e Justiça Social.


Micheline Borges / AEcoar
Mais informações: (84) 9609-9278

Nenhum comentário:

Postar um comentário